Você quer aprender como cuidar de antúrio? Antes de mais nada, saiba que essas plantas são bastante populares e podem ser encontradas em muitas cores, por exemplo, vermelho e branco. Dessa maneira, são ótimas opções para decorar eventos e até mesmo para presentear alguém especial.
Ao descobrir como cuidar de antúrios da forma correta, você garante uma planta bonita e florida durante quase o ano todo. Porém, caso o vaso esteja colocado em local inadequado, por exemplo, as folhas irão ficar danificadas com rapidez.
Isso porque a planta antúrio precisa de um ambiente específico. Ou seja, além da umidade, ela prefere sombra. Então, continue a leitura para descobrir a melhor maneira de cuidar dessa flor!
O que este artigo aborda:
- Como cuidar de antúrio?
- Flores ou folhas?
- Como preparar o solo para o antúrio?
- Luz e temperatura adequadas para o antúrio
- Qual é o melhor lugar para colocar o seu antúrio em casa?
- Como regar o seu antúrio corretamente?
- É necessário podar?
Como cuidar de antúrio?
Em suma, essa planta, que possui o nome científico de Anthurium, é bastante resistente e pode ser criada em diversas regiões do país. Uma vez que isso é possível porque existem mais de 600 espécies de antúrio catalogadas. Isso garante que seja mais simples encontrar uma que se desenvolva melhor nas condições climáticas de onde você vive.
No entanto, provavelmente, você está aqui para entender como cuidar de um antúrio vermelho. Já que essa é realmente uma espécie muito popular entre os amantes dessa planta. Além disso, a melhor notícia é que é simples cuidar dela!
Flores ou folhas?
Antes de aprender como cuidar dos seus antúrios, é necessário conhecer um pouco mais sobre essa planta. Uma das principais curiosidades é que a parte que chamamos de flor, na verdade, não é flor.
Isso significa que a parte branca, vermelha, salmão ou marrom é uma folha modificada. Assim, pode ser chamada de bráctea colorida ou então inflorescência.
Outro ponto é que essa folha especial tem como principal função chamar os bichinhos que são como polinizadores. Então, isso significa que os antúrios não possuem flor?
Na verdade, não é assim que funciona. Uma vez que as “partes floridas” dessas plantas ficam na estrutura do meio, que se assemelha a uma espiga, que é chamada de espádice.
Como preparar o solo para o antúrio?
Primeiramente, para saber como cuidar de antúrios é necessário ficar atento ao solo. Ainda que seja mantido no vasinho em que foi comprado, ele necessita de nutrientes para poder viver. Para isso, você consegue misturar fibra de coco, com terra e também substrato.
Além disso, raízes aparentes também precisam de cuidados. Nesse caso, elas são um indicativo de que você deve mover a planta para um vaso de tamanho maior.
Dessa maneira, a mistura indicada acima pode te auxiliar. Mas caso você prefira, também dá para plantá-lo diretamente no solo. Pois, essa planta se adapta muito bem em canteiros e jardins.
Luz e temperatura adequadas para o antúrio
Outro ponto importante é saber se o antúrio gosta de sol. Embora estejamos falando de uma planta tropical, ela não pode ficar exposta ao calor direto ou constante.
Assim, por mais que temperaturas altas sejam toleradas pelos antúrios, eles preferem receber luminosidade indireta e também sombra.
Bem como essas plantas também não gostam de muito frio e geadas. Por exemplo, se você deseja saber como cuidar de antúrios em um estado mais frio, considere que a melhor opção é plantá-los em um local que seja protegido.
Isso significa que, plantadas em casa, os Antúrios vivem bem, já que mantêm as plantas longe dos ventos e de geadas.
Qual é o melhor lugar para colocar o seu antúrio em casa?
Já caso você queira cuidar do antúrio no vaso, uma ótima opção é acomodá-lo próximo de uma janela ou uma sacada.
Dessa maneira, ele fica abrigado e recebe a luminosidade solar indireta. Sendo assim, é essencial para a planta crescer saudável e continuar sempre florida.
Como regar o seu antúrio corretamente?
Em suma, antúrios gostam de umidade, mas eles não se adaptam bem a solos encharcados. Ou seja, é necessário ter cuidado para não exagerar com as regas.
Por exemplo, na maioria das vezes, colocar água três vezes na semana já é suficiente. Assim, garanta que o solo fique sempre úmido.
Porém, no verão, a rega pode ser mais frequente, sempre dependendo do clima da região onde você mora.
Dessa maneira, acompanhe o solo para entender se está seco ou não, lembrando de nunca causar que a terra fique encharcada!
É necessário podar?
Por fim, entenda que a poda não é necessária para essa planta. No entanto, é comum que a inflorescência e as outras folhas acabem envelhecendo.
Nesse caso, basta que você as retire. Isso pode ser feito com as mãos ou ainda com o auxílio de uma tesoura.
Bem como lembre-se de que todas essas dicas são formas de cuidar de mini antúrio ou então de um antúrio comum, independente de qual seja a sua cor.
Em suma, com cuidado, sombra, terra com nutrientes e água moderada, você garante uma planta muito bonita. Só não esqueça que o antúrio é uma planta tóxica. Assim, mantenha-o longe das crianças e pets.
Sem comentários