Como cuidar do carro: 7 dicas e cuidados

Ao aprender como cuidar do carro, você mantém a integridade do automóvel e do motorista.

Então, veja como mantê-lo bem cuidado com os hábitos e produtos certos, encontrados em lojas de produtos automotivos.

Um carro bem cuidado, além de mais bonito, economiza os gastos com manutenções e reparos constantes. São pequenos hábitos diários que evitam dores de cabeça e valorizam seu automóvel.

Deve-se ter atenção, principalmente, com a limpeza, pneus, motor e forma de condução, além de usar os produtos certos, vendidos em lojas de produtos automotivos.

O que este artigo aborda:

Como conservar o carro Como conservar o carro
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como cuidar do carro?

Veja as 7 dicas essenciais para manter seu carro com aspecto de novo por mais tempo e evitar idas desnecessárias ao mecânico.

1. Cuidados com os pneus

Cada carro possui uma recomendação de pressão ideal para os pneus. Porém, segundo uma pesquisa da Michelin, fabricantes de pneus, 45% dos motoristas não rodam com a pressão adequada nos pneus. Esse mau hábito reduz a durabilidade do pneu, aumenta o risco de explosões e acidentes na pista  

Em casos de vibrações no volante ou sensação do automóvel puxando para um lado específico, leve o carro a um mecânico para que ele faça o alinhamento da suspensão ou balanceamento das rodas.

2. Verifique os níveis dos líquidos do carro

O óleo do motor e o fluido do radiador são essenciais para o funcionamento do carro. Verifique o nível do óleo, pelo menos, uma vez ao mês com o carro desligado e frio. Quando ele está abaixo do nível recomendado ou fora do prazo de validade, o motor perde a lubrificação e se desgasta, podendo apresentar problemas.

Já o nível do fluido de arrefecimento do radiador é responsável por resfriar o motor do carro. Logo, quando há vazamentos no sistema e esse líquido fica abaixo do ideal, o motor superaquece e causa danos, muitas vezes, irreversíveis.

3. Conserve a pintura

Para evitar manchas, evite ao máximo o contato da lataria com cimento, óleo de freio, gasolina, tíner, seiva de árvores e dejetos de pássaros. Esses são os vilões de uma pintura conservada. Caso, um incidente aconteça envolvendo-os, use limpadores próprios para a limpeza de carros, para não arranhar ou piorar a mancha.

Busque deixar o carro protegido com cera automotiva. Passe-a duas ou três vezes por semana para renovar a película protetora e dar brilho à pintura.

4. Sempre o lave depois da praia 

Motoristas que vivem em cidades com praia ou que vão viajar devem ter consciência que a maresia (água do mar no ar) acelera a oxidação da lataria do carro, corrói peças metálicas e desgasta as borrachas de portas e janelas. Portanto, assim que voltar da praia, lave o carro com água fresca para retirar os resíduos de sal.

Em casos de pinturas queimadas pela maresia e pelo sol, o ideal é procurar o polimento. Mas, não faça esse procedimento se o carro estiver sem manchas, para cuidar de pinturas novas e seminovas, invista em enceramento.

5. Cuidados com a condução

Ser cauteloso na hora de conduzir seu veículo também evita muitos desgastes. Evite:

  • Pisar bruscamente na embreagem;
  • Aquecer o motor antes de começar a rodar;
  • Evitar acelerações bruscas;
  • Forçar o volante em curvas;
  • Estacionar com as rodas viradas.

Todas essas ações desgastam em algum nível o motor e a suspensão, responsável pela estabilidade do carro.

6. Não deixe o carro desligado por muito tempo

Mesmo que você não vá usar o carro por alguns dias ou semanas, procure ligá-lo por dois minutos a cada três dias ou desligar os cabos da bateria, para preservar o sistema elétrico. Enquanto ele fica parado, muitas peças se desgastam e ressecam.

7. Confira a parte elétrica

A maior parte do funcionamento é ligada ao sistema elétrico. Portanto, se há falhas na buzina, nas luzes ou no funcionamento dos vidros e portas, algo pode estar desconectado e pode ser o motivo de futuros acidentes. Então, sempre confira se tudo está funcionando antes de pegar estradas longas.

Para saber mais sobre como conservar o carro, veja o vídeo do canal Seminovos BH.

Autocars Motors

Autocars Motors

Autocars Motors é referência em automóveis em geral, dicas, noticias, cuidados com o carro, review e muito mais. Aprenda sobre como os carros funcionam e fique bem informado com as últimas noticias sobre automóveis.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como cuidar do carro: 7 dicas e cuidados"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.