Como amarrar orquídea na árvore: 4 passos

Quer aprender como amarrar orquídea na árvore? Antes de mais nada, plantar orquídea em uma árvore não é uma tarefa difícil. Porém, existem muitos detalhes que, se não são levados em consideração, podem fazer com que o plantio não funcione.

Uma vez que a maioria das orquídeas que cultivamos são as epífitas. Ou seja, são aquelas orquídeas que na natureza possuem o hábito de estarem fixadas em troncos ou nos galhos de árvores. Ou seja, é nesses locais que elas nascem e crescem.

Além disso, quando adquirimos uma orquídea já em um vaso, foi porque nós a adaptamos para esse ambiente. No entanto, caso você observe na natureza, normalmente encontramos orquídeas em árvores.

Em suma, as orquídeas comercializadas são produzidas em laboratório. Isso significa que elas sempre estiveram em um vaso.

No entanto, fisiologicamente elas são adaptáveis ao epifitismo, quando realizada de maneira correta. Dessa maneira, plantar essa flor em um tronco, não é só colocá-la de volta ao seu ambiente natural. Afinal, uma orquídea bem plantada e enraizada no tronco, possui uma beleza singular, que só as plantas epífitas conseguem oferecer.

Sendo assim, para plantar em um tronco, o primeiro passo é levar em consideração se será utilizado um tronco seco ou se o plantio será em uma árvore viva. Pois há bastante diferença entre um caso e outro

O que este artigo aborda:

Como amarrar orquídea na árvore Como amarrar orquídea na árvore
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como escolher a árvore?

Primeiramente, a árvore escolhida precisa ter algumas características importantes. Por exemplo, verifique o sombreamento. Isso porque árvores com copa muito grande e densa, fazem muita sombra e você consegue plantar nela somente orquídeas de sombra. 

Sendo assim, é possível ter muito sucesso plantando orquídeas de meia sombra em ipês. Uma vez que sua copa é alta e protege das horas de sol mais forte, assim a orquídea consegue receber sol da manhã ou da tarde.

Mais uma característica importante é saber se a árvore escolhida troca de casca todos os anos. Isso porque árvores como pau ferro, pitangueira, entre outras, soltam suas cascas dificultando o desenvolvimento da orquídea. 

De forma geral, algumas espécies de orquídeas, como oncidiuns, podem se fixar nas forquilhas, mas não é tão recomendado quanto aos troncos de árvores que não descascam.

Além disso, note onde a água da chuva escorre pelo tronco, e plante a sua orquídea ali. Isso para evitar que as flores morram secas, pois estavam em um galho tão protegido da chuva que não caía um pingo d ‘água nela.

Qual o material ideal para amarrar orquídea na árvore?

Em suma, para amarrar a orquídea utilize um material macio que não estrangule ou corte a planta. O ideal é amarrar a parte com substrato e raízes, deixando-as bem firmes no tronco. Além disso, você pode tirar o excesso de substrato se necessário.

Nesse caso, nossa sugestão é o fitilho, que é largo. No entanto, não aconselhamos arame, que pode causar danos à planta.

Outro detalhe fundamental após o plantio é a observação. Ou seja, preste atenção à planta nesse período. Por exemplo, confira se as raízes se desenvolveram e enraizaram no tronco da árvore. Bem como se a orquídea está desidratando ou não.

Uma vez que é muito comum, a orquídea se acostumar com a umidade do vaso e depois sentir uma certa diferença na árvore. Especialmente se a árvore escolhida deixa passar muita luminosidade ou até mesmo sol direto na planta.

Como amarrar orquídea na árvore?

Ainda que muitas pessoas pensem que o processo é complexo, ele é na verdade muito simples. Afinal, existem inúmeras técnicas disponíveis, conheça algumas das principais:

  1. Comece retirando a planta do vaso, e remova todo o seu substrato original. Caso prefira, pode lavar as raízes apenas com água. Lembrando que somente orquídeas sem flores devem ser presas em árvores. Se há flores, espere elas caírem.
  2. Além disso, você pode envolver as raízes com esfagno, fibra de coco, ou algo parecido. Porém, é recomendado que você umedeça antes estes substratos com água, para que eles funcionem melhor. 
  3. Outro ponto é amarrar a planta firmemente com barbante em um ou mais pontos, para a orquídea não cair da árvore. Dessa maneira, o barbante é bom por ser feito de algodão, que se decompõe com o tempo. Ou seja, não há o risco de estrangular a orquídea e nem a árvore.
  4. Por fim, é recomendável que você molhe a planta em seguida. Até que a planta esteja bem fixada na árvore, o ideal é regar a orquídea como se ela estivesse no vaso.

Para saber mais sobre como amarrar orquídea na árvore, veja o vídeo do canal Vila Nina TV.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como amarrar orquídea na árvore: 4 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.