Quer entender como plantar orquídeas na terra? Primeiramente, ter plantas, especialmente aquelas que trazem flores, é uma ótima maneira de alegrar um ambiente ou deixá-lo ainda mais confortável.
Uma vez que há várias espécies que se dão muito bem com diferentes lugares e propósitos da sua casa. Por exemplo, desde montar um pequeno jardim até ter uma urban jungle.
Nesse caso, as orquídeas são ótimas e trazem um toque de sofisticação para os ambientes. No entanto, muitas pessoas não entendem quais são os cuidados específicos que devem ter, ou então se o seu jardim consegue receber essa flor.
O que este artigo aborda:
- Como plantar orquídeas na terra?
- 1. Opte pelas espécies de orquídeas certas
- 2. Muita atenção no momento do plantio
- Dicas para manutenção
- Adubação
- Regas
Como plantar orquídeas na terra?
Em suma, as orquídeas possuem uma presença marcante para quem busca uma decoração mais colorida em casa. Além disso, elas podem florir em um período de 60 a 90 dias. No entanto, com cuidado, esse período pode ser bem maior.
Sendo assim, você deve selecionar bem as espécies, fazer o plantio corretamente e investir nas práticas ideais para manter a sua orquídea saudável.
A seguir, confira algumas dicas de como plantar orquídeas na terra e como cuidar melhor delas:
1. Opte pelas espécies de orquídeas certas
Antes de mais nada, acertar na espécie que vai ficar bem em seu quintal ou vaso é um passo fundamental para saber se você deseja plantar orquídea na terra.
Isso porque há diversas orquídeas, mas as melhores para esses casos são as terrestres. Por exemplo:
- Capuz-de-freira;
- Orquídea bambu;
- Corymborchis flava.
2. Muita atenção no momento do plantio
Já o momento do plantio precisa ser realizado com cuidado e seguindo as instruções para que você tenha sucesso. Primeiro, esteja atento ao local em que você deseja plantar. Ou seja, pode ser um canteiro, uma floreira de ferro fundido ou então um vaso profundo, contendo mistura de substrato especial.
Além disso, é necessário ter um espaço no qual as plantinhas consigam crescer e florescer, devido aos seus caules longos e folhas grandes. Bem como ele não pode ser apertado, pois ter uma folga é fundamental.
Quanto à iluminação, também é um fator importante para o cultivo. Como você optou por uma espécie terrestre, não dá para mudá-la de lugar de acordo com a incidência de luz solar.
Por isso, escolher um lugar que recebe o sol matinal e de parte do dia é mais indicado.
Dicas para manutenção
Outro ponto importante é que as orquídeas precisam de manutenção depois do plantio, para que durem e floresçam durante mais tempo. Sendo assim, você consegue plantar orquídea na terra, mas é necessário acertar na adubação e nas suas regas.
Adubação
No geral, o solo onde as orquídeas são plantadas não fazem nutrientes suficientes. Portanto, plantar orquídea na terra adubada ajuda na composição do solo e oferece a nutrição ideal para que a flor cresça e floresça.
Bem como preste atenção nos momentos certos de adubar. Uma vez que o processo pode ser realizado ao longo do dia e em conjunto com a rega. Entretanto, afaste as folhas da terra e se concentre no contato entre caule e o solo.
Regas
Ainda que sejam adaptáveis a diferentes climas, as orquídeas preferem locais úmidos. Dessa maneira, as regras para acertar as regas mudam , mas uma boa dica é tocar o solo e conferir se ele está úmido.
Caso não esteja, você deve molhá-lo. Porém, se não conseguir verificar com precisão, o melhor é fazê-lo de até duas a três vezes por semana.
Por fim, cuidar de suas plantas pode ser algo simples, e você consegue plantar orquídea na terra e mantê-la com mais facilidade. Para isso, é necessário ter cautela e seguir esses cuidados mencionados para que elas fiquem lindas e floridas por mais tempo.
Sem comentários