Como moer café para prensa francesa

Fazer café na prensa francesa é um hábito bem antigo, para sermos mais exatos a prensa francesa surgiu no ano de 1852 criada por dois franceses Delforge e Mayer, foi neste ano que surgiu o primeiro modelos de presa e de lá para cá só se modernizou, mas sem perder sua essência, sempre com estilo vintage.

O café extraído desse tipo de cafeteira é muito diferenciado, por isso se você deseja tomar um café com aroma e sabor mais sofisticado e marcante, com certeza vai gostar muito. Quem já provou essa bebida preparada em uma prensa sabe muito bem do que estamos falando.

Isso porque o óleo essencial dos grãos permite que o café fique com um gosto inconfundível. Hoje em dia as prensas tem um visual bem mais moderno comparado ao passado, no exterior ela é conhecida como cafetière, sendo extremamente fácil de usar, além de ter um preço muito acessível.

Grande parte das cafeteiras mais convencionais, hoje em dia, tem o sistema de usar filtros no qual é colocado o pó de café e água jogado por cima, aonde vai envolvendo o pó. Já com a prensa francesa, o pó é submerso na água, por um determinado tempo, a partir daí consegue extrair uma bebida mais uniforme.

Isso acontece, pois os grãos do café entram em contato com a água ao mesmo tempo que se mantêm aquecidos. Como sabemos o filtro da prensa é de metal e não de papel, a vantagem sobre isso, é que se torna possível que mais óleos e sedimentos do pós de café passem pelo filtro de metal, gerando uma bebida bem mais encorpada.

Para muitos apreciadores de café essa é uma grande vantagem, visto que muitos desse sedimento pode ir para sua boca no finalzinho do café, dando uma sensação arenosa, por outro lado, muitos já não gostam dessa sensação.

Fique atento a essa leitura e descubra muitas outras coisas sobre a prensa francesa e ainda vamos ensinar como deve ser a moagem ideal para preparar o café nesta cafeteira, acompanhe.

O que este artigo aborda:

Como moer café para prensa francesa Como moer café para prensa francesa
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como moer café para prensa francesa?

Para conseguir preparar um bom café na prensa francesa, é preciso saber o ponto certo da moagem dos grãos. Para a fazer café na prensa, é necessário que a moagem dos grãos sejam grossos e moídos na hora do preparo se for possível.

Na hora de moer os grãos é possível usar como parâmetro o trigo para quibe, assim fica mais você de você entender de que tamanho mais ou manos os grãos devem ficar para obter um bom café na prensa.

Essa moagem é escolhida para preparos de café em que a água fica totalmente em contato com os grãos, pois eles devem ficar por mais tempo em contato com a água quente para garantir que esteja extraindo todas as coisas boas.

Mas atenção, você deve ter muito cuidado com a dosagem do pó, pois se exagerar na dose pode ser que obtenha um café muito amargo. Já que os grãos são mais grossos, não é necessário colocar uma grande quantidade na água.

Outro ponto muito importante, está em relação à temperatura da água, ela não precisa ferver, ou seja, chegar ao seu ponto de ebulição como fazendo no preparado de cafés normais, isso porque os grãos ficam submersos, e a bebida é preparada por imersão, como acontece com os chás, por isso deixe a água aquecer entre 80 e 90° ou até que forme bolhas.

Ao colocar na xícara deixe que a bebida descanse por 1 minutos pelo menos, para que os sedimentos fiquem no fundo da mesma. Depois disso é só apreciar este delicioso café com notas especiais.  

Como passar café na prensa francesa?

Primeiramente você deve moer o café, na moagem de média para grossa, sendo ideal a grossa. Depois você deve escolher o equipamento para que a bebida fique por mais tempo aquecida. Em seguida descarte essa água e coloque no recipiente a água e o pó nas medidas necessárias.

Quando tiver a certeza de que todos os grãos foram molhados, você deve colocar o êmbolo sem fazer pressão para que a temperatura seja mantida, faça isso por cerca de 4 minutos. Feito isso retire o êmbolo e com a ajuda de uma colher de madeira ou plástico para não danificar o vidro da prensa, dê umas 3 voltas com a colher e é suficiente para misturar.

Logo depois você pode colocar a tampa novamente e esperar que os grãos que estavam na superfície desçam para o fundo da prensa. Depois de todo esse processo, a bebida ainda estará bem quente e pronto para servir, basta baixar o êmbolo até onde preferir e servir o café em uma xícara.

Se você nunca provou um café feito em um equipamento deste, com certeza esse é o seu momento de provar uma bebida muito harmônica e sofisticada.

Para saber mais sobre como moer café para prensa francesa, veja o vídeo do canal Lucas Barista.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Como moer café para prensa francesa

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como moer café para prensa francesa"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.