Como escolher toalha de banho: 9 dicas

Nos dias de hoje, diversas são as pessoas que ainda possuem dúvida de como escolher toalha de banho.

E isso acontece porque esse é um cuidado do qual se deve tomar alguns cuidados mais específicos, além de ter como base alguns critérios fundamentais.

Contudo, por mais que haja diversos fatores e requisitos fundamentais, é indispensável ficar atento a eles, já que é uma forma de garantir bastante conforto.

Para entender melhor sobre como escolher toalha de banho, basta permanecer a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos apresentar todos os detalhes.

O que este artigo aborda:

Como escolher toalha de banho Como escolher toalha de banho
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como escolher toalha de banho?

Existem diversas coisas das quais deve considerar quando for escolher a sua toalha de banho. Mas, dentre os principais fatores, podemos mencionar os seguintes:

1. Olhe a etiqueta

Antes de qualquer coisa, a primeira coisa que você precisa fazer é olhar a etiqueta, de modo a verificar a composição do produto.

Quanto a esse respeito, devemos mencionar que, quanto maior for a porcentagem de fibras naturais, de melhor qualidade a peça é.

Portanto, a nossa dica é que sempre dê preferência por toalhas de algodão, seja ele pima, egípcio, modal ou nanocotton.

Os fios que são possíveis de encontrar na natureza são os que oferecem uma confecção muito mais confortável e macia. Além disso, detém uma alta absorção.

2. Verifique o tipo de fio

Também é na etiqueta que você conseguirá essa informação, a qual também é fundamental para se obter uma peça de alta qualidade.

Mas, para facilitar, abaixo iremos mostrar as principais características com seus respectivos significados:

  • Fio simples: são aqueles que possuem felpas e que dobram com muito mais facilidade. Essa técnica oferece um toque bem suave;
  • Fio duplo: quando se entrelaça os fios, o fabricante acaba conferindo uma melhor durabilidade para o produto em questão;
  • Fio penteado: quer dizer que as fibras mais curtas, que são as responsáveis por formar fiapos e bolinhas, são eliminadas. Ou seja, trata-se de um tecido mais macio e resistente.

3. Sinta o peso da peça

Ao falar sobre como escolher toalha de banho, uma característica que muita gente não se atenta é a respeito do peso.

Quanto mais leve for a toalha, sinal de que ela irá secar com muito mais rapidez quando estender no varal, sendo até mais fácil de lavar.

No entanto, caso opte por um modelo mais pesado, ele acaba oferecendo uma absorção melhor, além de deter um toque mais macio.

Mas, se você quer um pouco dessas duas características, o mais adequado seria apostar em um modelo intermediário.

4. Coloque-a contra a luz

Sempre que for comprar a sua toalha de banho, abra a peça e a coloque contra a luz. Mas por que fazer isso? Simples!

Caso a peça tenha alguma transparência, isso quer dizer que as suas tramas são abertas e, portanto, a toalha não tem a qualidade ideal.

5. Veja na altura dos olhos

Quer ter certeza de que a toalha é mesmo macia? Então a nossa dica é colocar o item na altura dos seus olhos e observar bem.

Ao fazer isso, note se a peça tem felpas altas, como se fosse uma aparência de campo de futebol.

Se você quer mesmo uma toalha suave, então esse é o produto ideal que se deve adquirir.

6. Fique de olho na cor

Mas por que essa é uma dica de como escolher toalha de banho? Porque o tingimento dos fios é capaz de fazer com que o tecido seja mais áspero.

Então, para não errar, a melhor coisa a se fazer é sempre investir em uma toalha que seja branca. Se comparado com outras cores mais escuras, o branco sempre vai ser mais macio.

Entretanto, se porventura você tem uma predileção por tons mais coloridos, a nossa dica é procurar por produtos em fio tinto.

Isso significa dizer que a fibra foi tingida antes de ser tecida. Ou seja, evita com que o resultado da peça seja mais duro.

7. Passe a mão

Outro erro bastante comum, e que devemos falar sobre como escolher toalha de banho, diz respeito à necessidade de passar a mão nas peças.

Muita gente ainda acredita que uma peça mais rústica ficará mais macia somente depois de algumas lavagens, mas não é bem assim.

Por mais que a grande maioria das peças sejam vendidas engomadas, na grande maioria das vezes um produto áspero se manterá dessa forma, mesmo depois da primeira higienização.

8. Observe o tamanho

As medidas comuns de uma toalha de banho são entre 60 a 70 centímetros de largura e mais ou menos 130 a 140 de comprimento, mas elas são mais adequadas para pessoas com estatura média.

Se esse não for o seu caso, a nossa dica é dar preferência para uma toalha gigante, a qual é capaz de chegar a 90 centímetros de largura e 160 de comprimento.

9. Acerte na quantidade

Agora que você já sabe como escolher toalha de banho, fique atento quanto a quantidade de itens que deve ter em casa.

O ideal seria ter uma boa rotatividade entre as suas peças. Por conta disso, tenha entre três a quatro toalhas de banho por pessoa.

Sendo assim, torna-se possível trocar e colocar para lavar uma vez por semana.

Como cuidar das toalhas de banho?

Além de ter cuidado no que se refere a como escolher toalha de banho, deve-se manter uma certa atenção quanto aos cuidados para com a peça.

Dessa forma, você consegue obter uma melhor durabilidade da sua peça, conferindo maior higiene também.

Para realizar a lavagem das toalhas de banho, a nossa dica é sempre fazer isso com água fria e com sabão suave.

Evite a todo custo usar amaciante no ciclo de lavagem uma vez que pode dificultar a absorção da toalha.

Outra dica para preservar a sua peça é procurando secar a sua toalha ao ar livre, evitando ao máximo fazer uso da secadora, uma vez que pode danificar as fibras e, por consequência, reduzir a vida útil da toalha.

Sempre lave as toalhas de banho de forma separada de outras peças, até mesmo para que não ocorra a transferência de sujeira e bactérias.

Evite a todo custo deixar a toalha úmida, por um longo período de tempo, haja vista que pode resultar na proliferação de odores e mofo.

Não é adequado partilhar toalhas de banho com outras pessoas, haja vista que isso pode levar a transmissão de infecções e bactérias.

Caso frequente algum lugar público, como uma academia, sempre leve a sua toalha higienizada, para evitar problemas.

Aplicando essas dicas, você poderá ter a garantia de que as suas toalhas de banho irão conservar por muito mais tempo, mantendo-se de alta qualidade.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como escolher toalha de banho: 9 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.