Como desentupir máquina de café: 4 passos

Para os amantes de café não há nada mais satisfatório do que ter uma máquina de café em casa, elas são práticas, rápidas, modernas e ficam super bonitas em qualquer ambiente.

Porém, com o passar do tempo é preciso tomar alguns devidos cuidados, como, desentupir a cafeteira, é normal que isso aconteça devido a vários pontos diferentes, como o pH da água, por exemplo. Isso acontece, pois a máquina de café é um eletrodoméstico usado diariamente pelas pessoas, seja em casa, escritórios, lojas, etc, o fato é que todo mundo adora tomar um cafezinho na volta do dia.

A rapidez com que se faz um café por essas máquinas faz com que cada dia mais elas estejam presente na vida das pessoas, mas muitas vezes os cuidados com o equipamento faz com que ela não tenha o seu tempo de vida útil estimado, deixando de fazer cafés e gerando mais gastos para que tem esse tipo de máquina.

Então, se você não deseja mais ter gastos com cafeteiras e nem comprar outras novas, é preciso fazer a higienização do aparelho com frequência, especialmente para desentupir a máquina.

Hoje ao longo deste artigo você vai aprender alguns processos de higienização que podem te ajudar a desentupir a máquina de café. Então não perca nenhuma dica e mantenha sua cafeteira sempre limpa para não lhe causar problemas e você continuar tomando seu cafezinho. 

O que este artigo aborda:

Como desentupir máquina de café Como desentupir máquina de café
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como desentupir máquina de café?

  1. Coloque água no reservatório com uma mistura de água com vinagre branco comum;
  2. Coloque o filtro e permita que a máquina complete a metade do seu ciclo normalmente;
  3. Deixe a mistura de água com vinagre agindo por pelo menos 15 minutos dentro da máquina de café, o vinagre vai agir para que as sujeiras possam desimpregnar no interior da máquina. Depois disso ligue novamente a cafeteira e deixe o ciclo se completar completamente;
  4. Retire a água com vinagre, e depois encha novamente o cartório com água fria, deixe completar pelo menos 3 vezes o ciclo para ter certeza que o vinagre e a sujeira sai completamente.

O entupimento muitas vezes acontece, pelo fato que dá água usado para preparar o café estar cheia de minerais, como o processo de calcificação que pode fazer com as máquinas de café fiquem entupidas.

Com isso os minerais presentes na água ficam acumulados dentro da cafeteira, muitas pessoas não sabem que esse processo pode acontecer e infelizmente não pode ser evitado.

E quanto mais alto o pH da água mais rapidamente o processo de calcificação pode ocorrer e isso acontece com qualquer tipo de máquina de café, seja profissional ou doméstica.

Abaixo vamos dar algumas orientações que podem ajudar no desentupimento da sua máquina, vale ressaltar que para cada máquina o fabricante indica que seja feita um processo, por primeiro leia o manual de instruções, o que ensinaremos baixo é uma forma simples que não vai danificar seu equipamento doméstico, mas se o problema não for resolvido chame um técnico ou leve a máquina em uma assistência.

Seguindo todos esses passos com certeza resolverá o problema de entupimento da sua máquina de café, caso não resolva lembre-se de procurar por ajuda profissional.

De quanto em quanto tempo que preciso desentupir?

As máquinas de café hoje em dia geralmente tem um tempo programado pelo próprio fabricante que determina que depois de alguns litros e cápsulas usadas é chegado o momento de fazer a limpeza da sua máquina de café.

Cada modelo tem um tempo diferente programado, mas de maneira geral é interessante que realize limpezas leves toda semana  e as mais pesadas mensalmente, além disso, você pode reparar se a sua máquina está apontando que está com algum problema e por conta da acidez da água em algumas regiões a manutenção pode ser feita até mesmo antes do prazo determinado.

Posso fazer a manutenção sozinho ou preciso de um técnico?

A manutenção de uma cafeteira não é muito elaborada, mesmo sem compreender a fundo você consegue realizar uma boa manutenção eliminando problemas superficiais e economizando em caso de precisar de auxílio de mão de obra de terceiros.

Com isso, caso a sua cafeteira seja uma tradicional, a manutenção pode ser feita por você mesmo, não necessita de auxílio da fábrica ou contratar um técnico, dada a simplicidade de sua composição.

Porém, caso você possua uma cafeteira profissional, voltada para estabelecimentos, o mais indicado mesmo que você compreenda sobre mecânica e manutenção é buscar um técnico, enviar de volta para a fábrica ou então entrar em contato com o suporte, pois, esses itens são muito mais complexos e em caso de manutenção realizada por conta própria pode perder a garantia e piorar a situação.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como desentupir máquina de café: 4 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.