Como se alimentar corretamente no dia a dia: 3 dicas

A alimentação é, sem dúvidas, uma das coisas mais importantes da vida de todas as pessoas. Afinal de contas, a única coisa que possuímos completamente é o nosso corpo, sobre ele somos individuais e soberanos e a alimentação é o combustível do nosso bem mais precioso.

Por mais que esses fatos sejam de conhecimento popular, ainda assim, são poucas as pessoas que dão a atenção e o cuidado corretos para o seu templo. Grande parte das pessoas o menosprezam, não fazendo o mínimo para manter o bom funcionamento e ignoram completamente as exigências de uma boa alimentação.

Infelizmente, diante de toda a rotina de uma vida adulta repleta de afazeres, stress e momentos de extremo esforço, é muito complicado manter uma boa alimentação, já que exige investimento de dinheiro e tempo, sendo que ambos geralmente são escassos. Você provavelmente pode se identificar com a seguinte situação:

Chega do trabalho exausto e no dia seguinte terá que acordar cedo novamente para retornar ao trabalho. Quais das duas opções vai lhe soar mais atrativa para o seu momento de descanso:  cozinhar legumes, verduras, arroz, feijão e proteína, ou então cozinhar um macarrão instantâneo, pedir uma pizza ou um hambúrguer?

Por mais que você tenha optado pela sugestão mais saudável, essa escolha é feita rotineiramente, e em algum momento a alimentação rápida e com menos nutrientes será escolhida por ser mais fácil.

Claro que a maioria das pessoas não pensa em se alimentar mal de propósito ou por descaso, muitos acabam sendo forçados pela rotina e necessidades e assim permanecerem em um ciclo vicioso, que acaba com a saúde em pouquíssimo tempo.

Essa situação é uma das principais causas do sucesso de tantos fast foods e, como resultado, a saúde da população é afetada negativamente, chegando a mais de 20 % da população do Brasil ser considerada obesa ou com sobrepeso.

Por mais que a situação seja muito complexa e aparentemente ser irreversível, há formas de sair disso, começando com uma boa alimentação no dia a dia. Se você faz parte desta grande parcela da população, não precisa ter vergonha, o que importa é ter consciência e buscar por mudanças, sendo este o primeiro passo e também o mais importante.

O que este artigo aborda:

Como se alimentar corretamente no dia a dia: 3 dicas Como se alimentar corretamente no dia a dia: 3 dicas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como se alimentar corretamente no dia a dia

A seguir, veja 3 dicas para aprender como se alimentar corretamente no dia a dia.

1. Comece com calma

Uma boa alimentação não é de forma alguma feita da noite para dia. Se for feita de forma abrupta, em pouco tempo já estará necessitando retornar aos antigos hábitos, bastando um deslize para todo o tempo e dedicação serem jogados fora.

Por isso, a melhor forma de começar é entendendo o que é reeducação alimentar, sabendo como funciona e onde ela pode te ajudar a melhorar a saúde.

Inicie com refeições com menores quantidades e feitas em um intervalo de três em três horas, além, claro, de cortar alimentos que não façam bem, como refrigerantes, ultraprocessados e doces com altíssimas quantidades de açúcares.

2. Aprenda a comer

A reeducação vai muito além do que pode ou não ser comido, mas o horário e a forma com que se come também influenciam.Por conta da rotina corrida, as pessoas estão acostumadas a comer rapidamente, o que faz com que mesmo com a alimentação correta, alguns efeitos negativos sejam sentidos no organismo.

O organismo necessita de tempo para digerir e extrair corretamente os nutrientes presentes no alimento.

Por isso, dê um tempo para a mastigação, engula sem pressa e descanse após o almoço, para que toda a digestão seja feita corretamente.

Estudos apontam que o tempo correto para cada uma das grandes refeições, como café da manhã, almoço e jantar, é por volta de 20 minutos para que o alimento seja triturado corretamente pelos dentes, engolido e ative os mecanismos do corpo que inicia a sensação de saciedade.

3. Durante os intervalos saiba o que comer

Já que dissemos que você deve comer a cada três horas, você deve ter se perguntado se deve almoçar e qual o tamanho das refeições no meio do dia.

A reeducação se baseia muito em manter sempre o organismo abastecido com os melhores nutrientes e que causam saciedade, como as fibras alimentares. Por isso, em momentos de intermédio, busque por refeições completas e rápidas entre o almoço e a janta, por exemplo.

Além disso, que tal comer algumas frutas ao longo do dia? Como, por exemplo, morango, pera, maçã, banana ou mamão. Se preferir, beba um shake rico em proteínas ou então o favorito das pessoas que estão em dietas, que são as barrinhas de proteínas ou alimentos integrais – ambos contêm todos os nutrientes em uma pequena fração de comida, mas a sua principal vantagem é que gera uma grande sensação de saciedade, que perdura por um bom tempo, até a próxima refeição.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de procurar sempre a ajuda de um nutricionista para entender como se alimentar corretamente.

Para saber mais sobre como se alimentar corretamente no dia a dia, veja o vídeo do canal Hábitos que Curam.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como se alimentar corretamente no dia a dia: 3 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.