Como fazer dropshipping no Mercado Livre: 7 passos

Saber como fazer dropshipping no Mercado Livre pode render bastante dinheiro todo mês. Assim, esse é um ensinamento que com certeza agrega na sua vida.

Afinal de contas, saber como fazer dropshipping no Mercado Livre te ajuda a aumentar os seus ganhos no final do mês.

Mas, por se tratar de uma lógica de funcionamento bem particular, acaba que o Mercado Livre tem algumas regras que podem deixar esse modelo de negócios um pouco mais complicado.

O que este artigo aborda:

O que é dropshipping?

Em suma, o dropshipping nada mais é que um modelo de negócios onde o cliente compra do vendedor, o qual repassa o pedido ao fornecedor. Este, por sua vez, envia o produto diretamente para o consumidor final.

Em curtas palavras, o dropshipping diz respeito a todos os produtos que são vendidos através do marketplace através desse tipo de estratégia.

No que se refere a maneira com que os produtos são anunciados na plataforma, é da mesma maneira de vender itens que estivesse no seu estoque.

A única coisa que irá mudar é que, nesse caso, será preciso comprar os produtos do seu fornecedor a cada vez que fizer uma venda.

Em seguida, é só pedir para que o fornecedor envie o produto para a pessoa que fez a compra de você. Isso se refere tanto ao dropshipping nacional quanto internacional.

Assim, no geral, quem busca meios de como fazer dropshipping no Mercado Livre não necessariamente precisa ter um estoque.

Como fazer dropshipping no Mercado Livre?

No Mercado Livre, o dropshipping costuma ter certas particularidades, já que o marketplace tem um grande foco na velocidade de entrega. Por isso, anúncios com prazos rápidos têm mais prioridade.

Então, no caso de fazer dropshipping internacional, esse com certeza será um grande ponto de atenção.

Outra questão a se atentar é a respeito da plataforma favorecer o seu próprio sistema de entregas, o Mercado Envios, feito pelo entregador Mercado Livre.

Através dele, o comprador consegue informar o endereço de origem para poder calcular o frete.

No caso de a distância entre o endereço declarado no cadastro e do seu fornecedor ser muito grande, deve-se adicionar uma cobrança extra pelo Mercado Livre.

Por consequência, isso diminui a margem de lucro.

Mas, independente disso, há maneiras de fazer esse modelo funcionar. Por isso, é preciso saber todos os processos que envolvem como fazer dropshipping no Mercado Livre.

1. Escolha o que vai vender

Primeiramente, ao buscar como fazer dropshipping no Mercado Livre, é preciso escolher um produto.

Ou seja, a sua primeira preocupação, antes mesmo de fazer os anúncios de venda, é escolher muito bem tudo o que vai vender.

A princípio, o mais adequado é selecionar um segmento que mais goste e se identifique. Assim, será muito mais fácil pesquisar e escolher os melhores produtos.

Apenas tenha em mente que, quando o assunto é dropshipping, há alguns tipos de mercadoria que não são tão indicadas para a venda.

Logo, não deixe de fazer uma boa pesquisa para ter a certeza de optar por aqueles que de fato valem a pena.

2. Encontre bons fornecedores

Definido o nicho, o passo seguinte deve ser o de encontrar bons fornecedores para o seu negócio começar a ter sucesso.

Afinal, não existem meios de como fazer dropshipping no Mercado Livre sem ter fornecedores de confiança.

Pois, trata-se do ponto mais importante do seu negócio, já que fazer com que o seu produto chegue ao seu cliente é o objetivo.

No entanto, o mais adequado é que você tenha pelo menos de um a três fornecedores, mais ou menos. Ter muitos pode deixar a operação complexa, ainda mais se você for novo nesse assunto.

Faça uma profunda pesquisa a respeito do mercado e procure entender quais são os preços e prazos de cada um dos fornecedores.

Uma boa dica antes de anunciar os seus produtos é pedir amostras para ter a garantia da qualidade daquilo que está vendendo.

