Como calcular porcentagem no Excel: 4 fórmulas

O Microsoft Office Excel, também conhecido como Office Excel ou apenas Excel, é um software da Microsoft.

É um programa que gera planilhas, que antes eram feitas apenas com papel. O programa foi lançado em 1985 para a plataforma MAC da Apple.

Ele foi criado para competir com o Lotus 1-2-3 que avançou no mercado.

A primeira versão do Windows foi lançada em 1987 e, após esse ano, a Microsoft lançou várias novas versões do Excel, geralmente a cada dois anos.

Na época de seu lançamento, o Excel foi alvo de um processo bastante polêmico, pois já existia um pacote de software com esse nome e a patente foi registrada.

O tribunal decidiu que a Microsoft deveria chamar o programa de “Microsoft Excel”. Esta decisão foi respeitada pela Microsoft em um curto período de tempo. Alguns anos depois, a empresa resolveu o conflito comprando a patente “Excel”.

O Excel revolucionou as planilhas e cresceu mais rápido que a concorrência.

O programa fez muitas alterações na interface do usuário, porém, mantém o padrão de organização de linhas e colunas. É o primeiro produto que permite aos usuários modificar facilmente fontes, cores e tamanhos.

A partir de 2003, o Excel implementou o VBA (Visual Basic for Applications), uma linguagem de programação criada com base no Visual Basic que ajuda a automatizar determinadas funções do programa.

O VBA apresenta um problema sério, a suscetibilidade do Excel ao vírus Macro. Esse problema foi corrigido quando o software antivírus começou a detectar esses vírus.

O Excel permite realizar cálculos matemáticos avançados em planilhas, recurso que torna o programa ainda mais popular.

Semelhante a uma planilha no Excel como base para um banco de dados. Você pode adicionar dados de uma planilha do Excel ao banco de dados.

O programa também é amplamente utilizado para armazenar dados sobre compras e vendas de produtos, custos e orçamentos domésticos.

No Excel 2007, como em outras versões, quando você abre um novo arquivo, três planilhas são abertas (cada planilha tem 16.384 colunas e 1.048.576 linhas).

Estes fazem parte do mesmo arquivo de programa.

Se você preencher todas as linhas e colunas com o máximo de caracteres possível, o arquivo resultante terá aproximadamente 9.223.090.561.878.070.000 bytes.

É difícil alguém chegar a esse nível, mas as grandes empresas podem usar o programa à vontade sem se preocupar em atingir o limite.

O que este artigo aborda:

Como calcular porcentagem no Excel Como calcular porcentagem no Excel
Pin It

Fonte da imagem: Pixabay

Como calcular porcentagem no Excel?

Saber como calcular porcentagem no Excel não é difícil. De um modo geral, uma porcentagem representa um valor dividido por 100.

Ou seja, quando você pensa em 50% de um valor, isso significa que você tem que multiplicá-lo por 50 e depois dividir o resultado por 100.

Como os cálculos de porcentagem podem ser mais abrangentes do que os exemplos acima, pode ser explorado alguns casos, como calcular uma porcentagem de um valor em relação a um total, lucro ou até mesmo envolver um desconto.

Para não precisar multiplicar alguns valores decimais por 100 ao final do processo e facilitar o cálculo, selecione a célula à qual deseja adicionar a porcentagem, clique em “Geral” no menu superior e escolha “Porcentagem”.

Porcentagem de algum valor

Nesse caso mais objetivo, se você quiser calcular o percentual acima de um valor, basta multiplicar pelo seu percentual.

Selecione uma célula, insira o sinal de “igual” (=), insira o valor inicial (ou nome da célula), o sinal de “multiplicação” (*), o valor percentual, seguido de seu sinal (%).

Na verdade, para calcular 20% de 200, seria “=B2*20%”. Pressione “Enter” para ver o valor final.

Porcentagem de um valor em relação a outro

Se o objetivo é calcular a porcentagem de um número em relação ao total, o processo envolve pegar o valor em questão e dividi-lo pelo total.

Selecione a célula, digite o sinal de “igual”, insira o valor total, adicione uma “barra” (/) e inclua o valor total (ou sua célula). Para cálculos múltiplos, você pode usar a opção ($) para bloquear o valor, por exemplo, “B$9”;

Para este exemplo, o resultado seria “=B9/B2”.

Somar porcentagem no Excel

Para adicionar uma porcentagem de um valor, como o valor dos juros em um boleto de pagamento atrasado, você basicamente pega o valor inicial, aplica um percentual sobre ele e depois adiciona ao valor inicial.

Neste caso, trata-se basicamente de uma aplicação mais específica das opções listadas acima, portanto alguns passos serão semelhantes.

Selecione uma célula, digite “igual”, insira o valor inicial, o sinal de mais (+), insira novamente o valor inicial multiplicado (*) pelo valor percentual e, em seguida, insira seu sinal (%);

Para este exemplo, 200 reais mais 3% de juros resultam em “=B2+B2*3%”.

Descontos no Excel

Para subtrair uma porcentagem, como o valor do desconto de um produto, o processo é semelhante ao do item anterior. Nesse caso, você precisa subtrair o valor, não adicioná-lo.

Selecione uma célula, digite “igual”, insira o valor inicial, um sinal de menos (-), insira novamente o valor inicial multiplicado (*) pelo valor percentual de desconto e insira seu sinal (%);

Para este exemplo, aplicar um desconto de 50% a R$200 resultaria em “=B2-B2*50%”.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como calcular porcentagem no Excel: 4 fórmulas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.