Como plantar cereja: 2 formas

Já pensou em aprender como plantar cereja? Antes de mais nada, a cereja, que é comumente cultivada em locais frios, é uma fruta muito apreciada em todo o mundo. No entanto, entenda que é possível plantar suas sementes na sua casa, de maneira simples.

Nesse caso, ela é considerada uma fruta exótica, pois raramente cultivada no Brasil. Uma vez que o nosso clima tropical não é o mais recomendado para o crescimento da planta.

Por isso, vamos te ensinar as diferentes maneiras de como plantar cereja em casa. Então, continue a leitura para garantir o seu estoque da fruta.

O que este artigo aborda:

Como plantar cereja Como plantar cereja
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como é a cerejeira?

Primeiramente, a cerejeira é uma árvore que pode medir cerca de 10 metros de altura. Além disso, sua floração, que faz dela uma bela árvore ornamental, é muito intensa, e suas folhas caem no inverno.

No entanto, além de sua aparência, o cultivo da cerejeira é feito devido ao seu fruto, a cereja, que é apreciada em vários países do mundo.

Por que plantar cereja em casa?

Em suma, há muitos motivos para se plantar uma cerejeira na sua casa. Por exemplo:

  • Pode ser utilizada como uma planta ornamental. Isso porque ela é considerada uma das mais belas árvores do mundo;
  • Além disso, cultivar plantas e árvores frutíferas é uma excelente forma de garantir que as frutas sejam completamente livres de agrotóxicos e outros compostos químicos que são utilizados em plantações comerciais.

Dessa maneira, vale a pena você  germinar e cuidar de um pé de cereja, ainda que leve alguns anos para colher os frutos.

Como plantar cereja?

No geral, comprar uma muda de cerejeira já formada ou então uma planta jovem, é a maneira mais prática de conseguir cultivar cerejas. Porém, o processo também pode ser realizado com sementes, mesmo que seja mais trabalhoso.

1. No jardim

Inicialmente, para plantar a cerejeira no jardim, o recomendado é conseguir uma muda que já esteja geminada. Pois fica mais difícil controlar as condições de temperatura nesse tipo de cultivo.

Além disso, o solo escolhido precisa ser fértil e com uma boa drenagem, para que não ocorra o acúmulo de água. Bem como o local deve receber boa incidência de sol, de ao menos quatro horas por dia, mas também com um período de sombra.

Portanto, após escolher o local, você precisa fazer um buraco de aproximadamente 30 cm de profundidade para plantar a muda. Logo em seguida, preencha o espaço que sobrou usado a terra e fixe bem a sua planta.

Caso ache necessário, você também pode colocar um tutor, ou então uma escora, ao lado para garantir que a planta fique reta até enraizar bem.

2. No vaso

Já nesse caso, vamos focar no cultivo a partir de sementes de cereja. Ainda que esse seja um processo que nem sempre garante bons resultados. Para isso, você vai precisar de vaso, sementes de cereja, cascalho (casca de pinus ou, então, folhas secas mortas) e também terra.

Depois conseguir os materiais, faça os seguintes passos:

  1. Comece preenchendo o fundo do vaso com cascalho (ou então a casca de pinus ou folhas mortas secas) para ajudar com a drenagem;
  2. Após esse passo, adicione terra até a metade do vaso, e depois coloque as sementes;
  3. Então, cubra bem usando o resto da terra, com cuidado para não deixar as sementes em uma profundidade muito grande;
  4. Agora coloque o vaso em um local que tenha mais umidade, menor incidência do sol, mas com bastante claridade;
  5. Por fim, faça a rega mais ou menos a cada três ou quatro dias, dependendo do lugar onde o seu vaso estiver. Porém, fique sempre de olho, para não deixar a terra ficar muito seca.

Além disso, alguns especialistas recomendam que as sementes fiquem guardadas na geladeira por cerca de três meses antes do plantio. Isso é feito para simular as condições da sua região de origem.

No entanto, tenha em mente que as cerejeiras demoram para conseguir germinar. Sendo assim, pode levar meses até que você note que o processo de plantio realmente deu certo.

Dicas e cuidados ao plantar cereja

Por fim, confira algumas dicas antes de iniciar o seu plantio de cereja:

  • Primeiramente, há vários tipos de cereja. Por isso, pesquise sobre elas antes de escolher qual plantar em casa;
  • Caso seja possível, opte por plantar a cerejeira no início do outono. Isso porque a planta necessita de um período de alguns meses em tempo mais frio para germinar e crescer;
  • Também dá para cultivar a cerejeira como bonsai. Ainda que as técnicas usadas para o cuidado da planta sejam muito diferentes;
  • Além disso, é normal que a cerejeira perca folhas no inverno. Uma vez que em seu ambiente natural, isso acontece para que a planta possa poupar energia.

Cerejeira e o problema do clima brasileiro

Em suma, vale destacar que não há cultivo comercial da cereja no Brasil porque ainda não temos espécies adaptadas para o clima do nosso país. Uma vez que a cerejeira deve acumular cerca de 1.400 horas de frio para, então, quebrar a dormência das suas sementes e germinar.

Entretanto, há outras espécies de cerejeiras que precisam de menos horas de frio, de 100 e 150, mas as suas cerejas não possuem sabor agradável. Dessa maneira, plantar cereja em casa é algo mais viável para os brasileiros que estão no exterior, em países com clima mais frio.

Problema com agrotóxicos

Como já foi mencionado, uma das razões para aprender como plantar cereja em casa é garantir que a fruta não receba agrotóxicos. 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos usados para controlar o crescimento de pragas que afetam sua produção.

Porém, esses produtos podem causar diversos problemas de saúde. Por exemplo, alguns tipos de câncer, infertilidade e ainda problemas neurológicos. Sendo assim, consumir alimentos orgânicos é muito importante, e o cultivo caseiro e artesanal pode ser uma ótima opção em alguns casos.

Para saber mais sobre como plantar cereja, veja o vídeo do canal José Tiago de Castro.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como plantar cereja: 2 formas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.