Qual o melhor horário para tomar colágeno

Saber qual o melhor horário para tomar colágeno é ideal para melhorar a absorção pelo organismo. Antes de mais nada, o organismo passa por várias fases ao longo da vida. Assim, no início, essas mudanças são pouco perceptíveis, mas ao final da terceira década acontecem as alterações que podem ser funcionais e também estruturais. 

Dessa maneira, uma proteína que ganhou destaque devido ao auxílio na prevenção do envelhecimento é o colágeno hidrolisado. Uma vez que, com o processo natural do envelhecimento ocorre a diminuição do colágeno, diversos tratamentos têm sido propostos na busca de amenizar os sinais deste processo natural.

Então, continue a leitura para saber mais sobre qual o melhor horário para tomar colágeno.

O que este artigo aborda:

Qual o melhor horário para tomar colágeno Qual o melhor horário para tomar colágeno
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é colágeno e sua importância?

Primeiramente, o colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal. Sendo assim, eles são responsáveis pela resistência e elasticidade da sua pele. Além disso, está relacionada a estabilidade e a regeneração das cartilagens. 

O colágeno também é uma proteína produzida pelo nosso organismo de maneira abundante. Isso porque essa proteína contribui para melhorar a elasticidade, resistência da pele, saúde de unhas e cabelos. Bem como ajuda na construção das fibras que sustentam os tecidos do nosso corpo como ossos, músculos e articulações. 

Como já mencionamos, a demanda de colágeno no organismo pode ser alterada tanto pelo envelhecimento quanto pela má alimentação. Por sua vez, essas alterações não são perceptíveis nos primeiros estágios da vida, mas vão ficando evidentes na maturidade, especialmente a partir dos 35 anos.

Por fim, a sua deficiência no organismo está ligada ao aparecimento de rugas e ressecamento da pele. No qual esses sinais podem estar correlacionados com diversas circunstâncias.

Quais são os tipos de colágeno?

Em suma, existem diferentes tipos de colágeno, que variam em sua composição, comprimento e também estrutura molecular.

 Então, esses colágenos podem ser classificados segundo  sua estrutura e função. Confira:

  • Colágeno tipo I: principal componente responsável pela manutenção da estrutura da derme. Sendo assim, é cada vez mais indicado para a prevenção do envelhecimento, bem como é o mais comum, estando presente na pele, tendões e ossos.
  • Tipo II: agora esse é o tipo mais abundante nas cartilagens, sendo mais utilizado para diminuir os sintomas da osteoartrite e osteoporose.
  • Colágeno tipo III: estamos falando do colágeno que atua nos tecidos fetais, órgãos e glândulas.
  • Tipo IV: já essa é a membrana basal dos epitélios, ou seja, não formam fibrilas, formam rede.
  • Colágeno tipo VII:  responsáveis por fibrilas de ancoragem.
  • Lembrando que há outros tipos como os: IX, XII e XIV.

Para que serve o colágeno?

Antes de mais nada, o colágeno é muito recomendado para o fortalecimento de unhas e cabelos, cartilagens e elasticidade da pele.

Uma vez que o colágeno hidrolisado é um ingrediente seguro e que possui uma boa biodisponibilidade ao organismo fornecendo os peptídeos reguladores que agem na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos. Assim, seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuindo para a melhora na auto estima e saúde das pessoas. 

Além disso, pesquisas mostram que a suplementação oral diária de peptídeos de colágeno combinados com outras vitaminas melhoram a elasticidade da pele e reduzem o envelhecimento.

Bem como temos os benefícios para a saúde da pele, os pesquisadores conseguiram observar uma melhora nas articulações com menos desconforto e um aumento na mobilidade articular de pessoas idosas.

Colágeno para pele

Dessa maneira, o colágeno hidrolisado vem sendo muito estudado devido a sua massa molecular relativamente baixa e a sua boa absorção. Isso porque pesquisas mostram que ele é absorvido e pode ser identificado com peptídeos constituintes.

Após, ele é depositado na pele para seus efeitos na prevenção do envelhecimento, garantindo a melhora da qualidade da pele.

Sendo assim, os efeitos benéficos da ingestão do colágeno hidrolisado para a prevenção do envelhecimento precoce da pele estão associados aos peptídeos que aumentam a ação de fibroblastos e a formação de fibrilas de uma forma específica.

Qual o melhor horário para tomar colágeno?

Primeiramente, a dose diária recomendada dificulta consumir colágeno na forma de cápsulas, pois precisamos tomar muitas ao dia. Portanto, a maneira mais comum de encontrarmos a proteína é na forma de pó para diluição. Por sua vez, essa diluição pode ser feita com água, sucos, iogurtes, smoothies, entre outras opções.

Já para quem não se adapta ao pó, o colágeno é encontrado também na forma de gomas ou até mesmo chocolate. Na forma de pó, ele ainda pode ser misturado com outros alimentos durante seu preparo, tanto em receitas doces quanto salgadas. Além disso, ele pode ser esquentado. No entanto, sua fervura não é ideal.

Por fim, dá para ingerir o colágeno em qualquer horário do dia. Uma vez que não existem evidências científicas de horário melhor para o seu consumo. No entanto, alguns especialistas recomendam que seja evitado o consumo no almoço ou jantar, pois outros alimentos podem competir e atrapalhar a sua absorção. 

Sendo assim, levando esta hipótese em consideração, a melhor hora para tomar o seu colágeno seria antes de dormir ou logo após acordar.

Como comprar colágeno?

Em suma, você encontra colágeni em farmácias, lojas de suplementos alimentares e sites. O colágeno hidrolisado é um ingrediente seguro e que possui uma boa biodisponibilidade para o organismo.

Além disso, ele fornece os peptídeos reguladores que ajudam na melhora de quadros clínicos das articulações e ossos. Bem como possui seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuído para a melhora na autoestima e saúde das pessoas.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Qual o melhor horário para tomar colágeno"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.