Como fazer pipa simples: 15 passos

Quer aprender como fazer pipa simples? Em suma, em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar sobre pipas, ou até mesmo ter brincado com uma. Uma vez que esse é um dos brinquedos mais antigos e conhecidos em todo mundo.

Sendo assim, são fáceis e divertidas de fazer, vale a pena ensinar as crianças a brincar com pipa. Bem como essa é uma tradição que atravessa gerações.

Além disso, empinadas ao ar livre, as pipas voam graciosas, em alturas que chegam a perder de vista. Ou seja, é uma diversão certa para toda a família.

O que este artigo aborda:

Como fazer pipa simples Como fazer pipa simples
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que precisa para fazer uma pipa simples?

Antes de mais nada, o processo todo é muito simples, basta seguir o passo a passo e ter um pouco de concentração. Por isso, muitas crianças conseguem excelentes resultados.

Nesse caso, os materiais necessários para fazer uma pipa simples são leves e simples de encontrar.

Por exemplo, você vai precisar de vareta de pipa (vareta de bambu), saco plástico e linhas. Dessa maneira, essa é a alternativa econômica para as pipas feitas com papel, que utilizam folha de seda. Aqui a principal vantagem, é que a sacola não rasga facilmente, podendo voar muitas milhas na ponta da linha.

Como fazer pipa simples?

Agora, confira como fazer sua própria pipa. Confira:

Comece cortando as varetas de bambu

Primeiramente, a estrutura principal vai precisar de duas varetas de pipa. Sendo uma com 50 cm e outra contendo 60 cm.

Cole as varetas

Depois, cruze as varetas de forma que a menor fique aproximadamente 10 cm abaixo do palito maior. Então, cole exatamente no ponto no qual as varetas se cruzam.

Enrole um pedaço de barbante no local onde as varetas ficam juntas

Agora, para garantir que as varetas fiquem mesmo presas uma à outra, enrole um pedaço de barbante bem no ponto da interseção. Dessa forma, a pipa fica mais firme contendo uma camada plástica.

Realize um pequeno corte perto das pontas das varetas

Nesse caso, a 2,5 cm das pontas você irá fazer um pequeno corte, similar a um dente nas varetas. Uma vez que esses cortes são para enrolar a linha estrutural da sua pipa.

Pegue mais um pedaço de barbante e enrole próximo do corte feito

Por sua vez, pegue um pedaço grande de barbante para enrolar ele entre as suas varetas, nos cortes realizados nas pontas. Dê cerca de quatro voltas em cada uma das varetas antes de passar para a próxima ponta.

Lembre-se de esticar bem o barbante

Ao enrolar o barbante nesses recortes, você vai dar 4 voltas até que fique bem firme. Faça isso continuamente até notar que o barbante está bem esticado. Isso é fundamental para quando a pipa estiver no ar.

Repita todos os passos até obter o recorte de origem

Sendo assim, quando você terminar de passar o barbante em todos os dentes das varetas, chegando na vareta de origem, você vai perceber que existe um desenho de diamante.

Agora corte o plástico

Chegou o momento de cortar o pedaço de plástico que vai cobrir a pipa. Então, recorte um pedaço maior, que tenha sobras. Ou seja, você consegue ter uma pipa de sacola plástica do supermercado ou então escolher sacos de lixo que são mais resistentes e esticam mais.

Desenhe o contorno da pipa na sua sacola

Nesse passo você deve colocar a estrutura da pipa no saco plástico. Para isso, utilize uma régua para delinear a forma da pipa bem na superfície do plástico.

Corte o plástico seguindo o contorno

Dessa maneira, deixe uma sobra de 5 cm para os pontos delineados nesse plástico para sua pipa. Aqui é importante recortar com cuidado.

Posicione bem a estrutura da sua pipa

Agora você deve colocar a estrutura da sua pipa no plástico que você cortou. Para isso, mantenha ela alinhada no centro e lembre-se de deixar a margem de 5 cm necessária.

Bem como dobre as pontas sobre as varetas e cole usando fita adesiva. Caso prefira, é possível incrementar sua pipa utilizando uma camada fina de tinta ou então pequenas fitas de papel em suas bordas.

Faça um furo pequeno bem no centro do plástico

Sendo assim, você irá fazer um furo bem no ponto no qual as varetas se cruzam. Basta realizar  um pequeno furo com a ponta da tesoura. Isso vai servir para poder amarrar o plástico nas varetas.

Fixe a vareta central com usando barbante

Depois recorte aproximadamente 50 cm de barbante e coloque uma das pontas no buraco que fez usando a tesoura. Então, realize um nó em volta dos palitos e termine apertando bem.

Prenda a outra ponta do barbante bem na extremidade inferior da pipa

Em suma, pegue a outra ponta do barbante e leve até a parte de baixo da pipa. Assim, realize um nó e aperte bem.

Coloque a rabiola

Por fim, só falta a rabiola da pipa. Para isso, basta pegar um pedaço de fita de cetim e amarrar bem na ponta. Ou então você pode recortar pequenas fitas de plástico. Uma vez que a rabiola é essencial para manter a pipa estável quando ocorre vento forte.

Pronto, sua pipa está feita!

Como empinar pipa?

Sendo assim, está na hora de conferir algumas dicas sobre como empinar pipa:

  • Espere por um dia de vento;
  • Encontre um local alto para conseguir subir a pipa;
  • Então, segure bem atrás da pipa e fique de costas para o vento. Agora solte devagar a linha até que a pipa comece a ganhar altitude;
  • Caso o vento esteja forte o suficiente, sua pipa irá flutuar bem rápido;
  • Assim solte a pipa e puxe a linha com suavidade enquanto ela voa. Isso faz com que a pipa aponte para cima e suba mais;
  • Não empine pipa próximo da rede elétrica e postes. Uma vez que isso pode colocar sua vida em risco;
  • Por fim, nunca utilize cerol ou linha chilena.

Para saber mais sobre como fazer pipa simples, veja o vídeo do canal Adriano Henrique.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer pipa simples: 15 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.