Também é interessante combinar com o fornecedor como será o processo de envio. No geral, os vendedores do Mercado Livre costumam gerar etiquetas e enviar aos fornecedores.

Em seguida, eles devem imprimir e colar nas embalagens, postando a mercadoria em uma agência do Mercado Envios.

Esse é um detalhe bem importante para se atentar acerca de como fazer dropshipping no Mercado Livre.

3. Cadastre os produtos com informações completas

Ao cadastrar os produtos, atente-se em inserir todas as informações. Quanto mais ricas forem as descrições, mais bem informado o seu cliente ficará.

Por consequência, ele irá se sentir muito mais seguro para poder comprar de você, já que essa é uma maneira de conferir a confiança do vendedor.

Outro detalhe essencial para quem busca como fazer dropshipping no Mercado Livre são as fotos dos produtos. Na grande maioria das vezes, o próprio fornecedor disponibiliza as fotos para fazer as vendas.

Porém, procure avaliar se todas elas estão com boa qualidade. Caso não, pergunte se é possível receber fotos de maior qualidade das mercadorias.

Caso obtenha uma resposta negativa, tenha em mente que não há nada que impeça de tirar as fotos você mesmo.

4. Deixe os prazos de entrega claros

No Mercado Livre, os prazos de entrega são de grande importância. Por isso, até para ter mais relevância na plataforma, atente-se a isso.

Todos os clientes da plataforma já esperam por uma entrega mais rápida, uma vez que isso já se tornou uma espécie de política da empresa. Por isso, a entrega é um dos processos principais para aprender como fazer dropshipping no Mercado Livre.

Mas, caso você não informe que o produto pode demorar para ser entregue, muitos deles poderão cancelar a compra.

Em vista disso, assim que confirmar com o fornecedor em quanto tempo ele irá postar a encomenda, informe o prazo correto de entrega no seu anúncio.

Assim, você não irá criar expectativas em seus clientes para, em seguida, frustrá-los. Essa é uma péssima experiência que pode atrapalhar a sua loja como um todo.

5. Construa uma boa reputação no Mercado Livre

Outra coisa que você deve aprender sobre como fazer dropshipping no Mercado Livre é sobre a construção de uma boa reputação na plataforma.

O Mercado Livre leva em consideração a reputação de todos os vendedores na hora de classificar os anúncios.

Sabe aqueles anúncios que aparecem em primeiro? Todos eles sempre possuem uma boa reputação, porque a ferramenta preza por isso.

Em vista disso, construir e manter um bom relacionamento com os clientes é vital para poder receber boas avaliações.

Tudo isso contribui para que as suas chances de venda aumentem cada vez mais. Então, cumpra todos os prazos de entrega que foram estipulados e solucione todos os problemas que possam vir a ocorrer com máxima agilidade.

6. Sempre informe o código de rastreio aos clientes

Ainda que não seja você a pessoa a enviar as mercadorias, é vital manter os seus clientes informados sobre o status da entrega.

Então, se por acaso não usar o Mercado Envios, em especial nos casos de entregas internacionais, sempre informe o código de rastreio para a pessoa que fez a compra.

Fora isso, não deixe de averiguar se todas as etapas de entrega estão acontecendo da maneira correta e dentro da normalidade.

No caso de algum problema, não espere o cliente reclamar. Informe sobre o problema e sugira uma solução.

A atenção ao cliente é vital e é onde muitas pessoas erram quando aprendem como fazer dropshipping no Mercado Livre.

7. Preze por um atendimento de excelência ao cliente

O atendimento ao cliente é a melhor forma de construir um bom relacionamento com ele. Por isso, trata-se de uma obrigação.

Todo mundo que quer saber como fazer dropshipping no Mercado Livre precisa apostar em uma ótima experiência do usuário, até mesmo para fidelizá-los.

Portanto, procure ser o mais cordial e atencioso possível. Além disso, tente responder todas as perguntas o mais rápido possível para que o cliente não perca o interesse.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer dropshipping no Mercado Livre: 7 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.