Como consultar o Renavam pelo chassi

Assim como nós, os automóveis também possuem seus documentos de identidade, iguais RG e CPF. O análogo ao RG seria o número do chassi, ao CPF teríamos o Renavam. Consultar o Renavam do seu automóvel pode trazer informações valiosas que todo proprietário precisa saber, antes ou depois de adquirir o veículo.

A montadora escreve o número do chassi, 17 dígitos com informações sobre local de fabricação, modelo, tipo e tamanho do automóvel etc., para que as autoridades identifiquem fraudes em caso de furto ou roubo.

O que este artigo aborda:

Como consultar o Renavam pelo chassi Como consultar o Renavam pelo chassi
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Importância de consultar o Renavam

Consultar o Renavam é importante, principalmente, para as pessoas que adquiriram um automóvel seminovo, mas também para o próprio proprietário, já que o número do veículo em mãos facilitará alguns trâmites legais, como veremos.

O Denatran registra os automóveis com 11 dígitos em seu banco de dados e toda alteração e atualização do automóvel será feita a partir do Renavam de 11 dígitos, logo, consultar o Renavam significa descobrir tudo o que está associado ao veículo, como:

  • Valor de multa;
  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Número do Chassi;
  • Restrições;
  • Sinistros;
  • Alteração de propriedade;
  • Furtos e outras irregularidades associadas.

Nesse sentido, consultar o Renavam é essencial para quem adquire um veículo automotor seminovo e usado. Hoje em dia, pagar o IPVA, licenciamento e multas dos automóveis é fácil através dos aplicativos de bancos, e empresas particulares, como a Zapay. É possível ainda, por meio digital, realizar o parcelamento de multas Detran DF. Mas, para isso é preciso consultar o Renavam.

Atualmente, também já soa ultrapassado andar com o Certificado de Registro e Licenciamento do automóvel impresso, esquecido no porta-luvas do carro. Basta puxar o Renavam e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Como consultar o Renavam pelo chassi

Inúmeros sites disponibilizam a consulta do documento do automóvel. A única fonte confiável, no entanto, será a consulta pelo Sistema Nacional de Gravames. Para consultar o Renavam na plataforma será preciso ter em mãos o número do chassi, que pode ser identificado em locais estratégicos como bloco do motor, painel e na porta do motorista.

Casos de fraude veicular no país aumentam gradativamente, por isso é importante consultar o chassi em todos os locais de inscrição para garantir que ele não tenha sido adulterado por outro proprietário.

O chassi, ao contrário do Renavam, conta com 17 dígitos e os sinais de alteração são marcas de solda ou algum dos números riscados e apagados.

Tendo os 17 dígitos em mãos você poderá consultar o Renavam pelo chassi de forma segura, além de descobrir outras informações valiosas sobre seu automóvel.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como consultar o Renavam pelo chassi"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.