Como aparar a barba: 3 formas

Quer aprender como aparar a barba corretamente? Antes de mais nada, saiba que os fios da barba crescem em velocidades diferentes.

Ou seja, eles não crescem de forma uniforme. Dessa maneira, é bastante comum a barba começar a ter alguns pelos apontando para fora.

Isso faz com que ela ganhe um aspecto desgrenhado e sem forma, que você deve evitar.

Sendo assim, o melhor jeito de corrigir isso e garantir um visual mais alinhado é aparando os fios que crescem mais rapidamente.

Portanto, existem algumas maneiras diferentes de fazer isso, dependendo da sua preferência ou habilidade.

Ou seja, caso você não tenha muita prática ou segurança usando a tesoura ou a máquina de barbear, a primeira dica é aparar com um bom barbeiro e pedir algumas dicas para ele também. 

O que este artigo aborda:

Como aparar a barba Como aparar a barba
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como aparar a barba com tesoura?

Primeiramente, essa é uma técnica que necessita de certa prática. No entanto, quando é feita com calma e cuidado, é uma das que possibilita o melhor resultado. Para isso, você só precisa de um espelho, uma tesoura e também de um pente.

Antes de começar, lave a sua barba usando um Shampoo de Barba. Uma vez que é fundamental ela estar livre de qualquer sujeira e também bem hidratada. Após secar bem, siga os passos:

  1. Comece penteando a barba toda para tirar nós e desembaraçar os fios;
  2. Depois, comece aparando pelos lados do rosto. Aqui a dica é passar o pente bem devagar pelos pelos. 
  3. Assim, você vai perceber que os fios maiores apontam para fora do pente. Nesse momento segure o pente na posição utilizando-o como guia e corte os fios que estão maiores. Dessa maneira, o pente impede que você corte por acidente os fios menores.
  4. Ainda utilizando o pente como referência, corte também os fios maiores no queixo.

Já o bigode você pode querer deixá-lo maior e utilizar uma Cera de Bigode para deixar os fios voltados para as laterais, impedindo que eles entrem na boca. Porém, se tem fios maiores te incomodando, penteie o bigode todo pra baixo e note quais são os fios que destoam no tamanho. Assim como fez com a barba, corte a ponta dos fios.

Como aparar a barba usando máquina de barbear?

Em suma, ao usar uma máquina de barbear o processo fica um pouco diferente.

  1. Inicie o processo lavando a barba com o Shampoo de Barba e seque bem. Sendo assim, evite aparar a barba com os pelos molhados.
  2. Então, comece sempre pelas laterais. Ou seja, a dica é usar um pente com um número maior e passar a máquina no sentido dos fios, buscando evitar que ela corte mais do que é necessário.
  3. Agora, para o queixo e bigode, o ideal é usar a máquina sem pente algum e utilizar um pente de madeira como guia, assim como é para aparar com a tesoura.
  4. Por fim, entenda que com a máquina a chance de um acidente é muito maior. Afinal, basta um espirro para ficar com uma clareira no seu rosto.

Dessa maneira, é preciso ter paciência e também persistência. Ou então procurar um bom barbeiro por perto de você.

Como raspar o pescoço e outras regiões do rosto?

Em suma, não importa qual a técnica que você utilizou para aparar os fios desgrenhados, você pode precisar raspar o pescoço ou então  regiões do rosto para manter o formato da barba bem delineado.

Sendo assim, é aqui que muita gente acaba errando e cortando mais onde não é necessário. Nesse caso, a dica é usar um Gel de Barbear ao invés das espumas tradicionais, que podem cobrir as áreas nas quais você quer raspar.

Por sua vez, o Gel é transparente. Isso significa que você pode ver exatamente onde irá passar a lâmina.

Além disso, usar o Gel de Barbear é muito simples. Ou seja, basta umedecer o rosto (de preferência com água morna para poder abrir os poros) e passar uma pequena quantidade do gel na área que você quer barbear.

Após raspar com uma lâmina, enxágue com água fria para fechar novamente os poros e utilize o Balm de Barba como um pós barba, sobre o rosto e também nos pelos da sua barba. Uma vez que ele tem a função de hidratar os fios e ajudar na cicatrização da pele.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como aparar a barba: 3 formas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.