Como usar calcário em plantas frutíferas: 4 informações

Quer aprender como usar calcário em plantas frutíferas? Antes de mais nada, saiba que a aplicação de calcário é fundamental para o desenvolvimento da agricultura brasileira, uma vez que o País possui enormes áreas de solos ácidos. 

Sendo assim, para o cultivo da maioria das plantas frutíferas, inclusive espécies cítricas, é fundamental elevar os níveis de Potencial Hidrogeniônico (pH) do solo para um nível que chegue próximo da neutralidade.

Além disso, a acidez no solo em excesso dificulta o crescimento das raízes, bem como deixa as plantas mais vulneráveis ao estresse hídrico, diminuindo a produtividade. No entanto, o cálcio estimula o desenvolvimento radicular, melhorando a capacidade de absorção de água e  dos nutrientes. 

O que este artigo aborda:

Como usar calcário em plantas frutíferas Como usar calcário em plantas frutíferas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como usar o calcário em plantas frutíferas?

Primeiramente, antes da aplicação do calcário no pomar, é preciso realizar análises químicas do solo e da sua folha. Uma vez que esse procedimento permite identificar a presença de nutrientes e substâncias que prejudicam a fertilidade do solo e também do estado de nutrição da planta.

Dessa maneira, a calagem pode ser feita a qualquer momento, já na superfície da terra. Entretanto, a maneira de adubação e os insumos que serão utilizados precisam considerar a fase de desenvolvimento dessas plantas. Por exemplo, plantio, formação e ainda a produção.

Qual é a quantidade recomendada de calcário por planta?

Em suma, depois do diagnóstico da terra e dos vegetais, é preciso calcular o nível ideal, considerando o tipo de calcário e quais são as necessidades de cálcio e magnésio do cultivo. Assim como a quantidade de alumínio a ser reduzida e também a profundidade do solo.

Sendo assim, há dois principais métodos usados no Brasil: saturação por bases e de acordo com os teores de alumínio, cálcio e magnésio trocáveis (CTC). No geral, a saturação por bases ideal para plantas frutíferas é de 70%, enquanto o índice CTC precisa ser menor que 5.

Em quanto tempo o calcário faz efeito?

Antes de mais nada, em pomares, a incorporação do calcário precisa ser feita, no mínimo, 30 dias antes do plantio das suas mudas. Uma vez que a substância demora 90 dias para ser absorvida pelo solo e corrigir a sua acidez. Além disso, os efeitos mais amplos são sentidos cerca de um ano e meio após a sua aplicação.

Isso porque a substância possui uma reação de solubilidade lenta. Então, a calagem deve ser realizada com mais antecedência possível ao plantio para que os benefícios sejam aproveitados plenamente pelo agricultor.

É possível jogar calcário quando chove?

Ainda que o calcário necessite de umidade para reagir, não é aconselhável aplicar quando está chovendo. Afinal, o solo úmido prejudica a absorção de maneira uniforme do calcário. Sendo assim, para melhor aproveitamento, a aplicação precisa acontecer um pouco antes dos períodos de chuvas. 

Bem como a calagem também não deve ser feita com o vento. Uma vez que pode acontecer um deslocamento do pó da substância, causado pelo desperdício do insumo.

O que causa o seu excesso?

Por fim, entenda que o calcário aplicado em excesso é prejudicial para o solo. Isso porque o pH pode aumentar muito, diminuindo a disponibilidade de nutrientes, como o zinco e o fósforo. Por sua vez, isso favorece a presença exagerada de cálcio e magnésio, que afeta a absorção de potássio.

Assim, o solo alcalino dificulta a fixação de nitrogênio e a solubilidade dos micronutrientes. Dessa maneira, a correção da supercalagem é feita com a aplicação de ácidos e matéria orgânica, um processo mais trabalhoso e também caro.

Para saber mais sobre como usar calcário em plantas frutíferas, veja o vídeo do canal SOCORRO MARTINS Martins.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como usar calcário em plantas frutíferas: 4 informações"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.