Como lubrificar esteira elétrica

Manter uma boa rotina de exercícios, alimentação e práticas saudáveis não é nada simples, sejamos sinceros, é muito mais confortável ficar deitado no sofá assistindo série do que levantar para fazer aeróbico, suar e depois ter que tomar banho.

Pois é, com todos os esforços que uma boa vida saudável exige, seja resistir a tentações fora da dieta, rotina de treino, cansaço do trabalho, a pior coisa seria mesmo você respeitando tudo isso e cumprindo as suas obrigações e mesmo assim os seus resultados serem abaixo do esperado.

Esse é o pesadelo de quase todas as pessoas que praticam exercícios com finalidades estéticas ou de saúde, ainda mais se o que estiver causando prejuízos for algo bobo que pode ser resolvido com pouquíssimo tempo.

Por mais que fazer as práticas da esteira possa parecer algo bobo, a manutenção constante e cuidado com seus equipamentos não está ligado somente a perda do item, na verdade, realizando todos os procedimentos indicados você está sim, prolongando a vida  útil do item, mas o principal ponto nem sempre é visto.

Tenha em mente que a sua esteira é um local de exercícios, no qual você passa uma parcela do seu dia, sendo assim já exige uma quantidade de cuidado e manutenção, porém, não é simplesmente uma parte do dia, são momentos de exercícios, o que faz com que todo cuidado seja pouco, uma vez que lesões e machucados podem ocorrer facilmente.

Por isso, é tão importante saber como realizar a manutenção de uma esteira de corrida, os seus procedimentos corretos para o bom uso, qual é a hora de trocar peças e muito mais, uma lesão ocasionada por mau funcionamento, é muito comum, seja um passo em falso, ou então a esteira que trava na parte interna pode te afastar das corridas e pôr tudo o que já foi feito a perder.

Por esta razão, todo cuidado é pouco, principalmente se você for uma pessoa que corre em altas velocidades que qualquer coisa como um tropeço ou distração pode causar sérios problemas, agora imagine se a lixa para de funcionar, ou trava os machucados estarão certos.

O que este artigo aborda:

Como lubrificar esteira elétrica Como lubrificar esteira elétrica
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que lubrificar esteira?

Não há como negar, apenas falando sobre “lubrificação de lona de uma esteira” pode parecer algo bobo e desnecessário, assim como regulagem e tensionamento, coisas que podem ser feitas de qualquer forma ou até mesmo ignoradas.

Primeiro, que a lubrificação é essencial para o funcionamento do equipamento, caso seja feita da maneira correta aumenta a vida útil da esteira, diminui o atrito entre a lona e o deck de corrida, melhora os impactos que os seus pés causam na esteira, evitando lesões e machucados no longo prazo e garantem que as informações que aparecem à frente do corredor esteja correta desde a velocidade, calorias queimadas e até mesmo a quilometragem.

Como lubrificar esteira elétrica?

Compreendendo que o processo de lubrificação é essencial e gera ganhos para você em todas as áreas, podemos partir para as instruções e confiar que você vai seguir o cronograma de lubrificação da maneira correta do equipamento.

Cada modelo e marca de esteira de corrida tem a sua indicação do intervalo de tempo no qual o silicone deve ser ministrado, por isso, a primeira coisa a se fazer é pegar o manual e ir nas páginas dedicadas para manutenção do equipamento.

A média é que o item deve ser lubrificado com mais ou menos 15 horas de uso. Ou seja, se você corre uma hora por dia fazendo o processo duas vezes por mês já é o suficiente.

Todas as esteiras novas já vem com o silicone específico e indicado pela fabricante, porém, ele não dura por muito tempo, caso o seu tenha acabado, pode ser encontrado em lojas de esporte ou então na internet em diversas plataformas de ecommerce.

No manual também estará explícito a quantidade de  silicone que deve ser colocada, por isso você deve seguir o que a fabricante indica.

O silicone deve ser colocado na parte de baixo da esteira, na área entre a plataforma e a lixa, não tenha medo levantar lateralmente o item, pois, quanto mais no centro da plataforma o silicone for colocado melhor será o efeito.

A aplicação deve ser feita com cerca de 15 ml de silicone, tenha muito cuidado com a quantia, uma vez que, pouco silicone vai fazer com que o atrito da lona cresça e fique cada vez mais ressecada.

Passar da quantidade indicada vai gerar também problemas e mau funcionamento, pois ele vai se acumular no eixo traseiro podendo sujar o chão mas ao chegar ao eixo dianteiro a substância vai se espalhar para as engrenagens e correia, fazendo com que a esteira começa a patinar o que pode causar quedas e escorregões.

Por isso, respeite a frequência de lubrificação e quantidade.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como lubrificar esteira elétrica"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.