6 aplicações da inteligência artificial na educação

A inteligência artificial é utilizada nos mais diversos setores, como comerciais, em pesquisas, laboratoriais, educacionais e muitos outros. Mas como a inteligência artificial pode ajudar na educação?

Afinal, embora a gente saiba que a inteligência artificial está nesse meio, muitas vezes é difícil saber como de fato ela ajuda na educação.

Por isso, nesse texto vamos te explicar melhor como a inteligência artificial pode ajudar na educação.

O que este artigo aborda:

Aplicações da inteligência artificial na educação Aplicações da inteligência artificial na educação
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quais são as aplicações da inteligência artificial na educação?

Pode trazer muitas contribuições para os processos educacionais, com sistemas digitais avançados, solução de problemas, tomada de decisões de forma automatizada com base em leitura e interpretação de dados.

Veja a seguir o que isso quer dizer.

Gestão escolar facilitada e otimizada

Sem dúvidas, uma das formas mais visadas é a gestão.

Afinal, gerir uma escola não é fácil e exige muitas vezes uma equipe, uma coordenação muito qualificada e com funcionários preparados.

Um dos grandes desafios para essas pessoas é lidar com a evasão escolar.

Com a inteligência artificial, é possível coletar dados e padrões que identificam facilmente essas tendências que levam os alunos à evasão escolar.

Por exemplo, fica mais fácil organizar e visualizar através dessa ferramenta quais são as turmas com baixo desempenho, em quais disciplinas elas estão indo mal e outros.

Através da IA é possível traçar melhores estratégias, melhorar o processo de aprendizagem, aumentar o engajamento dos alunos com professores e solucionar problemas que estão dificultando o ensino de modo geral.

Professores com trabalho otimizado

Através dos recursos que a inteligência artificial oferece, fica fácil planejar aulas, organizar gincanas e dinâmicas que funcionem para cada turma e perceber qual didática funciona melhor.

Mas claro, para os professores, uma grande dificuldade é ter que elaborar e corrigir inúmeras provas de diferentes turmas, trabalho exaustivo e que demanda tempo.

Com a IA, fica bem mais fácil corrigir provas e atividades online, além de poder manter tudo guardado em nuvem de forma organizada.

Essa correção também pode ser automática, com tecnologias mais avançadas.

Sem dúvidas, é algo que pode trazer mais tranquilidade para os professores, traz mais tempo para dedicação em sala de aula e outras tarefas importantes da profissão.

Personalizar o ensino

Uma das maiores formas que a inteligência artificial pode ser usada na educação é personalizar o ensino.

Personalizar o ensino é identificar quais são as disciplinas que têm mais e menos engajamento da turma e como deixar tudo mais fácil para os alunos que têm dificuldade.

Dessa forma, a escola consegue explorar melhor os potenciais de cada aluno de forma individual, fazendo com que cada aluno tenha um desafio específico para ele e fique claro desde cedo quais são suas melhores habilidades.

Isso é importante tanto para a saúde do próprio aluno, que fica mais confiante e entende suas capacitações, quanto ajuda na inserção no mercado de trabalho.

Quais são as tendências de inteligência artificial na educação?

Veja quais são as formas de usar algumas tendências da inteligência artificial na educação.

Gamificação

Hoje já é possível realizar aplicativos para celular que sejam educativos.

Mas não só isso, a gamificação no meio educacional é algo amplo. 

Com a inteligência artificial fica fácil trazer elementos de jogos, desafios, perguntas e rankings que podem ser aplicados em sala de aula ou de forma remota.

Ou seja, a inteligência artificial ajuda os alunos a participarem de dinâmicas e promove mais aprendizado de forma leve e divertida. 

Armazenar em nuvem

Como o nome já diz, os usuários vão armazenar em nuvem seus arquivos.

Armazenar em nuvem significa que você está guardando seus dados em servidores remotos. Eles não têm acesso aos seus dados, é claro, já que armazenamento em nuvem tem criptografia e é super seguro.

Dessa forma, você libera espaço interno de memória da sua máquina, seja pelo computador, notebook, celular ou outro dispositivo em que estava guardando dados.

Na nuvem, fica tudo guardado, de forma segura, você pode compartilhar com quem quiser, organizar e é um recurso muito útil para professores e até alunos que precisam guardar materiais.

Se você precisar acessar um material na nuvem, basta ter qualquer dispositivo com acesso a internet e, em qualquer lugar, você consegue ter acesso ao material.

Realidade aumentada

Você provavelmente já ouviu falar nesse termo ou até mesmo já conhece.

Mas vamos explicar novamente para ficar mais claro.

A realidade aumentada se trata de uma tecnologia que permite que o mundo virtual se misture com o mundo real.

Você consegue sentir como pode ser viver naquele mundo virtual.

É o caso de muitos jogos que já fazem isso, em que você vive a vida de um personagem, mas faz os controles na vida real, usando o movimento do corpo, andando, pulando e muito mais.

A aplicação na educação pode permitir com que os alunos vejam como “ser uma célula” por exemplo, o que faz e, assim, memorizar e aprender muito melhor as disciplinas.

Outro exemplo é trazer conteúdos que serão estudados em 3D.

Os alunos podem também utilizar dispositivos móveis para tirar fotos de livros e visualizar imagens em 3D, o que torna o aprendizado mais real e didático.

Em salas de aulas que apresentam lousas digitais, já existem escolas no Brasil que fazem essa apresentação em 3D de alguns conteúdos.

Para saber mais sobre aplicações da inteligência artificial na educação, veja o vídeo do canal Microsoft Brasil.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "6 aplicações da inteligência artificial na educação"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.