Como trabalhar fora do Brasil: 5 melhores países

Em suma, aprender como trabalhar fora do Brasil é um passo muito grande na vida de qualquer profissional. Por isso, é preciso entender todos os detalhes sobre o país escolhido.

Afinal, em um cenário de recessão, crise econômica e sanitária, desemprego e inflação, o sonho de ter uma vida melhor buscando como trabalhar fora do Brasil se mostra cada vez mais presente na vida do brasileiro, independentemente da classe social.

Seja em busca para adquirir bens materiais como uma casa ou um carro, ou para empreender em um negócio próprio no futuro, nos estudos ou em fundos de previdência privada.

Em outras palavras, seja para enriquecer a experiência profissional ou pessoal, trabalhar fora do Brasil ainda é uma opção para muitas pessoas que desejam ganhar e guardar dinheiro para realizar os objetivos.

O que este artigo aborda:

Como trabalhar fora do Brasil Como trabalhar fora do Brasil
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como trabalhar fora do Brasil?

Em suma, a primeira coisa é conseguir um visto de trabalho para poder trabalhar fora do Brasil.

Contudo, você deve conhecer as vantagens e desvantagens de trabalhar no país escolhido.

Assim, é preciso levar em consideração três pontos, como o visto de trabalho, o país escolhido e como é o mercado de trabalho no seu destino.

1. Tire o visto de trabalho

Primeiramente, busque toda a documentação necessária para que você trabalhe legalmente em outro país, mesmo que já tenha uma empresa querendo te contratar.

Além disso, é preciso saber quanto tempo o visto de trabalho leva para ficar pronto e quanto tempo você pode permanecer com ele no país.

Mas, se você não tem um emprego e vai por turismo, precisa saber como fazer o pedido de visto para o país.

2. Pesquise sobre o país escolhido

Trabalhar em outro país não é o mesmo que estar de férias, pois você terá impostos para pagar, uma logística nova para seguir e burocracias para cumprir.

Portanto, leia blogs, assista canais no Youtube e tudo o que for possível de brasileiros que moram onde você quer morar e trabalhar.

3. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Veja quais áreas são mais procuradas pelas empresas no país de destino, já que muitas buscam estrangeiros para posições que sentem escassez em seu país.

Além disso, veja como funciona a flexibilização nas leis de contratação de estrangeiros, seja para trabalhos temporários ou fixos.

Por fim, entenda quais são as melhores profissões para trabalhar fora do Brasil.

Quais são os melhores países para morar e trabalhar?

Em suma, muitos países valorizam a troca cultural envolvida na contratação de profissionais brasileiros. Por isso, estes países facilitam a migração de estrangeiros.

Contudo, existem certas vagas que são mais vantajosas para os brasileiros. Por isso, estude quais as melhores profissões para trabalhar fora do Brasil ao escolher seu destino.

E, sabendo como trabalhar fora do Brasil, veja quais são os melhores países parar morar e conseguir um emprego no exterior.

Canadá

De modo geral, o Canadá possui um perfil específico de preferência na hora de contratar brasileiros.

Afinal, eles preferem jovens, estudantes e sem filhos com fluência em inglês ou francês.

Irlanda

O governo irlandês oferece muitos incentivos para estrangeiros através de bolsas de estudo.

Além disso, costuma ser relatado como um destino que trata os brasileiros com muito respeito e hospitalidade.

Portugal

A proximidade com a língua de Portugal facilita a contratação de brasileiros por lá. Além disso, a maior parte das vagas oferecidas em Portugal não exigem ensino superior.

Por este motivo, muitas pessoas vão para Portugal após estudar como trabalhar fora do Brasil para ter mais qualidade de vida.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é o destino perfeito para estudantes brasileiros, já que o governo do país também incentiva bolsas de estudos para estrangeiros com atividades extracurriculares.

Então, se você deseja mudar de emprego e trabalhar na Nova Zelândia, existem facilidades no processo de migração.

Trabalhar na Austrália

A Austrália oferece um dos salários mínimos mais altos do mundo. Por isso, se apresenta como uma ótima opção para quem busca por como trabalhar fora do Brasil.

