Como agregar veículo no Mercado Livre: 9 passos

Saber como agregar veículo no Mercado Livre é do interesse de muitas pessoas que desejam gerar renda extra.

Não é de hoje que os brasileiros costumam fazer reclamações a respeito dos Correios, haja vista que a estatal costuma ser sinônimo de atrasos e até ineficiências.

Diante disso, o Mercado Livre é uma das plataformas de comércio eletrônico capazes de reduzir a dependência da estatal.

Sendo assim, algumas pessoas procuram saber sobre como agregar veículo no Mercado Livre, até mesmo porque é uma forma de obter uma renda extra.

O que este artigo aborda:

Como funcionam as entregas do Mercado Livre?

Hoje em dia, o entregador do Mercado Livre pode trabalhar dentro de duas modalidades da plataforma: Mercado Envio Extra e Mercado Envios Flex.

Mas, independente da sua escolha, em ambos os caminhos, o intuito da varejista é justamente fazer com que a entrega de produtos se mantenha ágil e eficiente.

Inclusive, devido a pandemia e o consequente isolamento social, o Mercado Livre cresceu bastante no segundo trimestre de 2020.

Segundo alguns dados da própria plataforma, entre os meses de abril e junho, o número de vendas saltou em 123,4%, se comparado com a mesma época do ano anterior.

Entretanto, nos dias de hoje, a plataforma é capaz de fazer mais de 2 milhões de entregas por dia!

Dentro desse contexto, acaba sendo comum que se queira saber como agregar veículo no Mercado Livre, já que é uma excelente maneira de obter renda extra.

A cada dia que passa, o Mercado Livre busca criar e melhorar a sua própria malha logística, investindo em novos centros de distribuição e contratando novos profissionais aptos a trabalhar em seu setor logístico.

Mas, como se tudo isso não bastasse, diversos são os caminhões que transitam pelas estradas com a logo do Mercado Livre.

Como agregar veículo no Mercado Livre?

Na verdade, é bem mais fácil do que se imagina. Primeiro de tudo, é necessário acessar o site do Mercado Livre para poder consultar todas as transportadoras.

Isso é importante porque existem empresas certificadas e não certificadas na lista, algo do qual se deve ficar bem atento.

Feito isso, você precisa fazer uma busca no próprio Google pelo nome da empresa de logística. Dessa forma, será mais fácil encontrar os dados para contato.

Então, o entregador deve fazer uma requisição para agregar o próprio veículo ao Mercado livre.

Para que haja efetivação da entrega, deve-se ir até o local da retirada da mercadoria e, então, escanear todos os produtos por meio do próprio aplicativo.

Feito isso, o próprio sistema irá se encarregar de enviar para o aplicativo todas as informações do destinatário, isto é, telefone para contato e o endereço.

O aplicativo é tão inteligente que ele próprio cria uma sugestão de roteiro, algo que facilita bastante para o entregador do Mercado Livre.

Assim que o cliente recebe a encomenda, ele deve assinar, de forma digital, por meio do aplicativo. Agora, se o comprador não estiver no endereço, é preciso reagendar a entrega.

Além do mais, o entregador deve trabalhar com o seu veículo próprio, sendo que eles recebem o pagamento a cada 2 dias, mas quem deve organizar a frota e fazer o pagamento é o próprio vendedor.

Passo a passo de como agregar veículo no Mercado Livre

Em suma, as etapas para que você possa se tornar um entregador do Mercado Envios Flex são os seguintes:

  1. Pesquise as transportadoras que são certificadas e não certificados ao Mercado Livre;
  2. Entre em contato com essas empresas;
  3. Faça uma breve apresentação do seu perfil como entregador;
  4. Tente fechar uma parceria direto com a empresa de logística, a qual deve prestar serviços para os vendedores do Mercado Livre;
  5. Baixe o app na loja e instale em seu smartphone;
  6. Vá até o local para poder retirar as mercadorias;
  7. Escaneie todos os pacotes que irá entregar;
  8. Envie um aviso através do aplicativo de que está a caminho;
  9. Receba o seu pagamento em até 2 dias.

Viu só como agregar veículo no Mercado Livre? É algo bastante simples, mas que requer uma certa atenção para fazer tudo de acordo.

Por fim, ainda devemos mencionar que você precisa ter uma conta no Mercado Livre ou no Mercado Pago para dar continuidade a todo esse procedimento.

Como são feitas as entregas do Mercado Livre?

O intuito do e-commerce é justamente reduzir a dependência que exista da empresa Correios e, para tal, ela procura mobilizar pequenas transportadoras e plataformas de crowdshipping.

Para quem não sabe, o “crowdshipping” nada mais é que um conceito que faz parte de um movimento de economia colaborativa.

Nesse caso, os cidadãos comuns são quem fazem todo o trabalho de entregas por meio do aplicativo.

Sendo assim, esses entregadores podem fazer uso de motocicletas para que possam levar as devidas encomendas para o destino em questão.

Entretanto, ainda existe a possibilidade de fazer as entregas com carros particulares, também pelo próprio Mercado Livre.

O método de funcionamento é bem semelhante ao Uber, onde quanto mais o parceiro trabalha, mais dinheiro ele irá receber.

Trata-se de um sistema de trabalho que oferece bastante flexibilidade para que cada um dos parceiros possa definir as suas metas e horários de atividade.

Como trabalhar com entregas no Mercado Livre?

Outra coisa que devemos falar sobre como agregar veículo no Mercado Livre, é a respeito da possibilidade de trabalhar com dois tipos de serviços de entrega: Mercado Envios Flex e o Mercado Envios Extra.

No que tange ao Mercado Envios Extra, trata-se de um app direto do Mercado Livre. Nesse caso, está disponível para diversas cidades brasileiras.

Sendo assim, o entregador deve recolher os devidos pacotes nos galpões de cada empresa de e-commerce.

Agora, em relação ao Mercado Envios Flex, já é um aplicativo de intermediação. Então, o entregador trabalha direto para as empresas que têm lojas no Mercado Livre, bem como galpões terceirizados.

Além do mais, nesse caso, a entrega precisa ser feita no mesmo dia da compra. Contudo, apenas está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Como funciona o Mercado Envios Flex?

Nada mais é que um sistema de entregas do próprio Mercado Livre, como já mencionado, onde o intuito é de fazer a entrega do produto no mesmo dia ou no máximo no dia posterior.

Esse serviço nasceu no ano de 2018, sendo que ele flexibiliza as opções de logística, fazendo com que o vendedor seja o grande responsável.

Isso quer dizer que os entregadores autônomos devem prestar serviços para as transportadoras certificadas ou não.

Inclusive, uma dessas opções é a Borzo, ex Click Entregas, que já é bem conhecida. É só baixar o aplicativo, fazer o cadastro e começar a receber as suas notificações de pedidos.

Devemos mencionar ainda que o Mercado Livre oferece subsídios para que a loja possa fornecer frete grátis aos clientes nas compras que são acima de R$79,00.

Agora, para os vendedores que possuem uma reputação verde, eles detém o valor subsidiado em 40%, enquanto os com reputação amarela, 30%.

Para saber mais sobre como agregar veículo no Mercado Livre, veja o vídeo do canal Denis de Paula Oficial.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como agregar veículo no Mercado Livre: 9 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.