Como conciliar trabalho casamento e filhos

Como sabemos, a rotina dos dias atuais é bastante exigente, afinal, lidar com reunião de pais, trabalho acumulado, dever de casa dos filhos, contas a pagar e diversas outras coisas, faz com que o dia a dia das famílias seja bastante desafiador. 

Pensando nesse desafio, separamos aqui em nosso artigo algumas dicas de como conseguir conciliar trabalho, marido e filhos para que o dia a dia das famílias se torne menos cansativo e mais harmonioso. Continue a leitura e confira as principais dicas. 

O que este artigo aborda:

Como conciliar trabalho casamento e filhos Como conciliar trabalho casamento e filhos
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Saiba separar o ambiente familiar do ambiente profissional

A primeira e mais valiosa dica para que você consiga conciliar trabalho, marido e filhos é saber separar o ambiente familiar do ambiente pessoal, e apesar de parecer uma dica boba, essa questão está totalmente ligada com a definição das prioridades. 

Nesse caso, é importante você ter em mente que, apesar do seu trabalho ser o principal responsável para que você consiga proporcionar coisas boas aos seus filhos, a sua prioridade deve ser sua família, ou seja, seu marido e seus filhos, sendo assim, você deve priorizar em passar seus momentos com eles, e não no trabalho. 

Para isso, estipule seus horários de trabalho e entenda que, após o encerramento do expediente, sua atenção deve estar voltada somente para sua família e para os momentos que vocês poderão passar juntos. 

Cobre-se menos

Se cobrar menos também é uma dica valiosa para que você consiga conciliar as três coisas mais importantes da sua vida: seu marido, seus filhos e seu trabalho.

Apesar de muitas pessoas não perceberem a relação, essa dica está totalmente associada com a dica anterior, afinal, ao saber separar os ambientes e definir quais serão as suas prioridades, você conseguirá se cobrar menos e entender sua importância em cada uma das três funções: como esposa, como mãe e como profissional.

Para isso, é claro que você deve focar sempre em dar seu melhor, porém, tenha em mente que caso algo não saia conforme você planejou, está tudo bem e você terá outra oportunidade para fazer melhor.

Além disso, essa dica está totalmente associada com a questão de entendermos que nós, seres humanos, somos seres falhos, passíveis de erro, e isso não pode fazer com que nossa capacidade de melhorar seja anulada. 

Seja uma pessoa compreensiva e paciente

Além de se cobrar menos, outra dica interessante para que você consiga conciliar trabalho, marido e filhos é ser uma pessoa mais compreensiva e paciente, e isso está totalmente relacionado com a questão de você não descontar seu estresse de trabalho, por exemplo, no seu marido e nos seus filhos. Nesse caso, sempre antes de falar, pense se você não estará magoando-os. 

Reserve um momento exclusivo com seus filhos

Reservar um momento exclusivo com seus filhos também é uma dica que vale a pena ser mencionada e que, com certeza, fará com que você consiga conciliar sua rotina da melhor maneira possível.

Nessa situação, você deve pensar em programações que sejam do agrado do seu filho e que façam com que ele se sinta ainda mais especial, como, por exemplo, um passeio ao shopping, uma ida ao cinema, uma ida na loja de roupas que seu filho mais gosta, dentre diversos outros programas que podem ser realizados entre mãe e filho sem nem precisar sair de casa. 

Separe um tempo com seu marido

Assim como é importante você ter um momento exclusivo com seu filho, é essencial que você consiga separar um tempo para ficar a sós com seu marido. Nessa situação, a dica é que vocês deem prioridade para os programas que reacendam em vocês a chama do amor, a qual foi afetada diretamente pela correria e estresse do dia a dia.

Para isso, vocês podem planejar uma viagem juntos, por exemplo, ou investir em algo mais simples, sem precisar sair de casa, como um jantar a luz de velas com itens de mesa posta, que além de deixarem o clima mais romântico, farão com que vocês se sintam mais à vontade. 

Pense em programas que você, seu marido e seu filho possam fazer juntos

Após ter seu momento só com seu filho e só com seu marido, é interessante que você separe um tempo para que vocês três possam curtir e aproveitar juntos. Para isso, vocês podem pensar em algo para fazer dentro de casa mesmo, ou podem pensar em ideias que vão além, como uma viagem em família, por exemplo, onde além de aproveitarem os momentos juntos, vocês conseguirão se desligar da rotina e do estresse do dia a dia. 

Além disso, no caso da viagem, uma dica de destino interessante são as praias, que são locais mais calmos e tranquilos, e com certeza farão com que você retorne para a sua rotina com muito mais energia. 

Assim, ao seguir algumas dessas dicas, você com certeza fará com que seus momentos em família possam ser bem mais aproveitados, além disso, conseguirá conciliar as três coisas mais importantes: marido, filhos e trabalho. 

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como conciliar trabalho casamento e filhos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.