Você conhece os tipos de orquídeas do mato? Antes de mais nada, saiba que as Orquídeas do Mato, são cultivadas somente em lugares específicos. Uma vez que nós a encontramos somente em vegetações selvagens, ou seja, no meio de florestas.
Por isso, as orquídeas do mato preferem ambientes a céu aberto. Bem como é possível encontrar orquídeas do mato de vários tamanhos, cores e formatos. Sendo que todas elas possuem lindas flores.
No geral, o plantio de orquídeas requer que você as coloque em um ambiente adequado, independente de qual seja o grupo dessa orquídea. Assim, as orquídeas do mato não são diferentes.
O que este artigo aborda:
- Como cuidar de orquídea do mato?
- Quais são os tipos de orquídeas do mato?
- Acianthera Saurocephala
- Orquídeas do Mato Brassia
- Cattleya Granulosa
- Cattleya Júlio Conceição
- Orquídeas do Mato Cattleya Labiata
- Orquídeas do Mato Encyclia
- Orquídeas do Mato Gomesa
- Orquídeas do Mato Lipares Nervosa
- Maxillaria Schunkeana
- Rodriguezia Bahiensis
Como cuidar de orquídea do mato?
Em suma, cultivar orquídeas do mato em casa não é uma tarefa impossível, mesmo sendo muito difícil.
Uma vez que essas orquídeas precisam que o seu ambiente natural seja reproduzido para que elas consigam se desenvolver.
Dessa maneira, o hábito de retirar as orquídeas do mato de seu local natural pode causar a extinção dessas espécies.
Ainda assim, muitas pessoas querem cultivar orquídeas do mato em casa. Para isso é preciso muito conhecimento para reproduzir a iluminação é umidade do ambiente natural da planta.
Sendo assim, é um cultivo difícil para a maioria das pessoas, especialmente para os iniciantes.
Quais são os tipos de orquídeas do mato?
Primeiramente, entenda que a beleza das orquídeas do mato chamam muita atenção.
Por isso, separamos uma lista com os principais tipos de orquídeas do mato que você pode plantar. Confira!
Acianthera Saurocephala
Antes de mais nada, essa orquídea do mato é encontrada no Brasil, mas somente no Pará, Acre e Amazonas.
Assim, elas nascem em moitas e apresentam folhas ovaladas muito características. Dessa maneira, o aspecto robusto desta orquídea é causado graças a seu caule cilíndrico.
Apesar de ser ovalada, as folhas dessa orquídea são alongadas e geralmente decor amarela. Além disso, quando estão abertas, as plantas apresentam algo similar a verrugas em seu interior.
Orquídeas do Mato Brassia
Por sua vez, nós encontramos essa orquídea no Brasil, assim como em diversos lugares da América do Sul, por exemplo, Bolívia e Peru.
Bem como, essa orquídea também é chamada de “orquídea aranha” e o período de floração chega a durar semanas. Portanto, ela produz muitas flores durante o tempo de floração.
Dessa maneira, a maior parte delas são epífitas e crescem nos troncos de árvores. Por fim, ela é uma orquídea tropical e que gosta de calor e também de umidade constante.
Cattleya Granulosa
Outra espécie muito conhecida, nós encontramos a Cattleya apenas no Nordeste brasileiro. No entanto, é no Rio Grande do Norte que fica a maior concentração dessa espécie de orquídea.
Além disso, a floração pode acontecer em diferentes épocas, dependendo da região. Entretanto, de modo geral, elas florescem entre junho e julho.
Cattleya Júlio Conceição
Já a orquídea do mato Cattleya Júlio Conceição foi a primeira orquídea híbrida que apareceu no Brasil.
Atualmente, nós a encontramos em florestas e matas do Brasil, por exemplo, na região amazônica.
Seu nome foi dado em homenagem a Júlio Conceição, criador do Jardim Botânico de Santos. Mais um ponto importante é que ela possui uma floração linda, com flores brancas que duram aproximadamente 15 dias.
Também tem pouco perfume, mas apresentam um cheiro bem característico. Além disso, é uma espécie que não deve ser retirada de seu local, pois não gosta de ser replantada.
Orquídeas do Mato Cattleya Labiata
Agora, vale mencionar que você vai saber se encontrar a orquídea Cattleya Labiata durante o final do verão e o início do outono. Isso porque o perfume dela é o seu grande atrativo.
Sendo assim, é no nordeste brasileiro que você pode ter essa experiência, já que essa orquídea é conhecida como a “Rainha do Nordeste”.
Orquídeas do Mato Encyclia
Assim como acontece com a orquídea Brassia, a orquídea Encyclia é nativa da América Tropical.
Uma vez que ela também necessita de uma alta temperatura, iluminação e boa umidade para poder sobreviver.
Além disso, suas flores são pequenas e com uma grande variedade de cores. Porém, todas contam com um perfume bastante agradável.
Orquídeas do Mato Gomesa
Em suma, é possível encontrar essas plantas epífitas em locais úmidos e perto de rios. Somente os Estados do Espírito Santo e o Rio Grande do Sul contam com ela como suas vegetações.
Dessa maneira, o período de floração dessa orquídea do mato dura aproximadamente 15 dias. Bem como suas flores são pequenas e peculiares. Igual as Encyclia, a Gomesa apresenta uma grande variedade de cores e um perfume agradável.
Mas, diferente da maioria das orquídeas do mato, a Gomesa é mais fácil de cuidar. Por exemplo, a gomesa crispa e ainda a gomesa recurva.
Orquídeas do Mato Lipares Nervosa
Por sua vez, essas orquídeas preferem florestas úmidas, encharcadas e também baixas.
Ou seja, dificilmente se adaptam em uma região diferente. Sendo assim, suas pequenas flores surgem entre dezembro e fevereiro. Além disso, trata-se de um tipo bastante bonito e peculiar de orquídeas.
Maxillaria Schunkeana
Alguns Estados brasileiros têm a sorte de contar com essas orquídeas em sua vegetação. Como é o caso do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul.
Ainda que possua flores de um vermelho intenso, que pode se confundir com o preto, é difícil de se enxergar.
Uma vez que as flores são pequenas e são escondidas pela folhagem. Bem como é uma orquídea do mato que conta com muitas florações durante o ano.
No entanto, são de períodos curtos, com somente 5 dias.
Além disso, essa é uma planta que gosta de locais mais úmidos e com sombra.
No entanto, não gostam que suas raízes sejam encharcadas de água.
Rodriguezia Bahiensis
Por fim, essa é uma orquídea do mato nativa do Brasil.
Isso significa que é possível encontrar a orquídea Rodriguezia Bahiensis em nossa Mata Atlântica. Como em regiões como Pernambuco, Bahia e também Paraíba.
Dessa maneira, é uma orquídea epífita e com raízes muito finas, ainda que em maior quantidade.
As flores dela podem assumir diversas cores. Bem como essa orquídea do mato é “buquê de noiva”.
Sem comentários