Renovar casas antigas: 6 dicas de arquitetos

Se você pensa que só é possível reformar sua casa fazendo obras, trocando os móveis por outros e gastando uma boa grana para isso, esse é o momento de rever seus conceitos.

Felizmente, nem todas as reformas exigem muito esforço e altos gastos.

Pelo contrário: existem formas bem mais simples de mudar seu lar e causar uma transformação real no visual da sua casa. Renovar a pintura, por exemplo, é uma das principais delas.

O que este artigo aborda:

Renovar casas antigas Renovar casas antigas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como renovar casas antigas?

Abaixo, veja 6 dicas de arquitetos para aprender como renovar casas antigas sem investir muito dinheiro.

1. Renove a pintura da casa

Renovar a pintura é um jeito prático e rápido de dar novos ares à sua casa. No entanto, você deve ter atenção à escolha das cores. Tons muito fortes e vibrantes podem se tornar cansativos.

Caso você curta ambientes bem coloridos, pode optar por dar um banho de cor em apenas uma parede do cômodo. Dessa forma, o visual não ficará pesado. Pelo contrário: trará mais ânimo para o ambiente.

2. Compre móveis novos ou restaure os antigos

Os móveis têm um peso enorme no visual de um cômodo. Por isso, se você puder, comprar novos é, sem dúvidas, uma ótima opção. Mas, se a grana estiver curta ou caso você queira gastar menos, vale a pena fazer um orçamento para saber quanto custa trocar o forro das suas cadeiras ou o tecido do seu sofá, por exemplo.

Além disso, você também pode mudar a cor dos móveis. Por serem o destaque de um ambiente, alterar a cor ou simplesmente renovar a pintura já dá uma nova cara à decoração da casa.

Adesivos coloridos também cumprem muito bem o papel de repaginar as superfícies dos móveis de forma criativa, prática, estilosa e barata.

E outra sugestão ainda mais econômica é buscar ideias na internet de Do It Yourself (DIY) – faça você mesmo, em tradução literal – e colocar a mão na massa.

3. Mude os móveis de lugar

Ao reformar qualquer ambiente da sua casa, mudar a configuração dos móveis vale muito a pena, pois muda completamente a decoração. Além disso, a mudança de layout também pode deixar o ambiente mais agradável e confortável.

4. Aposte em luminárias

Apostar em luminárias é outra forma de repaginar os ambientes da sua casa. E, a depender do design da peça escolhida, trocar ou adicionar luminárias ajuda a dar um up na decoração do lar sem ter bagunças, ou dores de cabeça.

Isso porque um projeto de iluminação bem elaborado consegue valorizar qualquer ambiente, trazendo mais leveza, sofisticação e amplitude.

Outro ponto importante que deve ser observado na iluminação são as cores das lâmpadas. Opte por cores mais quentes, como a amarela, caso a intenção seja passar uma sensação de sossego.

Já as luzes frias, como as brancas, são mais indicadas para ambientes de atividades mais acentuadas, como no espaço do home office ou na cozinha.

5. Mude os pisos com tapetes

Não se esqueça de olhar para o chão. Mas nada de trocar pisos! Pequenas inovações, como trocar os tapetes, já mudam bastante o visual.

Aqui, você pode escolher entre tapetes estampados com formas geométricas ou lisos, que são tendências na decor.

6. Troque a decoração

Por fim, outra dica simples que transforma os ambientes a qualquer momento, sem precisar de obras ou de rios de dinheiro, é trocar as peças de decoração dos ambientes.

Obras de arte, arranjos de flores, vasos decorativos e quadros são alguns bons exemplos que você consegue encontrar com facilidade para adicionar à sua décor e renovar os cômodos da sua casa.

Para saber mais sobre como renovar casas antigas, veja o vídeo do canal Oliveira Construtor.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Renovar casas antigas: 6 dicas de arquitetos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.