Como economizar com plano de saúde: 4 dicas

Saber como economizar com plano de saúde é essencial, pois, os cuidados com a saúde estão entre os principais gastos no orçamento pessoal e familiar.

Por isso, contratar um plano de saúde é fundamental para garantir toda a sua segurança. Mas para não afetar o seu orçamento, o plano de saúde precisa caber no seu bolso!

E ao contrário do que muitos pensam, um plano de saúde não precisa ser caro para ser bom. É possível economizar na hora de contratar um plano de saúde, garantindo uma boa cobertura e excelente atendimento a um preço justo.

Fizemos uma lista com dicas simples para você economizar com plano de saúde. Conhecer mais detalhes sobre planos e fazer uma boa pesquisa são fatores importantíssimo para fazer a melhor escolha. Confira as nossas dicas abaixo:

O que este artigo aborda:

Como economizar com plano de saúde Como economizar com plano de saúde
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que ter plano de saúde?

Um erro muito comum na hora de contratar o plano é escolher a opção mais robusta, o que nem sempre é necessário. Com isso, muitas pessoas contratam o plano e depois de um tempo percebem que não usam a maior parte dos seus benefícios.

Dessa maneira, uma boa dica é entender quais são as suas necessidades de saúde. Isso significa fazer uma lista com as suas principais questões médicas e isso vai de acordo com o seu estilo de vida.

Você possui alguma doença pré-existente? Já faz algum tratamento? Tem casos recorrentes de alguma doença na família? Faz acompanhamento em alguma especialidade médica? Responda essas perguntas antes de escolher o seu plano de saúde.

Dessa maneira, você pode escolher o plano que lhe atenda e não o plano o mais caro. Isso é muito importante porque a maioria das pessoas faz uso de necessidades básicas de saúde como consultas de rotina e exames de baixa complexidade. Com isso, seria possível economizar escolhendo um plano com cobertura básica.  

Como economizar com plano de saúde?

1. Contrate um plano de saúde empresarial sendo MEI

Com o aumento das formalizações de trabalhadores como MEIs (microempreendedores individuais) no Brasil, há uma boa opção para economizar com plano de saúde. O MEI pode contratar um plano de saúde empresarial e pagar bem mais barato do que ao contratar um plano de saúde individual.

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), um plano de saúde para MEI custa cerca de 35% menos do que planos de saúde individual. Além disso, os planos empresariais possuem cobertura mais abrangente e qualificada por um preço muito menor.

Então se você é MEI e tem um CNPJ ativo há mais de seis meses, você pode aproveitar essa vantagem para economizar com plano de saúde.

2. Considere opções de abrangência regional

Essa é uma dica importantíssima que garante uma boa economia no plano de saúde. As operadoras de saúde oferecem planos com abrangência regional, nacional e internacional. E se você não é uma pessoa que viaja muito, uma boa dica é optar por planos de cobertura regional.

Dessa forma, você garante atendimento em todo o seu estado, de acordo com a cobertura e rede credenciada do plano. E com isso, você pagará bem menos do que se contratasse um plano com abrangência nacional, que garante cobertura e atendimento por todo o país.  

3. Faça uma boa pesquisa

Para economizar com plano de saúde, você precisa pesquisar bastante. Há muitas opções oferecidas por operadoras no mercado e o ideal é que você não faça a escolha de primeira. A dica é fazer uma boa pesquisa antes de escolher o seu plano.

Com isso, você poderá listar as principais operadoras do mercado, buscando sempre se atentar pelas críticas e notas das empresas em sites especializados como o Reclame Aqui. Se possível pergunte a familiares e amigos para saber mais sobre a experiência deles com algumas operadoras.

Por isso, busque fazer simulações de planos de saúde nas principais operadoras do mercado. Assim, você ainda pode tentar negociar preços ainda mais baixo do que os obtidos na simulação. Ninguém quer perder negócio, as operadoras sempre estão dispostas a negociar, ainda mais quando o cliente possui outros orçamentos de planos em mãos!

4. Encaixe o plano de saúde no seu orçamento

Considerando que você seguiu as dicas acima, agora você já tem uma lista com os principais planos que atendem as suas necessidades de saúde. Agora é a hora crucial para escolher o melhor e contratar!

Para isso, faça uma lista dos seus gastos mensais fixos e variáveis e inclua as opções de planos. Assim, você pode ter uma noção se o plano cabe no seu orçamento e em que ele o pode ajudar, principalmente, se você ainda não tem plano e faz consultas avulsas quando precisa.

Faça as contas para entender como o plano de saúde pode te ajudar a economizar com outros gastos no curto e médio prazo. Além disso, veja se o plano se encaixa no seu orçamento. Caso fique apertado, a dica é voltar a negociar com a operadora para tentar baratear ainda mais o valor.

Para saber mais sobre como economizar com plano de saúde, veja o vídeo do canal Convênio Certo.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como economizar com plano de saúde: 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.