Como limpar geladeira por dentro: 11 passos simples

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes em qualquer cozinha, pois é onde armazenamos alimentos e bebidas que precisam ser mantidos frescos. 

Felizmente, não precisa ser uma tarefa assustadora! Com este artigo, você aprenderá como limpar a parte interna da geladeira em apenas 11 passos simples. Este método eficiente pode ajudá-lo a economizar tempo e esforço, garantindo que sua geladeira permaneça limpa.

O que este artigo aborda:

Como limpar geladeira por dentro Como limpar geladeira por dentro
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que limpar geladeira?

Essa é uma pergunta meio óbvia, mas é importante contextualizar o motivo pelo qual uma geladeira precisa ser limpa.

Ao contrário do que muitos pensam, é muito comum pessoas deixarem a geladeira sem limpar por meses a fio, simplesmente porque ao fazer frio no interior do equipamento, teoricamente ele conserva qualquer coisa, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Mas na prática o que acontece é sim a proliferação de fungos e bactérias, principalmente na parte inferior da geladeira, simplesmente porque o frio não é suficiente para evitar isso.

Por conta disso, com o tempo a geladeira começa a acumular sujeira e resíduos, o que pode levar a maus cheiros e ao crescimento de microrganismos prejudiciais à saúde.

Como limpar geladeira por dentro?

Vegetais como alface por exemplo, costumam estragar mais rapidamente se a geladeira não estiver totalmente higienizada.

Então vamos ao passo a passo:

1. Esvazie a geladeira

Antes de começar a limpeza da sua geladeira, é importante retirar todos os alimentos e objetos que estiverem dentro dela. Isso vai permitir que você tenha acesso a todas as áreas da geladeira e facilita a limpeza. Além disso, é uma boa oportunidade para descartar alimentos que estejam estragados ou vencidos.

Como é o perfil da sua geladeira, aquelas de solteiro que possuem quase sempre somente água mineral, ou sua casa possui várias pessoas e muitas vezes alguns alimentos até passam da validade por conta da grande quantidade de comida? Conta pra gente nos comentários…

2. Remova as prateleiras e gavetas

Depois de esvaziar a geladeira, a próxima etapa é remover as prateleiras e gavetas. Isso vai permitir que você tenha acesso a todos os cantos e áreas da geladeira e poder limpar com facilidade. Além disso, remover as prateleiras e gavetas facilita a limpeza dessas peças.

Algumas geladeiras são mais fáceis de ter as prateleiras removidas, porém em outras isso é um pouco mais difícil, se você ainda possui o manual do seu refrigerador pegue-o agora para dar uma olhada, ou consulte sites que disponibilizam manuais de geladeira online.

3. Lave as prateleiras e gavetas

Após remover as prateleiras e gavetas, lave-as com água morna e detergente. Se as prateleiras e gavetas estiverem muito sujas, é possível usar uma esponja ou escova para remover os resíduos mais difíceis. 

Cuidado! Não use a parte ver da esponja para limpar as prateleiras, você pode riscá-las e isso é algo que tenho certeza de que você não deseja. Procure usar sempre aquela parte amarelinha da esponja, que o resultado final será garantido.

Depois de lavar, enxágue bem e seque com um pano ou deixe-as de molho em água sanitária por alguns minutos. Isso vai desinfetar e remover qualquer germe ou bactéria.

4. Limpe o interior da geladeira

Depois de remover as prateleiras e gavetas, é hora de limpar o interior da geladeira. Comece por remover todos os resíduos e sujeiras com um pano úmido ou esponja. Depois, dilua um pouco de detergente em água morna e use-o para limpar o interior da geladeira. 

Se houver manchas difíceis, é possível usar um produto específico para removê-las. Depois de limpar, enxágue bem e seque o interior da geladeira com um pano ou deixe a porta aberta até que ela esteja totalmente seca.

5. Desinfete

Depois de limpar o interior da geladeira, é importante desinfetá-la para garantir que todas as bactérias e germes sejam eliminados. Existem diversas opções para desinfetar a geladeira, como água sanitária ou produtos específicos para esse fim. 

Para usar a água sanitária, basta diluir uma colher de sopa em um litro de água e usar a solução para limpar o interior da geladeira. Depois de desinfetar, enxágue bem e seque o interior da geladeira com um pano ou deixe a porta aberta até que ela esteja totalmente seca.

6. Limpe as portas da geladeira

Depois de limpar o interior da geladeira, é hora de limpar as portas. Comece por remover todos os resíduos e sujeiras com um pano úmido ou esponja. Depois, dilua um pouco de detergente em água morna e use-o para limpar as portas da geladeira. 

Se houver manchas difíceis, é possível usar um produto específico para removê-las. Depois de limpar, enxágue bem e seque as portas da geladeira com um pano.

