Logo nos primeiros anos da infância, os pais enfrentam o desafio de ensinar as letras do alfabeto para as crianças. Assim, os pequenos aprendem a reconhecer as letrinhas antes de aprender a ler e a escrever de fato.
O processo de alfabetização se inicia a partir do momento em que o indivíduo tem contato com a linguagem. No entanto, a leitura e a escrita passam a fazer parte da vida da criança quando ela atinge os seis anos de idade.
Uma pesquisa, realizada pelo IBGE, revelou que 40,8% das crianças brasileiras não foram alfabetizadas. De acordo com o estudo, o cenário piorou em virtude da pandemia. Para mudar essa realidade, os pais podem prover o contato com as letras logo nos primeiros anos de vida.
Neste artigo, você vai descobrir como ensinar as letras do alfabeto de madeira lúdica. Dessa forma, a criança terá interesse e gosto pela própria língua.
O que este artigo aborda:
- Dicas de como ensinar as letras do alfabeto
- 1 – Aplique atividades
- 2 – Letras com palitos de sorvete
- 3 – Exercício de repetição
- 4 – Digitação
- 5 – Letras no passeio
- 6 – Incentive a escrita do próprio nome
- 7 – Ímãs de geladeira
- 7 – Recorte de palavras
- 8 – Converse com a criança
- 9 – Conte histórias
- 10 – Use músicas
- Conclusão
Dicas de como ensinar as letras do alfabeto
A maior parte das crianças começa a reconhecer as letras do alfabeto com 2 ou 3 anos de idade. Aos 5 anos, já são capazes de identificar o alfabeto por completo.
Caso o filho demore para entender o uso das letras, os pais não devem ficar preocupados ou zangados. Dessa forma, o tempo de aprendizagem de cada criança deve ser respeitado e a família não tem o dever de fazer o papel da escola.
Veja, a seguir, como ensinar as letras do alfabeto para as crianças de forma divertida:
1 – Aplique atividades
Você vai ensinar as letras do alfabeto através de atividades de alfabetização para imprimir. As lições apresentam não só a letra para pintar mas também pontilhados e palavras para completar.
Sendo assim, vale a pena baixar os arquivos em PDF, imprimir e montar um caderno para o seu filho. Ensine letra por letra e estimule a criança a fazer associações.
2 – Letras com palitos de sorvete
Com um punhado de palitos de sorvete em mãos, a criança tem condições de fazer as letras retas do alfabeto, como é o caso do T, do I, do L, do A, entre outras. Além disso, convide os pequenos para pintar e colar os palitinhos.
3 – Exercício de repetição
No processo de ensinar as letras do alfabeto, é fundamental realizar um exercício de repetição com as crianças, pois assim elas reconhecem os sons com mais facilidade. Logo, tenha uma atenção especial com as letras que possuem sonoridade parecida, como “b” e “p”, “f” e “v” e “m” e “n”.
4 – Digitação
Hoje em dia, com a tecnologia em ascensão, é praticamente impossível ficar alheio às telas no processo de alfabetização dos pequenos. Por esse motivo, sempre que possível, coloque a criança na frente do computador e peça para que ela encontre as letras do seu nome no teclado.
Outra dica é pedir para que a criança encontre letras específicas no teclado. Assim, ela terá o trabalho de reconhecer a letra e digitar.
5 – Letras no passeio
Os pequenos devem perceber que as letras do alfabeto estão presentes em todos os lugares. Então, enquanto estiver andando na rua com o seu filho, peça para que ele encontre letras nas fachadas, placas, cartazes, entre outros itens que estão presentes na rua.
6 – Incentive a escrita do próprio nome
O primeiro contato com o alfabeto se dá a partir da escrita do próprio nome. Sendo assim, estimule a criança a escrever seu nome de diferentes formas: no caderno, na porta do quarto ou mesmo na assinatura do desenho. Depois, amplie um pouco esse desafio: ensine ela a escrever os nomes de outros familiares.
7 – Ímãs de geladeira
Ímãs de geladeira com letrinhas são fáceis de fazer e proporcionam familiarização com o alfabeto. A ideia é que a criança possa reconhecer as letras e juntá-las para formar palavras.
7 – Recorte de palavras
Peça para a criança folhear revistas e jornais. Em seguida, peça para que ela recorte determinadas letras do alfabeto e assim forme novas palavras. Esse exercício também é interessante porque exercita a coordenação motora fina.
8 – Converse com a criança
Uma coisa é certa no desenvolvimento infantil: quanto mais palavras uma criança escuta no seu dia a dia, mais vocabulário ela adquire. Portanto, sempre que possível, reserve um momento do dia para conversar com o filho. Seja um questionador do mundo dele: pergunte sobre a escola, sobre os colegas, sobre os brinquedos, sobre os joguinhos de celular e desenhos prediletos.
9 – Conte histórias
Os livros infantis contribuem com o processo de alfabetização, afinal, as crianças que escutam histórias diariamente ficam mais curiosas com relação ao mundo e ampliam o vocabulário.
10 – Use músicas
Por fim, a última sugestão é envolver as crianças com músicas que falam sobre o alfabeto. O Youtube tem vários vídeos interessantes, como o “Alfabeto da Xuxa” e o “Alfabeto da Galinha Pintadinha”. Assim, com o ritmo e a repetição, a memorização das letras acontece de forma mais rápida.
Conclusão
Com essas sugestões, ensinar as letras do alfabeto se torna um desafio muito mais fácil, pois a criança vai se sentir inserida dentro de uma grande brincadeira. Além disso, todas as dicas conduzem a um aprendizado natural e contínuo, que no futuro, vai simplificar o processo de aprender a ler e escrever.
Sem comentários