Lavar louça, limpar o banheiro e passar roupa são as tarefas domésticas mais citadas em fóruns e conversas sobre as atividades mais cansativas de casa. No entanto, o banheiro exige ainda mais atenção, por conta do acúmulo de bactérias que causam infecções e viroses.
A umidade do ambiente facilita a multiplicação desses organismos e atraem fungos e insetos. Por ser um espaço usado por muitas pessoas, geralmente, é difícil mantê-lo impecável. Porém, alguns hábitos de higiene diários facilitam no dia da faxina mais pesada e mantêm o banheiro limpo por mais tempo.
O que este artigo aborda:
- Como limpar banheiro encardido?
- 1. Limpe a pia todo dia
- 2. Técnica de limpar espelho
- 3. Não acumule produtos
- 4. Tenha cuidado com as toalhas
- 5. Cuidados com o box
- 6. Limpe os ralos
- 7. Evite roupas sujas no banheiro
- 8. Mantenha janelas abertas
- 9. Retire o lixo
Como limpar banheiro encardido?
Veja 9 dicas de limpeza e técnicas de higiene para tornar a limpeza de banheiro mais prática e duradoura.
1. Limpe a pia todo dia
A cuba da pia acumula resíduos diários de alimentos dos dentes, sujeiras das mãos, cabelos e pêlos de barba. Logo, é importante dar atenção redobrada a ela. Mantenha perto detergente e esponja ou lenços umedecidos com álcool; aconselhe os membros da casa a limparem sempre depois de usá-la. Não demora nem 1 minuto!
2. Técnica de limpar espelho
Os espelhos devem ser limpos com água morna e um pano de tecido macio, para que as sujeiras saiam com mais facilidade e o pano não risque o espelho. Por fim, passe vinagre branco ou álcool com um pano seco, fazendo movimentos em “S”; isso retira manchas e marcas.
3. Não acumule produtos
Você deve conhecer, ou até ser, uma pessoa acumuladora, que possui bancadas e gavetas cheias de cosméticos vencidos ou vazios. Por mais que haja um sentimento de que em algum momento aquele batom antigo será útil, ele não será.
Esses produtos só estão acumulando sujeira e dificultando a organização do banheiro. Mantenha apenas o que foi usado, pelo menos, nos últimos 6 meses.
4. Tenha cuidado com as toalhas
As toalhas devem ser trocadas a cada dois dias, no mínimo. Pois, a umidade é o ambiente ideal para microorganismos se proliferarem. Na hora de lavar, separe-as das outras peças e evite amaciantes para que elas não endureçam e percam a capacidade de absorção d’água.
Outro cuidado importante é manter as toalhas de banho longe do vaso sanitário e em local arejado para secarem sem ter contato com bactérias fecais.
5. Cuidados com o box
O box acumula muitos resíduos e precisa de uma limpeza semanal, com o uso de produtos adequados para o material. Faça uma mistura de água morna, detergente, bicarbonato e vinagre para a limpeza pesada. Aplique com uma esponja e retire a camada de sujeira com água.
Para o dia a dia, mantenha um borrifador de água com vinagre branco para ser aplicado no box após o banho. Essa mistura evita que os resíduos corporais se acumulem. Essas mesmas dicas servem para a higienização de rejuntes e pisos.
6. Limpe os ralos
Os ralos são o canal direto para o esgoto e todas as impurezas passam por eles. Logo, eles são tão contaminados quanto os vasos sanitários e requerem muita atenção. Assim como o vaso, os ralos também são um local muito contaminado, que requer maior atenção. Pois, um ralo com muitas impurezas atrai baratas, lacraias e até ratos.
A limpeza dele deve ser feita com água sanitária, detergente e uma escova, como a de limpar privadas. Depois de aplicar os produtos, esfregue até remover a crosta de sujeira.
7. Evite roupas sujas no banheiro
É comum deixar o cesto de roupa suja no banheiro pela facilidade. Porém, a umidade, em contato com a sujeira das vestes, contribui para o desenvolvimento de bactérias. O certo é manter o cesto na lavanderia, caso não seja possível, dê preferência para os modelos com tampa.
Também não é recomendado deixar roupas íntimas secando no box pelo mesmo motivo.
8. Mantenha janelas abertas
Como foi dito várias vezes, a umidade é a grande vilã dos banheiros e a melhor amiga das bactérias. Portanto, é necessário evitá-la ao máximo, mantendo o ambiente arejado. Para isso, busque deixar as janelas abertas, isso evitará mofos nas paredes e no teto.
9. Retire o lixo
Lixeiras de banho são os principais pontos de insalubridade do banheiro. Então, mesmo que não esteja cheio, retire o lixo diariamente. Lave o cesto com detergente duas vezes por semana para evitar o mau odor.
Com essas práticas, seu banheiro se manterá limpo por mais tempo e essa tarefa doméstica não será tão árdua.
Sem comentários