Como eliminar mosquitos do banheiro: 5 passos

Quer aprender como eliminar mosquitos do banheiro e se livrar desse incômodo? Ainda que eles sejam inofensivos, ter bichos no seu banheiro não é nem um pouco agradável. Por isso, neste texto vamos dar algumas dicas para poder eliminar os mosquitinhos do seu banheiro.

No entanto, entenda que eles têm um papel fundamental na reciclagem do material orgânico. Sendo assim, o ideal não é eliminá-los matando, mas sim evitar que eles entrem na sua casa.

Então, continue a leitura para encontrar algumas informações sobre estes mosquitos e como impedir que eles estejam no seu banheiro

O que este artigo aborda:

Como eliminar mosquitos do banheiro Como eliminar mosquitos do banheiro
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que eliminar mosquitos do banheiro?

Em suma, ter insetos em casa é sinal de sujeira que pode causar doenças. Dessa maneira, saber como eliminar os mosquitos do banheiro é essencial para manter a segurança do seu lar.

Uma vez que essas moscas não picam e nem causam alergias em seres humanos. No entanto, ainda há a possibilidade de trazerem germes e bactérias para dentro da sua residência.

Além disso, eles podem ir para outros cômodos da casa e depositar os seus ovos em locais indevidos, como bebedouros de pets ou então alimentos que ficam expostos.

Dessa maneira, para conseguir  retirá-los do banheiro e evitar que eles voltem é fundamental conhecer alguns dos hábitos desses mosquitos.

Quais são os mosquitos que ficam no banheiro?

Primeiramente, os mosquitos de banheiro, também chamados como moscas filtro ou então moscas de ralo, são da família Psychodidae. Assim, as mais comuns no Brasil são as Psychoda alternata, Psychoda cinerea e também a Psychoda satchelli.

No geral, essas moscas medem cerca de 2 cm e possuem uma coloração que varia entre cinza e marrom claro. Outro fator que vale mencionar é que o ciclo de vida destes mosquitos é muito curto, onde eles não costumam durar mais de um mês.

Além disso, as fêmeas depositam os ovos perto da água, como ralos, canos de esgoto ou então entre os azulejos. Sendo que podem ser postos até 200 ovos a cada gestação.

Depois, em até 48 horas os ovos eclodem e, por cerca de 15 dias, vivem como larvas até realizar a metamorfose e chegar na fase adulta.

Por fim, esses mosquitinhos têm hábitos noturnos, preferem viver em ambientes úmidos e se alimentam de matéria orgânica. Ou seja, por isso são mais comuns nos banheiros.

De onde vêm os mosquitos de banheiro?

Antes de mais nada, entenda que não adianta fechar as janelas. Uma vez que a porta de entrada desses mosquitos, geralmente, são os ralos.

Sendo assim, identificar de que ralo essas moscas saíram não é uma tarefa complicada. Isso porque geralmente eles ficam perto dos locais de entrada e saída.

Entretanto, caso ainda não seja possível saber de onde os mosquitos surgem, dá para fazer um teste usando fita adesiva.

Nesse caso, basta colocar fita adesiva em uma parte dos ralos sempre com o lado colante virado para baixo.

Ou seja, se ao tirar a fita você encontrar mosquitinhos presos, já sabe onde eles estão vindo.

O que fazer para evitar que os mosquitos apareçam no banheiro?

Assim como acontece com a maioria dos insetos, esses mosquitinhos buscam abrigo, alimento e também água.

Dessa maneira, ao evitar que eles achem essas 3 situações, dificilmente você terá moscas na sua casa.

Portanto, a melhor maneira de impedir que isso ocorra é manter o banheiro limpo e sempre o mais seco possível.

Uma vez que esses mosquitos se alimentam de matéria orgânica, comumente encontrada em banheiros. Por exemplo: pele morta, fios de cabelo, e até mesmo restos de shampoo ou sabonete.

Sendo assim, confira algumas dicas para evitar que esses mosquitinhos surjam:

  1. Comece limpando todas as partes do banheiro, sem esquecer do rejunte e também dos ralos com um ótimo desinfetante frequentemente;
  2. Para evitar que o banheiro continue úmido secar bem após a limpeza e também depois de tomar banho;
  3. Lembrar de secar o ralo usando um secador de cabelo.
  4. Manter a tampa da privada abaixada para evitar o mau cheiro e impedir a proliferação de mosquitos.
  5. Por fim, colocar proteção no ralo do chuveiro para dificultar a entrada de insetos.

Como eliminar mosquitos do banheiro?

Em suma, comece verificando porque esse problema está acontecendo no seu banheiro, para então poder solucioná-lo. No geral, as causas podem ser entupimentos ou então infiltrações.

Porém, você também pode seguir algumas dicas para acabar com os mosquitinhos:

1. Realize a limpeza do ralo

Ao fazer a limpeza, use luvas, escova de limpeza e também sabão. Para isso, tire a tampa do ralo e remova todos os resíduos orgânicos que possam ter ali, como cabelos ou pelos.

Depois, lave o ralo usando a escova e o sabão e recoloque a tampa.

2. Use sempre água sanitária

Além disso, colocar água sanitária dentro dos vasos e dos ralos vai desinfetar o ambiente e eliminar possíveis resíduos orgânicos.

3. Despeje água quente

Mais uma dica é colocar de 4 a 8 litros de água quente nos ralos para facilitar a remoção de qualquer sujeira.

4. Bicarbonato de sódio e vinagre são muito eficientes

Para tirar o mau odor, e também desobstruir o ralo, a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco é muito eficaz. Dessa maneira, consegue diminuir a ocorrência de mosquitinhos.

Sendo assim, basta colocar uma colher de bicarbonato no ralo. Logo em seguida, despeje uma xícara de vinagre branco e espere agir por 5 minutos. Agora, despeje um pouco de água quente.

5. Recorra ao gel de limpeza profunda

Por fim, despeje cerca de 100 ml de gel limpador de vaso sanitário na borda dos ralos e, então, deixe escorrer.

Após, deixe agir por cerca de 10 minutos e coloque água quente.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como eliminar mosquitos do banheiro: 5 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.