O que é distribuição de energia elétrica

Um interruptor é uma componente do circuito físico que  controla o fluxo de sinais na distribuição elétrica. Um interruptor ou manípulo permite uma ligação para abrir ou fechar. Permite a passagem de um sinal através da ligação quando esta está aberta. Quando o interruptor está fechado, corta a ligação do circuito e para o fluxo.

Os interruptores podem ser comparados com os hubs mas são mais inteligentes. Sem comutação, a comunicação com qualquer dispositivo que tenta interagir num determinado momento ocorre ao acaso entre todos os nós da rede, levando a várias colisões. 

Um hub apenas liga todos os nós da rede. Em contrapartida, um interruptor estabelece por alguns momentos um túnel elétrico entre os portos de origem e de destino que está fechado a qualquer outro tráfego. Como resultado, não há colisões durante a comunicação na distribuição elétrica.

Diferentes tipos de Interruptor

Os interruptores estão divididos em quatro categorias, nomeadamente:

  • SPST (Um Polo Acionamento Único): O SPST é um interruptor ON/OFF mais comum de uma distribuição elétrica que liga ou desliga dois terminais. Este interruptor fornece o circuito de coruja com a sua fonte de energia. O interruptor SPST é utilizado como um interruptor de luz e é também conhecido como interruptor basculante. Neste tipo de interruptor estão presentes uma entrada e uma saída;
  •  SPDT (Um Polo Acionamento Duplo): O interruptor SPDT possui três terminais, um dos quais é utilizado como entrada e os outros dois como saídas na distribuição elétrica. A principal utilização de um interruptor SPDT é num circuito de três vias para ligar ou desligar uma luz a partir de dois locais, como o topo e o fundo de uma escada; Quando o interruptor A está fechado no circuito abaixo, a corrente passa através dos terminais, mas apenas a luz A irá estar acesa, e a luz B irá estar desligada. Quando o interruptor B está fechado, a eletricidade passa entre os terminais, fazendo com que a luz ‘A’ se apague e apenas a luz B acenda. Uma fonte ou uma forma irá ser usada para controlar os dois circuitos;
  • DPST (Polo Duplo, Acionamento Único): O interruptor DPST tem dois polos, o que significa que tem dois interruptores idênticos que são colocados lado a lado. Devido à forma como este interruptor é trabalhado, os dois circuitos separados podem ser controlados simultaneamente através de um único toque. Este interruptor tem quatro terminais – duas entradas e duas o/ps – e é utilizado para ligar ou desligar dois circuitos. A principal utilização deste interruptor é no controlo de aparelhos de 240V em que ambas as tensões de alimentação devem estar ligadas enquanto o fio neutro pode estar sempre ligado. A corrente começa a passar através de dois circuitos quando o interruptor é ligado, e para quando está desligado;
  • DPDT (Polo Duplo Duplo Acionamento): Este interruptor liga as duas entradas de cada circuito independente a uma das duas saídas, o que é equivalente a dois interruptores SPDT. O número de formas que cada contato pode ser direcionado a partir dos dois contatos é determinado pela posição do interruptor. Quando está nos modos ON-ON ou ON-OFF-ON, funcionam como dois interruptores SPDT separados que são controlados pelo mesmo atuador. Só podem estar ativas duas cargas ao mesmo tempo. Qualquer aplicação que necessita de um sistema de cablagem aberto e fechado pode usar um interruptor DPDT.

O que este artigo aborda:

O que é distribuição de energia elétrica O que é distribuição de energia elétrica
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que investir em distribuição de energia elétrica?

Os Interruptores são um dos componentes mais comuns e importantes de um sistema de distribuição elétrica. Por isso, é importante escolher a qualidade e os tipos certos. Ao longo do tempo, os tipos de interruptores e as suas funcionalidades evoluíram. 

Portanto, quando estiver à procura de um fornecedor, certifique-se de que escolhe uma empresa que consiga satisfazer as suas necessidades. Pode comunicar com eles diretamente através do seu endereço de e-mail e números de telefone disponíveis no seu website.

Para saber mais sobre distribuição de energia elétrica, veja o vídeo do canal Electrica Virtual.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é distribuição de energia elétrica"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.