Seguir uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para todas as pessoas que buscam ter mais saúde, disposição e redução dos riscos de doenças. E com as crianças, não é diferente.
A preocupação com a alimentação dos pequenos é importante visando o crescimento e bom desenvolvimento. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar nas quantidades ou na qualidade dos alimentos. Veja algumas dicas para oferecer uma alimentação saudável para seu filho.
O que este artigo aborda:
- Alimentação Infantil: o que a criança pode e deve comer
- Alimentos saudáveis para crianças
- O que fazer quando a criança não quer comer?
Alimentação Infantil: o que a criança pode e deve comer
É importante incluir na alimentação da criança alimentos naturais e ricos em vitaminas, de todos os grupos alimentares, ou seja: cereais, carnes, leguminosas, frutas e vegetais. É importante oferecer variados tipos de alimentos, para que a criança consuma todos os nutrientes necessários.
Incentivar desde pequena a criança a comer frutas, verduras e legumes pode ser o início de um hábito saudável que vai trazer benefícios para sua saúde em todas as fases de sua vida.
Tão importante quanto saber o que comer é saber o que a criança não deve comer!
Alimentos como sucos industrializados, refrigerantes, salgadinhos e doces fazem a alegria das crianças. No entanto eles são alimentos nocivos para a saúde por serem ricos em açúcar, sal e conservantes. Devem ser evitados ou no mínimo terem seu consumo bastante reduzido.
Alimentos saudáveis para crianças
Crianças precisam de uma boa alimentação para serem saudáveis e ter um bom desenvolvimento. É importante oferecer alimentos saudáveis para crianças, que contribuam para um crescimento saudável e para o fortalecimento do sistema imunológico.
Dessa forma, é possível preparar receitas fáceis e simples, mas com alimentos saudáveis para a criança através de saladas e verduras, por exemplo.
Alguns dos alimentos saudáveis para crianças são: legumes, frutas, verduras, carnes, nozes, azeite de oliva, iogurtes, etc. É importante oferecer variedade de alimentos saudáveis para crianças, para que elas tenham uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.
Os legumes, por exemplo, são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e ajudam a regular o intestino.
Já as frutas, são ricas em minerais e vitaminas, logo, fortalecem o sistema imunológico. As verduras são ricas em vitaminas e minerais, e ajudam a prevenir doenças.
As carnes são ricas em proteínas, e as nozes são ricas em ômega que é importante para o desenvolvimento do cérebro.
Seja no almoço ou no jantar, é importante servir para a criança um prato saudável, com carnes, saladas, legumes e verduras.
É claro que não pode faltar o arroz com feijão, considerado uma das refeições básicas mais saudáveis. Destaque sempre para o feijão que é rico em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.
O que fazer quando a criança não quer comer?
Quem é pai e mãe sabe bem o quanto é difícil uma criança provar algo novo e saudável que nunca comeu, como frutas e legumes. Mas é importante estimular o consumo desses alimentos.
A maioria das crianças não se sentem seguras para comer algo novo, especialmente se o novo elemento for uma verdura. O medo de ser ruim ou amargo é o principal impeditivo para elas. Nesse caso, o ideal é ter paciência e tentar convencer a criança a pelo menos provar. Vale a pena o pai ou a mãe comerem o alimento na frente da criança, mostrando que é gostoso.
Dependendo da idade da criança, uma boa dica na hora de oferecer alimentos como o brócolis ou alface por exemplo, é criar histórias para ilustrar o quanto aquele vegetal pode deixá-la mais forte e corajosa. Um bom exemplo do quanto isso pode funcionar é a história do Popeye e de quantas crianças ele convencer a comerem espinafre.
Outra dica para estimular o consumo de frutas e verduras é usar a criatividade na hora de montar o prato, criando desenhos e personagens com os ingredientes no prato. Frutas picadas podem se transformar em uma bela flor arranjada em um prato.
Sem comentários