Além disso, o país possui uma vasta oferta de empregos para pessoas com mais de 40 anos, sejam elas estrangeiras ou nativas.

Quais são as vantagens de trabalhar fora do Brasil?

Para te ajudar a tomar a sua decisão, veja os benefícios de trabalhar fora do Brasil.

Crescimento Individual

Em suma, trabalhar fora do Brasil requer muita força de vontade e resiliência para não desistir diante dos desafios que serão encontrados.

No entanto, ao mesmo tempo em que essa experiência exigirá muito de você, ela também será generosa ao proporcionar uma oportunidade de autoconhecimento única.

Longe do seu lar natal, de sua família e de seus amigos, você precisará ser, mais do que nunca, autossuficiente e capaz de resolver suas questões sozinho.

Assim, essa situação, apesar de intimidadora, é crucial para fortalecer a sua determinação em conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem.

Enriquecer o currículo

De modo geral, experiências profissionais no exterior continuam sendo muito valorizadas pela maioria das empresas, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

Isso porque uma experiência profissional internacional é capaz de fornecer conhecimentos e habilidades únicas à sua bagagem.

Afinal, esse tipo de experiência também demonstra que você é um profissional capaz de lidar com situações adversas e imprevistas, muito comuns na vida de quem trabalhar fora do Brasil.

Desse modo, ela confere ao currículo um diferencial competitivo valorizado em muitos níveis.

Vivenciar culturas diferentes

Por mais que você tenha lido muitos livros e pesquisado sobre a cultura de um determinado país, você só o conhecerá de verdade quando estiver morando nele.

Dessa forma, você garante uma imersão verdadeira em sua cultura, aprendendo novos valores e costumes do local.

Além disso, isso não só contribui para seu crescimento profissional, mas para seu crescimento pessoal também.

Assim, nada melhor do que conhecer outras realidades para entender melhor o mundo em que se vive.

Aprender uma nova língua

Se você já estuda e/ou fala o idioma do país em que irá trabalhar, essa oportunidade ajudará você a expandir seu vocabulário e sua proficiência nessa língua estrangeira.

Caso contrário, você precisará começar a aprender e a situação será estimulante pois é algo muito necessário, principalmente dependendo de com o que você irá trabalhar.

Quais são as desvantagens de trabalhar fora do Brasil?

A seguir, veja 4 pontos negativos de trabalhar fora do Brasil e os pondere antes de tomar a sua decisão.

Saudade de casa

Primeiramente, é preciso saber que trabalhar fora do país te levará para longe da sua família, dos seus amigos, da sua cultura e do seu povo.

Para muitas pessoas, esse é um desafio fácil de enfrentar, já para outras, é algo difícil de se imaginar.

Diferenças culturais

Até mesmo dentro do Brasil já existem inúmeras diferenças culturais de um estado para o outro, agora, imagine em outro país.

Afinal, são diferenças que vão desde a forma de cumprimentar ao que as pessoas comem, e que podem gerar muitos conflitos e atrapalhar a sua adaptação.

Descriminação e preconceito

Alguns países demonstram certa dificuldade em aceitar estrangeiros, então, é possível que você sofra algum tipo de descriminação ou preconceito por ser brasileiro.

Desafios do clima

Dependendo do destino escolhido, o clima pode ser uma grande desvantagem, afinal, estamos acostumados com uma média de temperaturas estáveis e clima tropical.

Se o novo país apresentar temperaturas de frio extremo, por exemplo, esse será um enorme e difícil desafio a ser enfrentado.

Conclusão

Em suma, essas são as principais informações sobre trabalhar fora do Brasil.

Por isso, esperamos ter ajudado você na sua busca por uma vida melhor.

Por fim, recomendamos buscar por vagas para trabalhar fora do pais antes mesmo de escolher o local.

Afinal, desta forma você entenderá o mercado de trabalho da nação antes de escolher o país que melhor se enquadra no seu perfil.

Para saber mais sobre como trabalhar fora do Brasil, veja o vídeo do canal Núcleo da Terra.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como trabalhar fora do Brasil: 5 melhores países"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.