Como cuidar da planta comigo ninguém pode: 4 dicas

Quer aprender como cuidar da planta comigo ninguém pode? Antes de mais nada, saiba que a comigo ninguém pode é uma das plantas mais queridas pelos brasileiros.

Sendo assim, essa espécie é muito usada para decorar ambientes, por causa da sua beleza, simplicidade e também folhagem. 

O que este artigo aborda:

Como cuidar da planta comigo ninguém pode Como cuidar da planta comigo ninguém pode
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Principais características da planta comigo ninguém pode

Em suma, a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) se originou na Costa Rica e Colômbia. Além disso, seu formato é de espádice, ou espiga, muito parecido com os lírios e antúrios. Uma vez que possui folhas lustrosas com belas variações de tons verdes e amarelos, os seus caules conseguem atingir até 1,50m de altura.

Outra característica é que o rajado de suas folhas são muito usados para decorar ambientes internos e externos. Isso porque, nos vasos, ela é recomendada pela técnica chinesa Feng Shui para poder equilibrar ambientes e também remover as más energias e a inveja. 

Por isso, além de linda, a comigo ninguém pode é vista como uma planta que deixa o ambiente com um astral melhor.

Como cuidar da planta comigo ninguém pode em vaso?

Dessa maneira, confira agora algumas dicas de como cuidar dessa espécie: 

Quantas vezes é preciso regar a planta comigo ninguém pode?

Primeiramente, para saber qual é o tempo de rega da sua comigo ninguém pode, é necessário observar se a terra está realmente seca e, então, regar. Uma vez que essa planta gosta de umidade alta, porém não deve ficar encharcada. 

Sendo assim, o cronograma de rega também irá mudar de acordo com as estações do ano. Por exemplo, no verão é preciso regar mais. Enquanto no inverno, o recomendado é hidratá-la em quantidades mais moderadas.

Mais uma boa dica também é investir em vasos com bom sistema de drenagem para garantir que a planta não fique prejudicada com o excesso de água e só armazene a quantidade que necessitar.

Portanto, se você está iniciando a sua aventura nesse mundo da jardinagem e, às vezes, acaba esquecendo de regar as plantas, saiba que essa é uma planta muito resistente. Ou seja, mesmo que ocorra um intervalo maior entre as regas você consegue recuperá-la.

Adubação

Tenha em mente que a adubação da comigo ninguém é fundamental. Já que o solo precisa ser rico em matéria orgânica. Normalmente, para essa espécie o adubo é utilizado uma vez ao ano. 

Por sua vez, tanto o adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10, como também a aplicação de húmus de minhoca na terra, são ótimas opções para ajudar o crescimento saudável dessa planta.

Ambiente e luminosidade

Afinal, será que a planta comigo ninguém pode gosta de tomar sol? No geral, essa planta prefere locais de luz difusa ou meia-sombra dentro ou fora de casa.

No entanto, assim como acontece com qualquer outra planta, é essencial que ela tenha um pouco de contato com a luz. Assim, o ideal é encontrar um ambiente que receba um pouco de luz em algum momento do dia.

Bem como vale mencionar que essa espécie é inimiga do frio, já que vive melhor em ambientes de 20º a 30º e não reage bem em  temperaturas menores de 10º. Além disso, um fato interessante é que, quanto menos luminosidade ela recebe, menores serão as suas manchas e a coloração fica mais uniforme.

Como fazer uma muda de comigo ninguém pode?

Em suma, presentear os seus amigos ou familiares com uma muda de comigo ninguém pode é uma excelente opção. Isso porque você pode cortar uma pequena muda, com 10 a 15 cm e plantá-la no vaso. Sempre seguindo as regras de cuidados, principalmente com a rega e preparação do solo.

Caso prefira, coloque a muda em um recipiente com água até que apareçam as raízes. Sendo assim, quando elas estiverem crescendo e subindo pelas paredes do recipiente escolhido, esse é o momento de colocar a muda no vaso fixo. 

Comigo ninguém pode é uma planta venenosa?

Antes de mais nada, o nome “comigo-ninguém-pode” é uma referência a toxicidade da planta.

Dessa maneira, suas folhas, caules e raízes apresentam uma substância chamada cristais de oxalato de cálcio que, quando são ingeridas, perfura as mucosas, causando ardor e também irritação na boca. 

Em casos mais sérios, a reação alérgica pode causar um edema da glote, dificultando também a respiração.

Ou seja, essa planta não pode ser ingerida por pessoas ou animais. Por isso, caso você tenha pets ou crianças em casa, fique atento e mantenha a planta fora do alcance deles.

Precauções ao ter comigo ninguém pode

Por fim, agora que você já sabe mais sobre a comigo ninguém pode. Porém, é importante seguir algumas dicas para deixar cães, gatos e crianças em segurança e decorar a sua casa com essa planta. Confira!

  • Como forma de prevenção, o recomendado é colocar a comigo-ninguém-pode em um suporte alto, que esteja fora do alcance de crianças e também animais;
  • Ao cortar partes da planta, proteja as mãos usando luvas para evitar o contato direto com a sua seiva;
  • Após manusear a planta, lave bem as mãos com bastante água e sabão.

Dessa maneira, seguindo as dicas certas você consegue cultivar a comigo ninguém pode em segurança e enfeitar a sua casa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Como cuidar da planta comigo ninguém pode: 4 dicas

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como cuidar da planta comigo ninguém pode: 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.