Ferramentas para ter em casa

Não espere uma emergência doméstica para descobrir que não tem as ferramentas para resolver o problema. Conheça as ferramentas indispensáveis para seu lar.

Nos dias de hoje, contratar mão de obra para pequenos reparos em casa está cada vez mais caro. E com isso, muitas pessoas preferem ter ferramentas em casa, para executar essas pequenas tarefas.

Sejam elas apenas ferramentas mecânicas ou modernas ferramentas elétricas novas para o dia a dia, quem quer ser proativo e economizar, pode investir em algumas ferramentas que são indispensáveis para ter em casa. E no artigo de hoje vamos falar sobre elas e quais seus usos mais comuns. Acompanhe conosco!

O que este artigo aborda:

Ferramentas indispensáveis para ter em casa Ferramentas indispensáveis para ter em casa
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Ferramentas indispensáveis para ter em casa

Claro que existem dezenas de ferramentas e sabemos que nem sempre há espaço na casa. Por isso separamos apenas as mais importantes e que podem ser mais úteis em nosso dia a dia, confira:

Conjunto de chaves de fenda

Básico para qualquer pessoa que queira executar pequenos reparos em casa. Com esse conjunto você não passa aperto. Ou melhor, quando precisar apertar algo, vai estar bem equipado. Pelo menos 4 chaves no conjunto já te dão uma boa operabilidade para resolver os problemas em casa.

Usos: trocar resistência do chuveiro, apertar móveis, aparelhos e mais.

Martelo

Imprescindível se você quer pendurar quadros e fixar armários e prateleiras, o martelo de mão é bem útil e não pode ficar de fora do seu kit de ferramentas. Hoje em dia existem modelos de plástico ou de borracha, o melhor é o que você experimentar e sentir que ficou confortável nas mãos.

Alicate

Um verdadeiro canivete suíço em forma de ferramenta, o alicate pode ser bem útil em várias situações. Desde remover pregos, até torcer parafusos, prender coisas que precisam ser apertadas e até mesmo desencapar fios.

Nível

Essa é uma peça pequena, mas bem útil, o nível te mostra se a prateleira que você colocou não está torta, ou se a geladeira não está com algum dos pés desnivelado. Isso ajuda por exemplo a resolver aquele problema da porta da geladeira se movendo sozinha quando você abre e batendo nas coisas.

Trena

A trena é outro item que não pode faltar, afinal é com ela que você vai medir se aquela prateleira nova vai caber ou se o armário cabe no espaço que você quer montar. Alguns aplicativos para celular prometem fazer as vezes dessa ferramenta, mas a verdade é que até o momento nada substitui a boa e velha trena comum.

Furadeira/ Parafusadeira

Hoje em dia é super comum encontrar essa ferramenta já com as duas funções. Além disso, a maioria das furadeiras vem com uma grande variedade de peças para encaixar, o que pode transformar sua ferramenta em lixadeira, escovadeira e até enceradeira para móveis pequenos. Embora não seja uma ferramenta barata, sua durabilidade é de anos, então vale o investimento com certeza. Existem muitas marcas interessantes como Bosch e Black&Decker por exemplo.

Parafusos, Pregos e Porcas

Se você vai pendurar coisas e montar móveis, ter pregos, parafusos avulsos e porcas, pode ser uma ótima ideia. Hoje é bem comum já encontrarmos kits com um pouco de cada, assim você economiza na compra. Nunca se sabe quando você vai precisar de algum deles. Pode ser interessante ter também algumas buchas caso pense em usar os parafusos em conjunto com a parafusadeira citada acima.

Óleos e lubrificantes

Pode ser interessante ter também um óleo de máquina e um frasco de WD-40 ou algum desengripante equivalente. Ele ajuda a eliminar a ferrugem em máquinas e portões, além de peças de metal. Se você mora próximo ao mar é imprescindível ter um em casa e aplicar de tempos em tempos em metais, engrenagens e portões.

Dica importante: cuidados ao fazer reparos em casa

Embora alguns reparos sejam fáceis de executar, alguns cuidados são sempre importantes de serem observados:

  • Se for mexer com chuveiro, trocar resistência, sempre desligue o relógio elétrico e use equipamento de proteção para evitar choques elétricos;
  • Antes de furar qualquer parede, dê uma olhada na planta do apartamento ou casa, para evitar furar algum cano;
  • Se for trabalhar com torneira, lembre de fechar o registro geral antes para evitar acidentes e molhar a casa toda caso algo dê errado;
  • Se for usar escadas, sempre peça para alguém segurar e tome bastante cuidado com a superfície para evitar quedas;
  • E por último, lembre-se sempre de usar os EPIs, como capacete, luvas e outros acessórios para sua proteção;

E se realmente não souber o que fazer, pode ser melhor chamar mesmo o profissional, nem todo reparo que você viu no youtube é realmente fácil de ser executado sem problemas.

Conclusão

Bem caros leitores, esperamos que tenham gostado e que tenha ficado claro como essas ferramentas indispensáveis para sua casa podem mudar seu dia a dia, fazendo com que haja uma grande economia ao evitar contratar uma pessoa para resolver esses problemas.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Ferramentas para ter em casa

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Ferramentas para ter em casa"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.