Como fazer calda de pudim: Aprenda em 3 minutos

O pudim é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer, mas você sabe como fazer a calda que acompanha essa delícia? A calda de pudim é feita com açúcar e água, e tem uma cor dourada e um sabor caramelizado.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer calda de pudim em casa, com dicas e truques para não errar. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

O que você vai precisar

Para fazer a calda de pudim, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Você também vai precisar de uma forma de pudim, uma panela, uma colher e um fogão.

Como fazer

Siga o passo a passo abaixo para fazer a calda de pudim:

  1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até derreter e ficar com uma cor dourada. Cuidado para não queimar o açúcar, pois isso pode deixar a calda amarga.
  2. Adicione a água com cuidado, pois o açúcar quente pode espirrar. Mexa bem até dissolver todo o açúcar e formar uma calda homogênea.
  3. Despeje a calda na forma de pudim, espalhando por toda a superfície e laterais. Deixe esfriar um pouco antes de colocar a massa do pudim por cima.
  4. Leve o pudim ao forno ou à geladeira, conforme a receita que você escolher.

Dicas e truques

  • Para saber se o açúcar está no ponto certo, você pode usar um termômetro culinário e verificar se a temperatura está entre 160°C e 180°C. Outra forma é pingar um pouco de calda em um copo com água fria e ver se forma uma bolinha dura.
  • Se a calda ficar muito grossa ou cristalizar, você pode voltar ao fogo com um pouco mais de água e mexer até dissolver novamente.
  • Você pode aromatizar a calda com essência de baunilha, canela em pau ou casca de laranja, por exemplo. Basta adicionar esses ingredientes junto com a água.
  • Você pode usar formas de diferentes formatos para fazer o pudim, como redonda, quadrada ou com furo no meio. O importante é que a forma seja resistente ao calor e tenha espaço suficiente para a massa do pudim.

Curiosidade

Você sabia que o pudim é uma sobremesa de origem europeia? Ele surgiu na Idade Média, como uma forma de aproveitar o pão velho. Os ingredientes eram misturados com leite, ovos e especiarias, e assados em banho-maria. Com o tempo, o pudim foi ganhando novas versões e sabores, como o famoso pudim de leite condensado.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer calda de pudim: Aprenda em 3 minutos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.