Quer aprender como fazer muda de suculenta de forma prática? Pois sabia que existem várias técnicas, que você consegue usar para propagar a sua planta.
Em suma, fazer um berçário de suculentas não é tão complicado como parece. No entanto, há suculentas que não se adaptam bem com qualquer técnica. Sendo assim, você pode acabar perdendo sua planta, somente porque não sabia como realizar um berçário de outra maneira.
O que este artigo aborda:
- Por que fazer muda de suculenta?
- Como posso propagar suculentas?
- Enraizadores Naturais
- Canela em pó
- Substrato Adequado
- Como fazer muda de suculenta?
- Mudas através das Folhas
- Propagação pelo Caule
- Mudas por Ramificações
- Mudas usando Sementes
- Conclusão
Por que fazer muda de suculenta?
Primeiramente, tenha em mente que suculentas são plantas de fácil reprodução, tanto em seu habitat natural quanto em jardim. Sendo assim, a natureza adaptou essas plantas para se multiplicar facilmente nos ambientes, onde várias outras plantas não sobreviveriam.
Dessa maneira, dá para fazer mudas de uma grande parte das espécies de suculentas usando sementes, folhas, caule e roseta. Bem como tem aquelas que geram seus próprios filhotes ao se tornarem plantas maduras.
No entanto, a maneira de como fazer mudas de suculentas, podem influenciar na taxa de sucesso das suas mudas. Assim, você vai usar sua prática e observação para definir qual técnica é a melhor para suas suculentas.
Como posso propagar suculentas?
Antes de fazer seu berçário, você deve preparar dois componentes fundamentais, que podem influenciar diretamente no seu sucesso. Ou seja, estamos falando do hormônio enraizador e do substrato para cultivo.
Nesse caso, preparamos algumas receitas simples para que você consiga ter o maior índice de sucesso possível. Veja a seguir:
Enraizadores Naturais
Em suma, o hormônio enraizador é utilizado para estimular a cicatrização da parte que vai se propagar, ajudando no processo de crescimento das novas raízes.
Além disso, esse hormônio também protege o caule de fungos e doenças para quais as plantas recém cortadas ficam mais suscetíveis.
Ainda que não seja necessário, ele ajuda a acelerar o processo e funciona como um catalisador para as raízes se desenvolverem. Por fim, ele também pode proporcionar uma taxa de sucesso maior ao começar novas mudas.
Canela em pó
Já a canela é comumente utilizada como um agente de enraizamento. Ou seja, basta mergulhar as mudas no pó de canela ou então polvilhar canela direto no caule ou no solo.
Outro fator importante é que a canela também atua como reparadora das feridas e fungicida. Isso significa que pode ajudar a manter as mudas livres de doenças durante o seu enraizamento e o solo livre do aparecimento de fungos.
Substrato Adequado
Sobre o substrato ideal para receber mudas de suculentas e favorecer o enraizamento, ele deve ser leve e não reter umidade. Bem como é recomendado ser poroso e simples de manusear.
Sendo assim, a opção mais utilizada para o enraizamento de novas suculentas é a própria areia. Portanto, em um vaso ou floreira, que tenha furos no fundo, coloque uma camada de pedra ou argila expandida para colaborar com o processo de drenagem.
Depois, preencha até a borda usando a mistura de terra e areia lavada, lembrando de apertar para tirar o excesso de ar. Por fim, regue abundantemente.
Em relação ao solo, coloque uma camada fina de esterco curtido. Uma vez que as suculentas reagem bem à ele por ter baixo teor de nitrogênio e ser rico em matéria orgânica. Assim, o esterco acelera o crescimento e a formação das suas mudas.
Como fazer muda de suculenta?
Por fim, confira agora as melhores técnicas para fazer as suas mudas:
Mudas através das Folhas
Primeiramente, a propagação por folhas é tão fácil quanto fazer uma folha cair no chão, enraizar-se e então crescer tornando-se uma nova suculenta.
Dessa maneira, você pode retirar cuidadosamente as folhas de uma planta saudável para colocá-las em um solo adequado. A partir desse momento você vai aguardar que as folhas criem raízes e virem novas plantas.
Propagação pelo Caule
Mais uma maneira de criar novas mudas, é através do caule da planta mãe. Ou então por meio da decapitação da roseta da planta.
Uma vez que, quando realizada corretamente, a propagação usando o caule provavelmente terá uma taxa de sucesso mais alta do que a técnica que utiliza folhas.
Então, as mudas de caule são retiradas de uma planta e depois deixadas para secar o corte. Assim, as estacas vão enraizar a partir do final do corte e começam a crescer como uma nova suculenta.
Mudas por Ramificações
Outra técnica é entender que as plantas que produzem filhotes estão basicamente se clonando.
No entanto, nem todas as suculentas apresentam essa capacidade. Porém, as que se multiplicam praticamente por conta própria, apresentam maior sucesso no que diz respeito a sua propagação.
Por exemplo, semprevivuns, aloé e cactos estão entre as suculentas que produzem ramificações. Isso significa que você pode remover cuidadosamente os seus rebentos, colocá-los na mistura de substrato e começar uma nova planta.
Além disso, a remoção de ramificações da planta mãe ajuda na sua saúde, redirecionando os seus esforços para o crescimento da planta principal.
Mudas usando Sementes
Por fim, a propagação a partir de sementes demora bastante tempo e não é o caminho a seguir, caso você queira ter resultados mais rápidos. Entretanto, esse processo também é altamente gratificante quando feito corretamente.
Dessa maneira, as sementes podem ser colhidas nas flores da sua planta. Então, as sementes colhidas devem ser plantadas em um ambiente correto, para gerar novas mudas. Depois, as mudas germinadas estão prontas para serem transplantadas e tratadas como novas plantas assim que crescerem o suficiente.
Além disso, ao invés de colher suas próprias sementes, você também consegue comprar sementes e germiná-las. Para isso você irá precisar de muitas sementes, pois poucas mudas sobrevivem até sua maturidade.
Conclusão
Pronto, agora você já sabe como fazer mudas de suculentas. Como já mencionamos, você vai precisar de prática e observação para definir quais técnicas são mais vantajosas para cada suculento.
Sem comentários