Como cuidar de girassol: 4 dicas

Quer aprender como cuidar de girassol? Antes de mais nada, saiba que poucas plantas apresentam o charme do girassol. Isso porque essa flor amarela serve como inspiração para arranjos, decorações e até mesmo obras artísticas. Nesse caso, para manter sua beleza, é fundamental entender como cuidar de girassol. 

Ainda que seu aspecto seja rústico, é preciso ter alguns cuidados para que sua planta continue linda por muitos dias, levando mais luz e alegria para o seu lar. Então, continue lendo para aprender dicas sobre como cuidar de girassol. Confira! 

O que este artigo aborda:

Como cuidar de girassol Como cuidar de girassol
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como cuidar de girassol?

Primeiramente, é fundamental compreender que o girassol não é uma planta perene. Isso quer dizer que suas flores possuem sazonalidade e só aparecem uma vez por ano. Após o período da floração, as plantas irão murchar, sendo preciso esperar alguns meses para voltar a admirar os seus tons de amarelo. 

No entanto, saber como cuidar dessa flor é fundamental para mantê-la por mais tempo, além de garantir que a planta continue saudável para a próxima florada. Assim, continue a leitura para aprender as dicas de como manter sua planta sempre linda!

1. Quanto maior for o girassol, mais resistente

Em suma, por ser repleto de charme e beleza, o girassol é uma planta que chama a atenção. Por isso, é normal encontrá-lo em vasos de várias formas e tamanhos. Por exemplo, o girassol mini é um ótimo presente, que traz elegância a todo ambiente, especialmente como uma planta para apartamento. 

Entretanto, sua durabilidade normalmente é menor, não sendo o modelo mais recomendado para quem quer aprender a cuidar de girassóis em apartamento. Caso você seja amante das plantas e queira se aventurar como jardineiro, entenda que quando o assunto é girassol, quanto maior for a planta, mais resistente ela será. 

Dessa maneira, opte por vasos grandes, que tenham plantas de caule grosso e várias folhas. Uma vez que os vasos menores também conseguem alegrar os ambientes por um bom tempo quando são cuidados da maneira correta. Porém, a chance da planta ter uma nova floração no próximo ano é menor nos casos de recipientes muito pequenos. 

2. Água na medida certa

Outro ponto é saber quantas vezes regar girassol para ter plantas belas e saudáveis. Por sorte, a rega não é complicada quando falamos a respeito de como cuidar de girassol. Ainda que sua flor seja de aparência delicada, é considerada uma espécie que resiste às secas. 

Isso porque não precisa de regas constantes, já que uma vez por semana costuma ser o suficiente para deixar sua planta saudável. No entanto, é essencial lembrar que as regas nunca seguem uma fórmula definida. Ou seja, é preciso observar sua planta, seu crescimento e, especialmente, como está a terra. 

Quando a terra secar, coloque um pouco de água usando um borrifador, sem deixar o ambiente muito encharcado. Na dúvida, coloque o seu dedo no vaso. Caso perceba que está seco, significa que sua planta está precisando ser regada.

3. O sol é essencial para o girassol

Por sua vez, como o próprio nome indica, essa é uma planta que gosta muito de sol. Por isso, se você está pensando em formas de cuidar de um girassol, busque logo o ambiente mais iluminado da casa. Para que sua planta continue saudável e feliz, o recomendado é que ela receba em média seis horas de sol direto por dia. 

Dessa maneira, a flor pode se manter viva por mais tempo, iluminando mais o ambiente. Nesse caso, o mais recomendado é deixar o girassol em ambiente externo, por exemplo, um jardim ou quintal. Se você mora em apartamento, opte por locais perto de janelas e varandas. 

Porém, se seu lar não recebe muito sol por dia, não precisa desanimar. Uma vez que com os cuidados corretos, você também pode manter sua planta bonita e charmosa por mais tempo. Basta encontrar o local mais claro da casa e regar com regularidade. 

Sendo assim, os girassóis vão alegrar o ambiente da sua casa por mais tempo. 

4. Lembre-se de podar a planta

Por fim, todo bom jardineiro sabe que a poda é um ponto essencial para a saúde das plantas. Isso também é o caso do girassol, isso não é diferente. Bem como saber onde cortar é fundamental para controlar o tamanho da sua planta, evitando que ela cresça demais para o vaso.

Além disso, uma ótima poda irá retirar folhas velhas, facilitando a distribuição da energia e o crescimento das flores. Pois podar um girassol não é difícil e até mesmo jardineiros iniciantes conseguem fazer. Basta usar uma boa tesoura de jardinagem, fazendo um corte transversal bem no seu caule principal.

Ou seja, ainda que você tenha carinho pelas flores, é fundamental cortá-las quando elas murcham. Isso vai permitir que a planta se mantenha saudável e possua uma nova floração no próximo ano.

Conclusão

Agora que você já conhece as principais dicas de como cuidar de girassol, consegue manter sua planta sempre bonita e saudável. Dessa maneira, dá para ter belas flores no seu jardim durante todo o ano.

Para saber mais sobre como cuidar de girassol, veja o vídeo do canal Vila Nina TV.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como cuidar de girassol: 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.