Como conseguir certificado digital e-CPF

Muitos se questionam sobre como assinar o certificado e-CPF e quais são os tipos do certificado. Entender isso antes da emissão é essencial para poder começar a realizar transações online em segurança.

Os principais tipos de certificado e-CPF são o A1 e A3. Ambos possuem características próprias e podem ser utilizados para finalidades distintas.

Confira alguns detalhes sobre cada tipo de certificado, como funcionam e muito mais!

O que este artigo aborda:

Como conseguir certificado digital e-CPF Como conseguir certificado digital e-CPF
Pin It

Fonte da imagem: Unsplash

O que é o e-CPF A1?

O e-CPF tipo A1 é emitido e armazenado diretamente no computador ou notebook. Ele é um documento que possui a mesma validade jurídica do certificado físico e tem como principal objetivo autenticar atividades online realizadas pelo titular.

Para emitir um certificado e-CPF é necessário realizar o processo com uma Autoridade Certificadora ou AC legalizada pela ICP-Brasil. O processo é rápido, fácil e pode ser realizado virtualmente.

Como funciona?

O e-CPF A1 conta com validade de 1 ano e pode ser utilizado para executar uma variedade de tarefas burocráticas online com segurança e agilidade.

Com ele, é possível assinar documentos, acessar sistemas governamentais e outros.

O que é o e-CPF A3?

O e-CPF A3 também é válido em termos jurídicos. Isso significa que ele possui a mesma validade do certificado físico.

Diferente do tipo A1, ele é armazenado em cartão ou token, o que facilita o processo de uso.

Esse tipo de certificado oferece muitas vantagens ao titular e uma das principais é a segurança. Isso porque todas as informações contidas nele são protegidas, o que impede o acesso de invasores.

Como funciona?

Com validade de 3 anos e armazenado em token ou cartão, o certificado A3 pode ser acessado por meio de diferentes computadores e notebooks.

Essa alternativa é ideal para pessoas que realizam muitas transações virtuais.

Entre o E-CPF A1 e o E-CPF A3, qual escolher?

Cada tipo de certificado possui características distintas e pode atender a diferentes públicos em determinadas situações.

Ao conhecer suas individualidades, é muito mais fácil entender qual dos dois escolher.

  • Certificado A1: possui validade de 1 ano, é armazenado em computador ou notebook e é indicado para quem realiza operações online com menos frequência;
  • Certificado A3: validade de 3 anos, armazenado em cartão ou token e é indicado para pessoas que realizam processos online regularmente.

Ao escolher entre os dois tipos de certificados, é crucial avaliar suas necessidades e preferências pessoais.

Vale lembrar que os dois tipos estão de acordo com as exigências legais e é imprescindível realizar a emissão com uma Autoridade Certificadora confiável.

Como assinar o certificado e-CPF?

Se ainda se pergunta como assinar o certificado e-CPF, é importante saber que é um processo simples e rápido. As principais etapas para realizar a operação consiste nas seguintes:

  • Acesse o documento virtual ou portal de assinatura;
  • Selecione o arquivo em PDF;
  • Posicione o local da assinatura e confirme.

Com as etapas de como assinar o certificado e-CPF realizadas, basta baixar o documento e enviar para a instituição, empresa ou destinatário que deseja enviá-lo.

É importante destacar que atualmente alguns órgãos aceitam apenas assinaturas online para documentos virtuais.

Como conseguir certificado digital e-CPF

Para emitir certificados A1 e A3, seja certificado e-CNPJ ou e-CPF, é necessário contar com uma AC de confiança como a Valid Certificadora.

A Valid é uma empresa que oferece uma diversidade de certificados digitais em variados formatos.

Ao acessar o site você pode conferir os tipos de documentos disponibilizados e emiti-los de maneira rápida e prática.

Em caso de dúvidas sobre a emissão do certificado e-CNPJ ou e-CPF, é possível entrar em contato através dos canais de atendimento que incluem chat e número de telefone.

Os principais tipos de certificados são o A1 e A3, que são armazenados de forma distinta. Enquanto o A1 é emitido direto no computador, o A3 é armazenado em um token ou cartão, o que facilita caso o titular queira realizar tarefas online em mais de um dispositivo. Para obter um documento eletrônico, considere a Valid Certificadora!

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como conseguir certificado digital e-CPF"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.