O pudim é uma sobremesa cremosa que consiste em uma massa cozida no forno ou no fogão, em banho-maria, e coberta com uma calda de caramelo.
O pudim pode ter diversos sabores, como chocolate, frutas, pão, queijo, entre outros.
Mas o mais tradicional e popular é o pudim de leite condensado, que leva apenas três ingredientes: leite condensado, leite e ovos.
O que este artigo aborda:
- Qual a origem do pudim?
- Como fazer um pudim de leite condensado?
- Dicas para um pudim perfeito
- Curiosidades sobre o pudim
Qual a origem do pudim?
O pudim tem origem na Europa, onde era chamado de flan ou crème caramel. A receita foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que adaptaram o doce ao uso do leite condensado, um produto inventado na França no século XIX e que se popularizou no Brasil por ser uma forma de conservar o leite sem refrigeração. O leite condensado conferiu ao pudim uma textura mais firme e um sabor mais doce.
Como fazer um pudim de leite condensado?
Para fazer um pudim de leite condensado, você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara de água
O modo de preparo é muito simples:
- Em uma forma para pudim, de 20 centímetros de diâmetro, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até virar uma calda caramelada, por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e espalhe a calda por todo o fundo e lateral da forma.
- No liquidificador, bata bem os ovos. Em seguida, acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente até obter uma mistura homogênea.
- Despeje a mistura na forma caramelada e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria (coloque a forma dentro de outra maior com água), por cerca de 40 minutos ou até que o pudim esteja firme.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar. Para desenformar, passe uma faca nas laterais da forma e vire sobre um prato.
- Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Dicas para um pudim perfeito
Para garantir que o seu pudim fique lisinho, sem furinhos e com uma calda brilhante, siga estas dicas:
- Para fazer a calda de caramelo, use sempre a proporção de meia medida de água para uma medida de açúcar. Por exemplo, se você usar 1 xícara de chá de açúcar, use apenas 1/2 xícara de chá de água.
- Não mexa a calda enquanto ela estiver no fogo, pois isso pode cristalizar o açúcar. Apenas gire a forma delicadamente para distribuir a calda por igual.
- Não deixe a calda queimar demais, pois isso pode amargar o pudim. O ponto ideal é quando ela fica com uma cor dourada.
- Peneire os ovos antes de bater no liquidificador, para eliminar a película que envolve as gemas e que pode deixar um gosto forte no pudim.
- Não bata demais a mistura do pudim no liquidificador, pois isso pode incorporar ar e formar bolhas na massa.
- Asse o pudim em forno baixo (180°C) e sempre em banho-maria, para evitar que ele resseque ou rache.
- Cubra o pudim com papel-alumínio antes de levar ao forno, para evitar que ele forme uma casquinha na superfície.
- Para saber se o pudim está pronto, faça o teste do palito: espete um palito no centro do pudim e veja se ele sai limpo. Se sim, o pudim está assado. Se não, deixe mais alguns minutos no forno.
- Deixe o pudim esfriar completamente antes de levar à geladeira, para evitar que ele murche ou solte água.
- Desenforme o pudim somente na hora de servir, para que a calda não se dissolva.
Curiosidades sobre o pudim
Você sabia que:
- O pudim é considerado uma das sobremesas mais consumidas no Brasil, sendo encontrado em praticamente todos os restaurantes e padarias do país.
- O Dia Nacional do Pudim é comemorado em 17 de novembro, data que homenageia a invenção do leite condensado pelo francês Nicolas Appert, em 1820.
- O maior pudim do mundo foi feito em 2014, na cidade de Campinas, em São Paulo. Ele pesou 1.600 quilos e tinha 2 metros de diâmetro.
- O pudim é uma sobremesa versátil, que pode ser feita com diversos ingredientes, como coco, café, maracujá, milho, abóbora, entre outros. Há até mesmo receitas salgadas de pudim, como o pudim de queijo ou de bacalhau.
Sem comentários