Quanto tempo dura um pneu? 3 dicas para durar mais

O tempo de duração de um pneu pode ser influenciado por vários motivos, ou seja, pode ir desde o modo em que o condutor dirige até mesmo a qualidade do pneu.

Assim como todas as outras peças do carro, o pneu também necessita de manutenções periódicas. Isso faz com que o carro tenha um melhor desempenho e também garante maior segurança para você e sua família.

As condições das ruas e estradas por onde passa com uma certa frequência pode contribuir bastante para a vida útil dos pneus, já que a dúvida mais corriqueira entre os motoristas é em relação à durabilidade de um pneu.

Para um carro de passeio com pneus originais, eles tem uma durabilidade entre 40 e 60 km, até que seja feita a primeira troca. Mas como dissemos acima, alguns  fatores podem fazer com que esse tempo de vida diminua. Veja abaixo alguns dos fatores que podem diminuir consideravelmente a durabilidade dos pneus do seu carro:

  • Pneus de má qualidade;
  • Direção irresponsável e com muitas freadas bruscas;
  • Passar frequentemente por estradas irregulares ou de terra;
  • Falta de manutenção apropriada.

Para garantir que um pneu seja de qualidade é preciso comprar em locais que sejam de confiança. Há muitos locais especializados em peças automotivas que podem garantir maior segurança e qualidade na hora da compra, e esse é o caso da Casa Grande Pneus, onde você encontra tudo para seu veículo.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto e ainda ter mais informações de como garantir mais tempo de vida útil aos pneus, fique até o final desta leitura e descubra muitas coisas interessantes sobre esse assunto!

O que este artigo aborda:

Quanto tempo dura um pneu Quanto tempo dura um pneu
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como fazer o pneu durar mais?

Existem alguns hábitos que podem ser feitos para garantir que o pneu tenha mais tempo de vida útil, assim o carro também terá mais desempenho. Porém, isso vai depender das decisões do motorista, como expostas a seguir!

1. Fazer manutenções frequentemente

Se você não quer ter dores de cabeça com o carro, antecipe os cuidados com ele. O motorista deve realizar a cambagem no tempo correto e também mantê-los sempre calibrados. Não se esqueça de fazer o rodízio, pois dessa forma você vai diminuir o desgaste dos pneus.

2. Tipos de pneus

É muito importante escolher o tipo de pneu correto para o terreno que mais utilizar o carro. Por exemplo, os pneus feitos para rodar na cidade em asfaltos, não vão durar por muito tempo rodando em estradas de terra ou que tenham muito pedregulho.

Para fazer a melhor escolha nessa situação, leia bem as instruções do fabricante e tire todas as suas dúvidas.

3. Ao dirigir tenha cuidado

Tenha sempre uma direção consciente, ou seja, esteja sempre em alerta na estrada, evite passar em buracos, atente-se ao limite de velocidade. Todos esses cuidados servem para evitar o desgaste rápido do item.

Aqui falamos um pouco sobre o tempo de durabilidade do pneu, mas devemos ressaltar que alguns modelos e marcas têm seu próprio tempo de vida útil.

Quanto tempo dura pneu de moto?

Os pneus de moto, que normalmente circulam na cidade e no asfalto, têm duração média de 15 km. Hoje em dia existem muitos fabricantes que desenvolvem modelos com muito mais desempenho, podendo durar até os 25 mil quilômetros rodados.

Já as motos que rodam em terrenos mais deformados, como em estradas de terra ou asfaltos muito danificados, a vida útil desse pneu pode chegar a 10 mil quilômetros em média.

Quanto dura um pneu de caminhão?

Assim como as motos e os carros têm suas condições a serem analisadas antes de julgar o tempo de vida útil, o caminhão também tem, ou seja, deve ser levado em consideração o peso da carga, quantidade de eixos, tipo de estrada em que está rodando, temperatura, entre outros aspectos.

Supõe-se que os pneus de caminhões podem durar em média de 60 a 80 mil quilômetros.

De que é feito o pneu?

Para os carros de passeio os pneus são feitos de borracha, sendo 27% de borracha sintética e 14% da borracha natural. Hoje em dia podemos encontrar os pneus ecológicos ou pneus “verdes”, como também são chamados, que têm como objetivo ajudar o meio ambiente.

Isso porque o desmatamento é  considerado grande para a fabricação deste item, sem contar que leva 600 anos para que um pneu se decomponha na natureza. Os pneus sustentáveis são feitos de derivados de petróleo e areia, que ajuda significativamente o não desmatamento.

Muitos ainda não conhecem o modelo novo e os que já conhecem têm dúvidas sobre sua segurança e durabilidade, no entanto, a segurança e durabilidade são as mesmas de um pneu convencional.

Os pneus ecológicos podem custar um pouco mais caro que os comuns, porém, essa diferença pode ser revertida, isso porque esse modelo ajuda bastante com a economia de combustível.

Para saber mais sobre quanto tempo dura um pneu, veja o vídeo do canal GRUPO MOTOR HOME.

Autocars Motors

Autocars Motors

Autocars Motors é referência em automóveis em geral, dicas, noticias, cuidados com o carro, review e muito mais. Aprenda sobre como os carros funcionam e fique bem informado com as últimas noticias sobre automóveis.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quanto tempo dura um pneu? 3 dicas para durar mais"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.