Como colocar cursos no currículo: 5 dicas

Em suma, você precisa aprender como colocar cursos no currículo para que ele fique apresentável e organizado.

Afinal, para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, vários profissionais buscam constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Contudo, tão importante quanto ter vários cursos e especializações é saber como apresentá-los no currículo de forma eficaz e atraente.

Desta forma, saber como colocar cursos no currículo é essencial até mesmo para facilitar a leitura e interpretação dos recrutadores.

Mas, não deixe de se preparar para uma entrevista de emprego mesmo que tenha um bom currículo, já que o processo seletivo é onde você pode precisa de aprovação.

O que este artigo aborda:

Como colocar cursos no currículo Como colocar cursos no currículo
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que os cursos são importantes no currículo?

No atual cenário profissional, ter um diploma já não é o suficiente. Assim, a busca contínua por aprendizado e aprimoramento profissional é o que define o sucesso na carreira.

Os cursos, sejam eles técnicos, livres ou de pós-graduação, fornecem uma base sólida para construir uma carreira de sucesso.

Por isso, quanto mais especializado é um profissional, maiores são as chances de ele ser contratado durante um processo seletivo.

Mesmo assim, existem formas que podem ser aprendidas de como colocar cursos no currículo para mantê-lo organizado e de fácil leitura.

Enriquecem seu conhecimento

Através dos cursos, você pode adquirir novos conhecimentos e aprofundar os existentes, abrindo novas oportunidades de carreira.

Tornam você mais competitivo

Os cursos podem te ajudar a se destacar entre outros candidatos, mostrando seu comprometimento em melhorar e desenvolver suas habilidades.

Refletem sua motivação e dedicação

A realização de cursos mostra ao recrutador que você é uma pessoa motivada e dedicada, em busca aprimoramento profissional.

Cursos e a seção de formação acadêmica

Ao contrário da crença popular, os cursos não precisam ser listados separadamente da formação acadêmica.

Todavia, se você tem muitos cursos, é preciso saber exatamente como colocar cursos no currículo. Por exemplo, criar uma seção separada para evitar que seu currículo fique muito longo.

Como colocar cursos no currículo?

A seguir, veja algumas dicas de como colocar cursos no currículo para que você possa apresentá-los de forma eficaz e organizada.

Nome do curso e instituição

Inicie listando o nome do curso e da instituição onde foi feito. Se o curso for reconhecido nacionalmente ou internacionalmente, isso pode agregar muito valor ao seu currículo.

Data de conclusão

Indique a data de conclusão do curso. Se ainda estiver cursando, você pode mencionar “em andamento”.

Descrição breve

Inclua uma breve descrição sobre curso, destacando os conhecimentos e as habilidades adquiridas.

Certificados e notas (se aplicável)

Se o curso tiver um certificado ou se você teve uma nota significativa, inclua essas informações.

Inclua detalhes relevantes

Se o curso for particularmente relevante para o cargo que você está se candidatando, pode ser útil incluir alguns detalhes sobre o que você está aprendendo ou os projetos em que está trabalhando.

Como colocar um curso em andamento no currículo?

Entender como colocar cursos no currículo é essencial. Mas, adicionar um curso em andamento ao seu currículo pode demonstrar que você está empenhado em continuar aprendendo e se aprimorando, o que é altamente valorizado pelos empregadores.

Então, veja algumas dicas de como incluir um curso em andamento no seu currículo.

Identifique a seção correta

Os cursos em andamento geralmente são incluídos na seção de educação ou formação acadêmica do currículo.

Portanto, se você tem vários cursos ou certificações, pode considerar a criação de uma seção separada intitulada “Formação complementar” ou “Cursos adicionais”.

Use um formato consistente

Certifique-se de que o curso em andamento seja apresentado no mesmo formato que os outros itens da sua seção de educação.

Isso geralmente inclui o nome do curso, a instituição de ensino, data de início e data de conclusão.

Especifique que o curso está em andamento

Ao listar a data, em vez de colocar uma data de conclusão, você pode escrever “em andamento” para indicar que ainda está cursando.

Perguntas frequentes

A seguir, veja as perguntas mais frequentes sobre cursos no currículo.

Devo incluir todos os cursos que fiz no currículo?

Não necessariamente. Inclua apenas os cursos que são relevantes para a vaga a qual você está se candidatando.

Como posso destacar um curso relevante no meu currículo?

Você pode destacá-lo colocando-o no topo da lista ou escrevendo uma breve descrição das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Devo incluir cursos online no meu currículo?

Sim, você deve. Hoje em dia, os cursos online são muito valorizados e muitos deles fornecem um nível de educação comparável ao dos cursos presenciais.

E se eu não concluí um curso, devo incluí-lo no currículo?

Depende. Se você adquiriu habilidades e conhecimentos valiosos durante o curso, pode valer a pena mencioná-lo. No entanto, certifique-se de indicar que o curso não foi concluído.

Como devo listar os cursos no meu currículo?

Liste-os em ordem cronológica, começando pelo mais recente.

Conclusão

Saber como colocar cursos no currículo é uma habilidade crucial para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho.

Já que além de mostrar seu comprometimento com a aprendizagem contínua, a inclusão eficaz de cursos no currículo pode abrir novas oportunidades de carreira.

Contudo, a chave para um currículo de sucesso é adaptá-lo para cada vaga a qual você se candidata, destacando os cursos mais relevantes.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como colocar cursos no currículo: 5 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.