Como lavar toalhas de banho: 7 passos

Não há sensação melhor do que sair do banho e poder usar uma toalha macia, limpa e cheirosa como as de hotel. Mas, para que isso aconteça, é preciso saber como lavar toalhas de banho.

Mas, ainda que possa parecer um trabalho simples, na prática acaba sendo um tanto quanto complicado.

Afinal de contas, à medida que se utiliza essas peças, elas vão perdendo a sua maciez ou mesmo aparentam nunca estarem devidamente limpas.

O que este artigo aborda:

Como lavar toalhas de banho Como lavar toalhas de banho
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como lavar toalhas de banho?

Ainda que não seja um procedimento tão complicado, lavar as toalhas de banho é um processo que requer uma certa atenção mais especial.

Dizemos isso porque, de uma certa forma, podemos incluir as toalhas como sendo fossem peças íntimas, uma vez que entram em contato direto com o nosso corpo.

Então, dentre as nossas dicas de como lavar toalhas de banho, podemos mencionar as seguintes:

1. Separe por tipo e por cor 

Um dos primeiros cuidados que você deve ter é sobre a necessidade de separar apenas as toalhas para colocar na máquina de lavar.

O ideal é evitar lavar as suas toalhas com qualquer outro tipo de peça. Afinal de contas, quando isso acontece, pode haver o desgaste das fibras da toalha.

Ou seja, isso irá diminuir a durabilidade e ainda gerar as famosas bolinhas no tecido.

Além disso, procure sempre separar por tons semelhantes. As cores mais fortes podem manchar toalhas brancas, fora que isso também favorece o desbotamento.

2. Não exagere na quantidade de toalhas 

Outro erro bastante comum, que faz com que as toalhas não fiquem devidamente limpas, é o ato de adicionar uma quantidade exacerbada de roupas.

Na verdade, ao fazer isso, além de atrapalhar a limpeza das toalhas, também é uma maneira de colocar o seu eletrodoméstico em risco.

Afinal de contas, quando as toalhas ficam molhadas, elas se tornam muito mais pesadas. Ou seja, fazem um grande volume no tambor da máquina. Por consequência, as fibras começarão a se desgastar.

Por isso, a nossa dica de como lavar toalhas de banho é justamente ficar atento quanto a capacidade da sua máquina.

Apenas para se ter uma média, máquinas que lavam 10kg tendem a suportar, no máximo, 12 toalhas de tamanho padrão.

3. Use água fria 

Outra forma de garantir com que a sua toalha se mantenha limpa e com aspecto novo, brilhante e macia, é fazer o ciclo de lavagem com água fria.

Dizemos isso porque as temperaturas mais elevadas podem acabar ressecando as fibras do tecido, reduzindo a sua vida útil.

4. Fique de olho na quantidade de sabão

A princípio, devemos afirmar que o mais adequado seria utilizar sabão neutro, mas um outro cuidado ainda mais importante é a respeito da quantidade.

Sempre utilize pouca quantidade de sabão, de acordo com aquilo que o fabricante indica. Entenda que excesso de sabão não é o mesmo que limpeza mais eficiente.

Na verdade, o exagero apenas fará com que o tecido se torne mais áspero e duro, algo que impacta negativamente a capacidade de absorção da toalha.

E isso acontece porque os resíduos do produto acabam por obstruir as fibras da peça, sendo que a máquina não é capaz de remover todo esse excesso durante o enxágue.

Uma dica de como lavar toalhas de banho com sabão em pó é diluir o produto em água, já que contribui para manter a suavidade da peça.

5. Substitua o amaciante pelo vinagre

Pode parecer estranho, mas essa é sim uma excelente dica de como lavar toalhas de banho. Afinal de contas, o amaciante é capaz de fazer com que a sua toalha fique com um aspecto áspero nas fibras.

Além disso, quando utilizado na quantidade incorreta, o amaciante ainda pode se acumular nas fibras, prejudicando a sua capacidade de absorção.

Portanto, a nossa dica é substituir o amaciante pelo vinagre branco.

Mas, se você não quiser abdicar do amaciante, devido ao aroma, procure aguardar ao menos 3 lavagens para começar a usar e intercale o uso.

6. Seque à sombra

Outra etapa que muita gente faz errado é na fase de secar a toalha. Muita gente acredita que, quanto mais sol direto, melhor. Mas não é bem assim.

O mais adequado é que a toalha seque naturalmente à sombra, já que isso contribui para a preservação das fibras das toalhas.

O contato direto com o sol pode fazer com que a sua toalha fique enrijecida, além de danificar o tecido.

7. Pule a etapa do ferro de passar

Assim como o sol direto pode danificar as fibras da sua toalha, a mesma coisa acontece com o ferro de passar.

Seja o convencional ou a vapor, ainda assim o calor irá danificar as fibras, interferindo em seu poder de absorção.

Como lavar toalhas de banho com vinagre?

Basta colocar uma xícara de chá de vinagre no enxágue final ou mesmo no próprio compartimento que se reserva ao amaciante.

Mas, em relação ao cheiro, pode ficar tranquilo. O aroma do vinagre não fica impregnado nas toalhas.

Ao fazer isso, muito além do que manter a maciez das suas toalhas, o vinagre também ajuda a matar as bactérias, desinfetando o tecido.

Como lavar toalhas novas?

Na verdade, não existe muito mistério. É só seguir as nossas instruções acima para garantir que a sua peça se mantenha limpa e com uma boa durabilidade.

Apenas tenha em mente a importância de dispensar por completo o uso do seu amaciante ao menos nas primeiras higienizações.

Opte pelo vinagre branco ou de maçã para manter a maciez, mas se atente para não usar uma quantidade muito exagerada.

Muita gente acha que não é preciso lavar as toalhas novas de banho, mas esse é um grande erro. A limpeza prévia contribui para a remoção de resíduos que ficaram acumulados durante a fabricação.

Por isso, sempre que comprar uma toalha, antes de usar, não esqueça de fazer todo o processo de limpeza, até mesmo para manter a sua segurança.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como lavar toalhas de banho: 7 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.