Empreender na terceira idade: 5 dicas

Muitas pessoas acham que empreender na terceira idade não é uma possibilidade, mas segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) quase 2 milhões de empreendedores em 2020 foram pessoas com mais de 60 anos.

Esta estatística dá um lugar para que muitas pessoas na “melhor idade” possam se reinventar, mesmo com aposentadoria.

A ideia é colocar em prática alguns sonhos que estavam na gaveta e ainda, garantir uma renda extra junto ao salário de aposentado.

O que este artigo aborda:

Empreender na terceira idade Empreender na terceira idade
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como empreender na terceira idade

A seguir vamos trazer uma lista com 5 dicas para empreendedores na terceira idade, uma fase da vida que pode trazer muitas realizações.

1. Acredite no seu potencial

O povo brasileiro é reconhecido pela sua criatividade e perseverança, por isso, a primeira dica para o empreendedor na terceira idade é sempre acredite no seu potencial.

Muitas vezes, começar um negócio próprio exige tempo e escolhas coerentes conforme sua atuação.

Seja estratégico e avalie sempre o que você precisa melhorar, faça boas escolhas e acredite na sua experiência de vida.

2. Estude o mercado de atuação

Essa dica vale para todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso, estude o mercado de sua atuação.

Muitas pessoas começam a empreender com base em negócios já consolidados, até aí tudo bem, mas saiba que para chegar até ali houve um processo.

Aproveite oportunidades de empreender, trace um perfil da sua empresa e invista em personalização conforme seu cliente ideal.

Além disso, é importante investir em materiais para profissionais conforme seu negócio, aproveitando as novidades dos fabricantes.

Os negócios que envolvem prestação de serviços tendem a oferecer não só um valor justo do trabalho, mas também resultados que trazem qualidade.

3. Tenha uma rede de network

Mais uma dica para empreender na terceira idade é que o dono de negócio tenha uma rede de network, com pessoas e empresas parceiras para seu projeto empresarial.

Esteja aberto a consultar especialistas, tenha empenho para oferecer parcerias e avaliar novos fornecedores sempre que necessário.

A sugestão é sempre se manter em movimento, considerando as possibilidades para inovar e se preciso mudar o seu negócio.

4. Invista em tecnologia e inovações

Não deixe de investir em tecnologias e inovações para sua empresa, principalmente nesta era do digital.

Algumas empresas se perdem por não usar as ferramentas acessíveis do Marketing Digital, como por exemplo a redação de conteúdo, indicada para sites de empresas e redes sociais.

Hoje em dia, ter um site ou uma página nas redes sociais são indispensáveis para atrair mais clientes e potenciais para sua empresa.

5. Capacite para empreender na terceira idade

Assim como as inovações, estudo de mercado e acreditar no seu potencial são dicas importantes, saiba que se capacitar para empreender na terceira idade também não fica de fora.

Faça cursos, palestras, seminários e estude sobre a área de atuação, mercado e formas de chegar ao seu cliente e obter bons resultados de negócio.

Para saber mais sobre empreender na terceira idade, veja o vídeo do canal TV A Crítica.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Empreender na terceira idade: 5 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.