7. Seque bem

Depois de limpar e desinfetar a geladeira, é importante garantir que ela esteja bem seca antes de guardar os alimentos novamente. Isso é importante para evitar que os alimentos estraguem ou fiquem com mau cheiro. 

Deixe a porta da geladeira aberta por alguns minutos ou use um pano para secar o interior da geladeira. Se possível, evite usar panos de prato ou esponjas para secar a geladeira, pois eles podem deixar resíduos que podem contaminar os alimentos.

8. Volte a colocar as prateleiras e gavetas

Depois de limpar e secar a geladeira, é hora de colocar as prateleiras e gavetas de volta. Posicione-as de forma que fiquem firmes e não deslizem quando você abrir ou fechar a porta da geladeira. Verifique se as prateleiras e gavetas estão limpas e secas antes de colocá-las de volta.

9. Organize os alimentos

Depois de colocar as prateleiras e gavetas de volta, é hora de organizar os alimentos. Comece por colocar os alimentos que precisam ser mantidos na parte de baixo da geladeira, como frutas e verduras, que são mais sensíveis ao frio. Em seguida, coloque os alimentos que podem ser armazenados por mais tempo, como frios, laticínios e bebidas, na parte de cima da geladeira. É importante organizar os alimentos de forma que fiquem visíveis e fáceis de encontrar.

10. Descarte alimentos vencidos ou estragados

Durante o processo de limpeza e organização da geladeira, é importante descartar alimentos que estejam vencidos ou estragados. Isso evita o surgimento de mau cheiro e a proliferação de bactérias e germes. Verifique as embalagens dos alimentos e descarte os que estejam vencidos ou apresentem sinais de estrago, como mudança de cor ou textura.

11. Limpe o exterior da geladeira

Depois de limpar o interior da geladeira, é hora de limpar o exterior. Comece por remover todos os resíduos e sujeiras com um pano úmido ou esponja. Depois, dilua um pouco de detergente em água morna e use-o para limpar o exterior da geladeira. Se houver manchas difíceis, é possível usar um produto específico para removê-las. Depois de limpar, enxágue bem e seque o exterior da geladeira com um pano. Verifique se todas as gavetas e portas estão fechadas e se a geladeira está nivelada antes de finalizar a limpeza.

Programe a limpeza da sua geladeira

Se na sua casa a geladeira está quase sempre cheia, pode não ser uma boa ideia tentar limpá-la em um dia aleatório, principalmente se você mora em uma região muito quente, ou se estivermos no verão.

Uma dica é programa a limpeza da sua geladeira um dia antes das compras no supermercado. Provavelmente sua geladeira estará um pouco mais vazia, e isso vai facilitar tanto a retirada dos alimentos quanto na hora de recolocá-los.

Se por ventura você precisar de um tempo muito longo para limpar sua geladeira, considere que os alimentos uma vez refrigerados não podem ficar muito tempo em temperatura ambiente, sob o risco de estragarem.

Geladeiras Frost Free ou Geladeiras Cycle Defrost

Atualmente no Brasil cerca de 80% das geladeiras já são Frost Free, ou seja, o degelo é feito automaticamente, e você não precisa desligar o equipamento para tirar aquelas crostas de gelo nas paredes.

Porém em alguns equipamentos novos, e na maioria dos equipamentos antigos, o tipo de degelo é manual, ou também chamado de Cycle Defrost, nestes casos procure também se programar para um dia antes (antes de dormir), desligar o aparelho da tomada, para que o degelo aconteça por completo, e você não precise ficar raspando o gelo (que pode inclusive furar a parede do congelador).

Conclusão

Limpar a geladeira por dentro é uma tarefa importante para manter a saúde e a higiene da sua casa. Além disso, uma geladeira limpa pode prolongar a vida útil dos alimentos e evitar o surgimento de mau cheiro.

Para limpar a geladeira por dentro, basta seguir os 11 passos simples descritos neste artigo:

  1. Esvazie a geladeira
  2. Remova as prateleiras e gavetas
  3. Lave as prateleiras e gavetas
  4. Limpe o interior da geladeira
  5. Desinfete
  6. Limpe as portas da geladeira
  7. Seque bem
  8. Volte a colocar as prateleiras e gavetas
  9. Organize os alimentos
  10. Descarte alimentos vencidos ou estragados
  11. Limpe o exterior da geladeira

Com esses passos, você vai garantir que a sua geladeira esteja sempre limpa e organizada. Além disso, é importante lembrar de descartar alimentos vencidos ou estragados para evitar o surgimento de mau cheiro e a proliferação de bactérias e germes.

Lembre-se de limpar a geladeira pelo menos uma vez por mês para garantir a higiene e a saúde da sua família. Com um pouco de dedicação e organização, essa tarefa pode ser realizada de forma simples e rápida.

Para saber mais sobre como limpar geladeira por dentro, veja o vídeo do canal Organize sem Frescuras.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como limpar geladeira por dentro: 11 passos simples"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.