Qual o tempo ideal para hidratar os cabelos?

A hidratação capilar é a opção mais indicada para quem sonha em ter cabelos macios e com aquele brilho natural que um cabelo saudável possui.

Entre as várias ações que podem ser aplicadas no processo de cuidado capilar, podemos destacar a hidratação. Ela é um dos cuidados mais importantes que podemos ter com o nosso cabelo, uma vez que, ela influencia diretamente na saúde dos fios e na aparência do cabelo.

Muitas vezes, com a correria do dia a dia, esse cuidado é deixado de lado, mesmo sendo possível realizar uma hidratação em casa.

E como a hidratação capilar dos fios é importante para a manutenção da saúde dos cabelos, neste artigo, abordaremos alguns assuntos sobre o processo de hidratação para cabelo e citaremos várias dicas que deixarão o seu cabelo com uma aparência deslumbrante.

O que este artigo aborda:

Qual o tempo ideal para hidratar os cabelos Qual o tempo ideal para hidratar os cabelos
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é a hidratação capilar?

A hidratação é a etapa responsável por devolver a água e os nutrientes aos fios e, devido a exposição a diferentes fatores externos, como raios solares, vento, poluição; os fios acabam perdendo água e nutrientes importantes.

 Sem contar que, certos procedimentos químicos que fazemos em nossos cabelos, como alisamentos, progressivas, colorações, secador, entre outros, acabam sendo agressivos e deixando os fios sem vida.

Portanto, repor a água e os nutrientes para restaurar a umidade dos fios é essencial e, certamente fará com que o cabelo se torne mais maleável e resistente. E essa reposição, normalmente, é feita com o uso de máscaras hidratantes que são aplicadas nos fios. Podemos realizar a aplicação tanto no conforto da nossa casa como em um salão de beleza.

A recomendação é que realizemos o processo de hidratação para cabelo, pelo menos, uma vez por mês. Porém, ela pode ser aplicada quando sentimos que o nosso cabelo está ressecado, opaco, sem movimento, com pontas duplas e quebradiços.

Para os cabelos cacheados e crespos, é recomendado que esse processo seja feito de 2 a 3 vezes por semana, isso porque, eles costumam ser mais secos no comprimento e nas pontas. Já os quimicamente tratados e com coloração, precisam de uma rotina de hidratação constante, semanalmente. Cabelos do tipo oleosos podem ser hidratados a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Qual o tempo ideal para hidratar os cabelos?

Outro detalhe importante é sobre quanto tempo devemos deixar a máscara agir. Sem dúvida, já teve ter ouvido de que, quanto mais tempo deixar a máscara capilar agir, melhor será o resultado.

Entretanto, especialistas afirmam que após 30 minutos, o cabelo acaba ficando saturado e, como consequência, não absorve mais o tratamento.

Em contrapartida, alguns defendem a ideia de que a saúde dos fios é que determinará o tempo de exposição da máscara. Neste caso, cabelos normais e saudáveis a duração pode variar de 5 a 10 minutos.

Quais são os benefícios de hidratar os cabelos?

Além de repor os nutrientes e a água dos fios que são perdidos diariamente, com a hidratação, também conseguimos solucionar outros diversos problemas que enfrentamos com o nosso cabelo. A seguir listamos alguns deles:

  1. Previne o ressecamento;
  2. Evita pontas duplas;
  3. Ajuda o crescimento do cabelo;
  4. Fortifica o fio;
  5. Reduz o frizz;
  6. Revitaliza os cabelos danificados por procedimentos químicos;
  7. Melhora a saúde do brilho, devolvendo o brilho natural;
  8. Aumenta a maleabilidade dos fios, evitando, dessa forma, que eles quebrem com facilidade;
  9. Proporciona a sensação de toque suave e sedoso.

Principais produtos para a hidratação dos fios

Como mencionamos anteriormente, a hidratação pode ser feita em casa e seguindo algumas dicas especiais, garantimos um ótimo resultado.

Agora, destacamos a funcionalidade do shampoo e da máscara hidratantes, os quais são os mais utilizados para fazermos a hidratação.

O shampoo tem a função de remover toda a sujeira e resíduos do cabelo e, também, do couro cabeludo. Além disso, ele é responsável por preparar os fios para receber a máscara. Na hora de escolher o shampoo, temos que optar por aquele que faça uma limpeza profunda e não agressiva.

Nestes casos, é recomendável o uso de shampoos sem sulfato, livre de sal e sem produtos químicos agressivos.

Já a máscara de hidratação é composta por uma combinação de agentes condicionantes e ativos que possuem potencial hidratante como, as proteínas e os aminoácidos. Estes itens são capazes de atuar na reposição de nutrientes e, ainda, na retenção de água.

As máscaras também possuem a característica de ser multifuncionais, isto é, assumem propriedades nutritivas e reparadoras. Geralmente, elas possuem óleos essenciais e ingredientes específicos para reparar os danos nos fios do cabelo.

Além disso, também podemos realizar esse cuidado com os nossos cabelos por meio de ampolas de hidratação profunda. Elas são produtos instantâneos, ideal para a aplicação rápida durante o banho, e que também conseguem deixar os cabelos mais macios e hidratados.

Porém, apesar de apresentarem bons resultados, elas não são indicadas para substituir a hidratação capilar com máscara.

É importante ter em mente que cabelo é único, e por isso, o mais importante é que você estabeleça uma rotina de cuidado capilar e torne a hidratação um hábito.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Qual o tempo ideal para hidratar os cabelos?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.