Como cuidar de tulipa: 4 dicas

Quer aprender como cuidar de tulipa em casa? Em suma, as tulipas são flores que deixam os ambientes mais modernos e bonitos. Assim, de origem asiática, essa flor foi levada à Holanda, em 1560, e virou um símbolo do país. 

Isso porque a tulipa é uma espécie vegetal que faz parte da família de plantas chamada Liliaceae, cujo diferencial é apresentar uma variedade de tipos e também de cores.

Dessa maneira, ter uma tulipa no Brasil pode ser um pouco complexo, mas possível. Uma vez que o solo e o clima brasileiro não ajudam no seu desenvolvimento. No entanto, com cuidado, dedicação e algumas dicas, dá para cultivá-las no seu jardim.

O que este artigo aborda:

Como cuidar de tulipa Como cuidar de tulipa
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como cuidar de tulipa florida?

Antes de mais nada, escolha um lugar sem muito sol. Uma vez que as tulipas gostam de sol, mas não em excesso. Portanto, posicione-as em um ambiente com sombra ou que pegue somente o sol da manhã.

Outras dicas importantes para ter tulipas saudáveis incluem:

  • Regue também sem excesso. Para isso, utilize um borrifador apenas para umedecê-las. Afinal, elas não se adaptam bem a um solo encharcado.
  • Plante em um vaso ideal. Ou seja, preste atenção ao tamanho do vaso que a sua tulipa será plantada. Normalmente, é indicado que tenha 30 centímetros e furos de drenagem para a água circular de forma correta. Ao fazer isso, divida o vaso em três camadas: uma contendo pedras, outra com terra e uma terceira usando areia.
  • Mais uma dica é fertilizar sua tulipa. Sendo assim, faça isso no começo do outono e no começo da primavera, para colaborar com o crescimento. Lembre-se de usar um fertilizante de boa qualidade, principalmente os líquidos que potencializam o crescimento.
  • Por fim, faça a manutenção. Ou seja, verifique sempre se não existem plantas pragas ou bichos que danifiquem a planta. Por exemplo, os pulgões podem ser evitados com água na medida certa. Além disso, tire as folhas e flores murchas para que o resto da flor não seja contaminada.

Como cuidar de tulipa após as flores morrem?

Agora, você precisa aprender também como cuidar da sua planta depois que as flores morrem:

  • Primeiro, quando você notar que a tulipa secou e morreu naturalmente, pare de regar e adubar a planta. Pois somente assim ela terá uma oportunidade de se desfazer por completo e você vai poder iniciar o processo de plantio novamente.
  • Bem como retire as folhas amareladas. Mas faça isso somente depois que a planta estiver completamente murcha e seca, para ajudar no novo florescimento.
  • Agora desenterre a planta e quando fizer isso irá encontrar algo parecido com uma “cebola”, que é chamado de bulbo. Então, lave-o, deixe secar, enrole em um papel toalha e guarde para que ele seja utilizado no replantio.
  • Caso a planta esteja plantada em um vaso, mova para um ambiente fresco.
  • Por fim, quando o próximo inverno chegar, é o momento de plantá-la de novo. Assim, plante a tulipa com o lado liso para baixo, e cubra o bulbo com cerca de 5 centímetros de mistura de terra, areia e composto orgânico.

Lembrando que a tulipa é uma flor muito delicada e, por isso, é essencial que o cuidado seja diário.

Qual é o melhor lugar para plantar tulipa?

Mais uma decisão importante é sobre o local de plantio. Confira: 

Vasos

Primeiramente, é recomendado plantar suas tulipas no outono. Uma vez que o bulbo da planta, que é uma parte correspondente do caule, gosta de frio para se desenvolver e favorecer o crescimento. 

Assim, quando ela for plantada, deixe a planta em um ambiente fresco, que não receba muito sol. Isso porque o processo de resfriamento melhora o seu florescimento.

No solo

As tulipas precisam ser bem plantadas nos vasos. Contudo, elas ficam ainda mais bonitas quando plantadas no jardim.

Dessa maneira, para iniciar o plantio, escolha um lugar iluminado (sem sol excessivo) e que o solo que não receba água em abundância. 

Além disso, é fundamental analisar o solo, para que esteja livre de ervas daninhas e outras pragas. Ao plantar, cave um buraco com aproximadamente 4 centímetros e coloque o lado achatado do bulbo para baixo. Após isso, cubra o buraco com terra e regue levemente, usando um borrifador.

Como plantar tulipa?

Por fim, confira as principais dicas de plantio para tulipas:

  • Opte por plantar os bulbos no outono. Uma vez que após o verão, as noites ficam mais frias e esse é o melhor momento para plantar seus bulbos. Portanto,  prefira plantar quando a temperatura do solo for acima de 15ºC. 
  • Além disso, as tulipas normalmente são postas em fileiras, para controlar a direção delas. Sendo assim, é importante que a área seja ensolarada e não muito úmida.
  • Cave buracos para os bulbos, a uns 10 centímetros de distância um do outro e cave-os de forma que se disponham com 20 centímetros de profundidade a partir da sua base. Quanto maior for o bulbo, maior deve ser o buraco. Ao fazer isso, retire raízes, rochas e outros resíduos que impedem o crescimento das tulipas.
  • Bem como regue as tulipas suavemente após o plantio. Afinal, isso faz com que elas comecem a crescer. Porém, cuidado para não molhá-las muito e apodrecer os bulbos.

Dessa maneira, ao final do processo, você terá flores para alegrar seu jardim e decorar a sua casa.

Para saber mais sobre como cuidar de tulipa, veja o vídeo do canal Nô Figueiredo.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como cuidar de tulipa: 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.