Se você trabalha além do seu horário, entenda como calcular hora extra e o que diz a lei acerca do assunto. Afinal, muitas pessoas fazem horas extras no local de trabalho, mas não sabem como calcular e se é obrigatório trabalhar estas horas.
As horas extras dependem da jornada de trabalho da pessoa, se é CLT ou um contrato, e o que tem acordado com a empresa.
Então, o cálculo de horas extras pode variar por uma série de fatores e não se faz necessário usar um programa para calcular horas extras.
Pois, basta saber como calcular hora extra de acordo com a sua jornada de trabalho e o seu salário.
O que este artigo aborda:
- O que é hora extra?
- Como a lei da hora extra funciona?
- Como funciona o pagamento de horas extras?
- Como calcular hora extra?
- Como calcular horas extras noturnas?
- O que conta como hora extra noturna?
- Como calcular o salário com horas extras e noturnas?
- Como calcular o DSR sobre horas extras?
- Conclusão
O que é hora extra?
Primeiramente, horas extras, como o nome sugere, são horas em que você trabalha fora do seu horário de trabalho.
Ou seja, se uma pessoa trabalha por mais horas do que está no contrato, o empregador deve pagar um valor adicional.
Além disso, os trabalhadores que fazem horas extras geralmente atuam em atividades de alta demanda, como call center, prestação de serviços, etc.
No decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943 da CLT diz:
A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Ou seja, qualquer tempo que ultrapasse esse período é categorizado como hora extra e deve ser remunerada ao funcionário.
Mesmo assim, é essencial que os colaboradores saibam como calcular hora extra para poderem conferir se o valor foi pago corretamente.
Como a lei da hora extra funciona?
Em suma, no direito do trabalho, horas extras são as horas de trabalho que ultrapassam a jornada diária legal ou contratual.
Isso está descrito na Lei nº 10.243 do art. 58. Assim, a duração normal de trabalho dos empregados em qualquer atividade privada não deve exceder 8 (oito) horas por dia.
Então, a menos que outro limite seja feito no registro de horas que não excedam cinco minutos, sujeito ao limite máximo de dez minutos por dia, não são descontados ou calculados como desvios de horas extras.
No entanto, de acordo com o Ministério do Trabalho e suas devidas reformas trabalhistas, o contribuinte deve trabalhar no máximo 2 horas adicionais em seu dia para cumprir sua jornada normal de trabalho de 8 horas.
Mas, na prática, não é esse o caso. Por isso, é essencial que o funcionário tenha um acordo com a empresa sobre as horas extras e saiba como calcular hora extra para poder consultar a regularidade dos pagamentos.
Como funciona o pagamento de horas extras?
De modo geral, o pagamento de horas extras pode ser feito logo no boletim de vencimento do empregado, que pode receber o abono junto com a mensalidade ou ser pago por hora.
Afinal, isso depende do sindicato e do acordo com a empresa. Além disso, se houver compensação de horas com folga, o cadastro deve ser feito no banco de horas da empresa.
Mas, existem algumas regras para saber como calcular hora extra para diferentes casos.
Por exemplo, para a remuneração adicional, o empregado deve pagar a hora trabalhada pelo empregado acrescida de 50% do mesmo valor, aumentada para 50% no sábado e 100% da hora trabalhada no domingo.
Em outras palavras, para entender como calcular horas extras no sábado, o cálculo deve ser feito em 50% a mais no valor da hora.
Mas, se a sua dúvida diz respeito a como calcular horas extras de domingo e feriado, o cálculo é de 100% do valor da hora. Assim, o funcionário deve receber o dobro das horas trabalhadas.
Então, o pagamento pode ser feito diretamente na folha de pagamento do funcionário, que pode receber o bônus junto com a contribuição mensal, ou pode ser pago à hora, dependendo do sindicato.
Como calcular hora extra?
Para saber como calcular hora extra, siga os passos a seguir:
- Divida o salário bruto pelo número de horas trabalhadas;
- Em seguida multiplique o valor por 1,5. O resultado é o valor da hora extra;
- Por último, some o valor pela quantidade de horas trabalhadas. Este é o valor que você receberá da empresa referente às horas extras trabalhadas.
Como calcular horas extras noturnas?
Diferente de como calcular hora extra diurna, pode-se assumir que o cálculo das horas extras noturnas consiste em 3 etapas.
Então, para saber como calcular horas extras com adicional noturno, considere:
- Primeiramente, calcule o valor da hora trabalhada pelo funcionário;
- Em seguida, acrescente 20% às horas trabalhadas devido ao adicional noturno;
- Por fim, acrescente 50% ao horário de trabalho já incluso no valor da diária.
O que conta como hora extra noturna?
Mesmo que sejam parcialmente trabalhados durante o período noturno e parte do tempo de trabalho aplicável como trabalho diurno, todas as horas devem ser calculadas com a sobretaxa especial.
Já as horas extras noturnas correspondem às horas extras que vão além das horas estipuladas em contrato e são trabalhadas a partir das 22h00.
Como calcular o salário com horas extras e noturnas?
Para saber como calcular hora extra e noturna, basta adicionar 20% do turno da noite ao horário normal de trabalho.
Logo, se o funcionário fizer hora extra das 22h00 às 5h00, as horas extras adicionais (50% ou mais, dependendo da categoria) também devem ser adicionadas a esses 20%. Ou seja, um total de 80% a mais que a hora normal.
Como calcular o DSR sobre horas extras?
O DSR é o descanso semanal remunerado e está previsto na CLT no Art. 67. Para calcular o DSR sobre horas extras, siga os passos a seguir:
- Primeiro, some as horas extras trabalhadas;
- Em seguida, divida o total de horas extras pela quantidade de dias úteis do mês;
- Depois, multiplique o número de domingos e feriados;
- Por fim, multiplique o valor de horas extras com acréscimo.
Conclusão
Em suma, é preciso saber como calcular hora extra trabalhadaa para consultar se o valor foi integralmente pago.
Além disso, existem aplicativos que permitem calcular as horas extras com poucos cliques, o que facilita nestes casos.
Mas, você também pode usar uma planilha para calcular horas extras e manter o controle mês a mês.
Sem comentários