Como passar café: 4 dicas

A forma correta de preparar o café é fundamental para deixá-lo com boa qualidade. A extração do sabor e do aroma é resultante da temperatura da água utilizada. Confira agora algumas regras para conseguir um bom café.

A preparação do café acontece por meio da infusão, processo que ocorre com a adição de água quente ao café torrado e moído. Quanto melhor a qualidade do café, melhor será a extração e o sabor da bebida, o café moído pode se estragar facilmente a depender do ar, da umidade e do clima.

Para manter as propriedades e fazer um café delicioso, o ideal é deixá-lo guardado longe de elementos de risco, em um recipiente com boa vedação na geladeira.

O que este artigo aborda:

Como passar café Como passar café
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como passar café?

Para começar o preparo, a água a ser utilizada deve ser pura, de preferência filtrada ou mineral.

Lembre-se de preparar somente a quantidade de café que vai ser consumida em até uma hora, no máximo. Um tempo maior do que este corre o risco de oxidar a bebida e alterar o sabor.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é o tempo de contato entre o café e a água quente, a depender da preferência pessoal, sendo:

  • até quatro minutos para uma moagem fina;
  • de quatro a seis minutos para uma moagem média;
  • de seis a nove minutos para uma moagem grossa.

Atenção à quantidade de água e café

Com a identificação da própria preferência e o hábito de fazer o café, é possível chegar a uma repetição de padrão para a preparação ideal da bebida.

É preciso ficar atento à proporção entre a água e o café. Pode-se utilizar de 80 a 100 g de pó de café, que é equivalente a cinco ou seis colheres de sopa para 1 litro de água. Se resultar em uma bebida com pouco sabor, aumente a quantidade do café utilizado.

Caso deseje um sabor mais intenso, adicione mais pó de café à água. Já para um sabor mais suave, diminua a quantidade do café até conseguir o sabor ideal.

Temperatura certa da água

A temperatura da água para o preparo do café é um ponto importante. Se estiver muito fria, você não vai conseguir extrair todos os sabores e características da bebida. Por outro lado, se estiver muito quente, pode deixá-lo amargo.

O ideal é que a água utilizada não chegue ao ponto de ebulição, sendo somente aquecida a aproximadamente 90ºC, pois, se fervida, pode causar perda de oxigênio e alterar a acidez do ingrediente principal.

Se mesmo assim você notar que a bebida ficou amarga e desagradável, procure diminuir o tempo de contato do café com a água, reduzindo a quantidade de pó utilizado.

Preparação com coador de pano

Para utilizar coador de pano, escolha o pó que tenha moagem média ou fina. Você pode colocar o café direto na água antes que esta entre em processo de fervura e mexer com colher de pau até formar um creme da superfície do líquido. Uma dica importante é ter uma colher para uso exclusivo do café. Evite usar a mesma em outros alimentos e temperos.

Outra opção é colocar o pó do café no coador e umedecer todo o pó, despejando a água lentamente em um fio. Caso a sua preferência seja um café bem quente, antes de começar a fazer, escalde o recipiente de preparação, seja um bule ou garrafa térmica.

Se o seu coador de pano é novo, antes de começar a usá-lo, lembre-se de fervê-lo em água quente para retirar toda a goma e outros resíduos da confecção para evitar que prejudique a preparação de um bom café. Por último, após o uso, lave somente com água corrente.

Preparação com coador de papel

Assim como o coador de pano, utilize pó com moagem média ou fina. O tamanho do filtro deve seguir o tamanho do porta-filtro a ser utilizado. Espalhe o pó uniformemente por ele, sem apertar a camada do café.

Com atenção para a temperatura da água, despeje sobre todo o pó, começando a molhar das bordas para o centro de forma lentamente, com um fio de água e sem misturar com colher.

Quanto mais devagar você derramar a água, mais escuro ficará o café. Após terminar, jogue fora o filtro usado. Não tente reaproveitar o café já preparado porque isso vai deixar a sua bebida amarga.

Nada como um café fresco preparado na hora para degustar durante o dia. Seguindo todas as dicas, você certamente conseguirá uma bebida com sabor agradável para curtir o dia.

Para saber mais sobre como passar café, veja o vídeo do canal Mohamad Hindi.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como passar café: 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.