Para que serve cada tipo de argila: 11 diferenças

Na hora de cuidar da pele, muitas pessoas ficam com dúvidas por não saberem para que serve cada tipo de argila.

Afinal, em nosso planeta encontramos uma diversidade imensa de elementos naturais, cada um com sua função e benefícios particulares.

Dentre eles, um se destaca pela versatilidade e acessibilidade, a argila. Com cores e texturas diferentes, cada tipo de argila ajuda a deixar a pele mais bonita.

Por isso, saber para que serve cada tipo de argila é essencial para ter mais resultados na pele e na saúde.

O que este artigo aborda:

Para que serve cada tipo de argila Para que serve cada tipo de argila
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é argila?

Originada da natureza, a argila se constitui de minúsculas partículas de silicatos minerais e, ocasionalmente, de alumínio, todos unidos pela água.

Ela é reconhecida pelas suas incríveis propriedades curativas e tem sido usada há séculos para uma variedade de fins medicinais e estéticos.

As argilas variam em cor e composição mineral, o que determina seus usos específicos e benefícios.

Desta forma, é preciso entender para que serve cada tipo de argila para usufruir destes benefícios.

Entre esses benefícios, podem incluir a desintoxicação da pele, a redução da oleosidade, a promoção da renovação celular e a suavização da pele.

Além disso, há uma ampla gama de tipos de argila, incluindo argila branca, verde, vermelha, preta, rosa, cinza, amarela, roxa, marrom, dourada e bege.

O que é argiloterapia?

A argiloterapia é uma técnica terapêutica que usa a argila, um recurso natural rico em minerais, para promover a saúde e o bem-estar.

Este método milenar pode ser aplicado de várias formas, como máscaras faciais, compressas, banhos e cataplasmas.

Os benefícios da argiloterapia variam de acordo com o tipo de argila usada, motivo pelo qual é necessário saber para que serve cada tipo de argila.

Além disso, a argiloterapia é reconhecida pelo seu potencial relaxante e revigorante.

Para que serve cada tipo de argila?

Usada desde os tempos antigos, a argila é muito mais do que um elemento terroso. Pois, a variedade de cores é reflexo das diversas funções das argilas para o rosto.

Então, veja para que serve cada tipo de argila:

  • Argila branca: esta maravilha da natureza, rica em silício e alumínio, beneficia sua pele proporcionando suavidade e clareamento. Sua ação tonificante traz vitalidade para peles mais delicadas;
  • Argila verde: possui o maior mix de minerais dentre as argilas. A argila verde se destaca por controlar a oleosidade, combater a acne e auxiliar na recuperação da pele após a exposição solar;
  • Argila vermelha: rica em ferro, a argila vermelha estimula a renovação celular. Além disso, contribui no tratamento de linhas de expressão e na redução de medidas;
  • Argila preta: também conhecida como lama vulcânica, a argila preta tem ações anti-inflamatórias, antiestresse e desintoxicantes. Ela também estimula a circulação, tornando-se um verdadeiro elixir para a pele;
  • Argila rosa: mistura da argila branca com a vermelha, a argila rosa é perfeita para peles sensíveis e delicadas, oferecendo o equilíbrio perfeito entre a suavidade da argila branca e a revitalização da argila vermelha;
  • Argila cinza: conhecida por sua capacidade de absorver radiações eletromagnéticas, a argila cinza é ótima para a desintoxicação da pele e é especialmente recomendada para peles manchadas;
  • Argila amarela: esta argila é rica em silício, elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, atuando na reconstituição e fortalecimento da pele;
  • Argila marrom: a argila marrom, um tipo raro devido à alta concentração de titânio, tem alto poder esfoliante e é indicada para limpeza profunda da pele. Ela também é conhecida por suas propriedades de regeneração celular;
  • Argila roxa: uma das argilas mais raras, a argila roxa é rica em magnésio. Ela é conhecida por ajudar a prevenir o envelhecimento da pele, revitalizar e proporcionar luminosidade à pele;
  • Argila dourada ou amarela escura: com uma grande quantidade de silício, essa argila tem um efeito purificador na pele que pode ajudar a remover impurezas. Além disso, a argila dourada é conhecida por promover a hidratação da pele e tem um efeito tonificante;
  • Argila bege: este tipo de argila é uma mistura de argila branca e argila vermelha, resultando em uma argila suave que é ideal para peles sensíveis. A argila bege tem a capacidade de purificar e desintoxicar a pele, ao mesmo tempo que suaviza e revitaliza.

Perguntas frequentes

A seguir, veja as perguntas frequentes acerca de para que serve cada tipo de argila.

Todas as argilas podem ser usadas na pele?

Sim, todas as argilas podem ser usadas na pele, mas é necessário escolher a mais adequada para cada tipo de pele e necessidade.

Desta forma, entender para que serve cada tipo de argila é importante para ver resultados na sua pele.

As argilas têm contraindicações?

Geralmente, as argilas são seguras para uso. No entanto, pessoas com pele muito sensível ou alergias devem fazer um teste antes de aplicar na pele toda.

Posso usar argila no cabelo?

Sim. Argilas, principalmente a verde, podem ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo.

Qual a frequência recomendada para uso das argilas?

A frequência de uso vai depender do tipo de argila e da necessidade de cada pessoa. No geral, de 1 a 2 vezes na semana é o suficiente.

Como preparar a argila para uso?

Normalmente, basta misturar a argila com um pouco de água até formar uma pasta.

Conclusão

Em suma, a argila é um presente da natureza, uma ferramenta multifacetada capaz de cuidar de nossa pele, cabelos e bem-estar de maneira geral.

Seja a suavidade da argila branca, a purificação da verde, a renovação com a vermelha ou a desintoxicação da preta, cada tipo tem seu valor.

Desta forma, saber para que serve cada tipo de argila é muito importante para aproveitar tudo o que esse recurso natural tem a oferecer.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Para que serve cada tipo de argila: 11 diferenças"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.