Bonsai com folhas secas: o que fazer

Infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum as pessoas se perderem em relação aos cuidados com um bonsai. Por consequência, uma das coisas que pode vir a acontecer é as folhas começarem a ficar secas.

Nesse caso, é bem provável que você queira algum guia de reavivamento do seu bonsai, certo? Quando a isso, vale algumas ressalvas.

A primeira coisa que se deve entender sobre esse assunto é que as árvores, na grande maioria das vezes, não morrem porque estão velhas. Ou seja, se o seu bonsai está com a folha seca, é bem provável que você tenha se perdido nos cuidados com a planta.

No entanto, a boa notícia é que há sim esperanças de recuperar a sua árvore.

Estima-se que cerca de 75% das árvores de bonsai de amora recém-compradas morrem logo no primeiro mês. Então, a fim de evitar esse problema, abaixo iremos trazer algumas soluções.

O que este artigo aborda:

Bonsai com folhas secas Bonsai com folhas secas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que fazer com bonsai com folhas secas?

1. Identifique sua árvore

A primeira coisa que você deve fazer é identificar qual espécie de árvore você tem. É comum colocar todas elas como se fossem únicas e iguais, mas na prática não é bem assim que acontece.

Um bonsai de interior, por exemplo, precisa de necessidades que são bem diferentes às demais, em especial se formos comparar com a de exterior.

Isso quer dizer que você precisa adotar cuidados que estejam de acordo com o seu tipo de planta. É bem provável que você tenha ou um Junípero ou uma Ficus, que são as mais comuns de se ter, até mesmo as mais vendidas.

2. Conheça os cuidados específicos para o seu tipo de bonsai

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de bonsai, está na hora de entender todos os detalhes sobre o cuidado da sua árvore.

No caso de a sua ser do tipo Ficus, leia atentamente sobre esse assunto e procure avaliar em quais aspectos estava falhando com a sua planta.

Agora, se for um Junípero, siga essas mesmas instruções e procure fazer o possível para reaver tudo o que fez de errado.

A partir do momento que você adequa a sua rega, adubação e a posição do seu bonsai, as chances de acontecer algo errado é muito baixa. E, caso ela já esteja secando, pode acontecer de ela voltar a ficar saudável de novo.

3. Conheça os erros mais comuns ao cuidar de um Bonsai

Outra dica que você pode aplicar no seu dia a dia é aprender com alguns erros que são mais comuns do bonsai.

Inclusive, essa é uma dica que se interliga com a anterior. Afinal de contas, a partir do momento que você saiba qual é seu tipo de bonsai, uma ótima dica é começar a observar como outras pessoas cuidam das suas árvores.

A partir disso, avalie o quanto a planta está saudável e, então, é só olhar em retrospecto e ver quais foram os possíveis erros que você cometeu com a sua árvore.

4. Avalie as folhas

Pode ser que você tenha avaliado todos os possíveis erros que possa ter cometido e, ainda assim, ter a certeza de que não está fazendo nada de errado ou fora do incomum, mas ainda assim o seu bonsai secar.

Se esse for o caso, ainda que bem improvável, a única alternativa é de que a sua árvore esteja infectada com algum tipo de praga.

Saiba que isso não é muito comum de se acontecer, mas, se for o caso, avalie as folhas da sua árvore com cuidado, a fim de averiguar se há algum inseto. Se sim, remova todos eles de forma cuidadosa.

Outra dica é, também de forma super delicada, tirar a árvore do seu vaso, para ver se há insetos na massa de raízes, por exemplo.

5. Recupere seu bonsai

Diante de todas essas situações, a única coisa que você pode fazer para poder recuperar o seu bonsai é tomando todos os cuidados.

Nunca se esqueça de fazer a rega correta, dentro dos horários mais adequados. Quando você cuida da sua planta da forma correta, com certeza ela vai se recuperar.

6. Crie um plano de longo prazo

O intuito é sempre ter consciência do seu bonsai, sabendo de todas as suas necessidades. Até porque não é muito difícil manter uma árvore como essa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Bonsai com folhas secas: o que fazer"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.