Estudantes de todas as idades vez ou outra se encontram sem motivação para os estudos por vários motivos. A rotina desgastante e até mesmo a decepção com o baixo rendimento escolar podem ser as causas.
Seja como for, não dá pra negar que estar motivado para os estudos influencia muito o desempenho de um estudante de qualquer idade. Seja em cursos pela internet, faculdade ou mesmo no ensino médio, estar focado e motivado faz muita diferença.
Vários estudos comprovam que a motivação é fator determinante no rendimento escolar de um aluno. Dessa forma, especialistas em educação e especialmente os professores buscam maneiras de manter o aluno focado e motivado.
Essa nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se o assunto a ser estudado não é de interesse do aluno. Mas algumas dicas podem ajudar a passar por essa etapa da melhor maneira possível.
O que este artigo aborda:
Motivo + Ação
Existe algum motivo para os estudos, isso é fato. Pode ser que o motivo para os estudos seja passar em um concurso público, terminar a faculdade para conseguir um bom emprego ou apenas conseguir tirar notas boas para passar de ano.
Quando você entende o motivo pelo qual tem estudado tanto e qual o objetivo a ser alcançado, fica mais fácil se sentir motivado para os estudos.
Além disso, a motivação pode variar de acordo com cada estudante. Enquanto alguns estudantes se motivam a estudar porque gostam do assunto, outros estudantes podem se motivar a estudar para ter um futuro melhor.
Independentemente da motivação, é importante que os estudantes estejam comprometidos com os estudos e que busquem sempre seu melhor desempenho.
Para isso, é importante que os pais e professores estimulem a motivação nos estudantes, dando-lhes apoio para que busquem seus objetivos. Além disso, é importante que os estudantes se esforcem para ser os melhores naquilo que desejam.
A motivação, foco e disciplina são fundamentais para quem quer se dar bem nos estudos, seja na escola, faculdade ou no trabalho.
Como ter mais foco nos estudos
A necessidade de foco nos estudos é cada vez mais evidente, seja para conquistar uma vaga na universidade, seja para garantir um bom desempenho no mercado de trabalho. Porém, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que se dizem distraídas e, assim, têm dificuldade de se concentrar nos estudos.
O hábito de procrastinar é cada vez mais comum, e é o oposto do foco. Por isso é importante lutar para se manter focado e determinado a finalizar os estudos.
Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o foco nos estudos e, consequentemente, o desempenho acadêmico. Algumas delas são:
- Planejar os estudos: estabelecer metas diárias e semanais ajuda a focar os esforços.
- Diminuir a quantidade de distrações: isolar-se em um ambiente silencioso e sem distrações aumenta a concentração.
- Organizar os materiais de estudo: ter tudo devidamente arrumado e à mão facilita o processo de estudo.
- Priorizar as tarefas: estabelecer uma ordem de importância para as atividades ajuda a focar os esforços.
- Treinar a atenção: exercícios de concentração ajudam a desenvolver o foco.
- Fazer pausas: intervalos de alguns minutos para descansar ajudam a manter a concentração por mais tempo.
Essas são algumas dicas que podem ajudar a melhorar o foco nos estudos. Vale lembrar, no entanto, que cada pessoa tem um jeito diferente de estudar e é necessário encontrar a técnica que funciona melhor para cada um.
O importante é estar determinado a melhorar o desempenho e ter foco nos estudos.
A técnica Pomodoro
Uma técnica que pode ajudar muito quem tem dificuldade de manter o foco nos estudos é a técnica Pomodoro.
Criada nos anos 80, esse método consiste em aumentar a produtividade gerenciando o tempo através de intervalos curtos de foco total na tarefa. Esses intervalos costumam ter 25 minutos e são chamados de Pomodoros.
Essa técnica pode ser aplicada tanto no trabalho quanto nos estudos e é comprovado que aumenta a concentração e produtividade, maximizando o tempo de ação e criando o hábito de cumprir prazos e evitar atrasos.
Veja como fazer a técnica de maneira prática:
- Pegue um cronômetro e marque 25 minutos;
- Faça apenas uma atividade nesse período;
- Ao fim, faça uma curta pausa de 5 minutos;
- Repita o processo quatro vezes;
- Por fim, fala um pausa de 15 a 30 minutos.
O ideal é repetir todo esse processo até concluir sua atividade. No início pode parecer confusa mas é comprovado que esses pequenos ciclos de foco aumentam a produtividade e ganho de tempo, sendo ideal para estudantes e trabalhadores de todas as áreas.
Sem comentários