Visto que a internet proporciona um grande potencial de ganhos financeiros, saber como trabalhar com vendas online pode ser muito útil.
Nas últimas décadas, empreender tem se tornado uma opção bastante atrativa, tanto por aqueles que desejam ter uma renda extra ou por aqueles que desejam ter seu próprio negócio e conquistar a liberdade financeira.
Com a chegada da internet realizar vendas no mundo digital tornou- se cada vez mais acessível.
O que este artigo aborda:
- Como trabalhar com vendas online?
- 1. Defina qual produto ou serviço será vendido
- 2. Conheça seu público
- 3. Tenha um planejamento
- 4. A criação da marca
- 5. Defina quais serão seus canais de venda
- 6. Identifique sua concorrência
- 7. Precifique seu serviço ou produto e sua margem de lucro
- 8. O atendimento ao consumidor é muito importante
- 9. Tenha uma logística organizada
Como trabalhar com vendas online?
Usando as ferramentas corretas e investindo em boas estratégias e em um bom planejamento é possível criar um site de vendas para expor e comercializar seus serviços ou produtos, independente de qual setor do mercado atuará.
Antes de começar a vender é preciso refletir e definir qual será seu nicho de atuação, para crescer e ganhar espaço no mercado, ter um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente.
Então, é preciso estudar a área onde irá atuar e o público-alvo. Além disso, é preciso saber quais são os melhores canais de aquisição de clientes e estudar qual é a melhor estratégia para melhorar a taxa de conversão.
1. Defina qual produto ou serviço será vendido
Este é o primeiro passo quando decidimos vender pela internet. Seja o mais específico possível, realize um planejamento do nicho escolhido.
É importante procurar formas de solucionar os problemas e necessidades do seu público-alvo, dessa forma encontrar um espaço no meio da concorrência se torna mais simples e assertivo.
Uma forma de escolher o nicho a se trabalhar é escolher o nicho que você tem mais interesse e afinidade.
2. Conheça seu público
Ao escolher qual nicho irá trabalhar, descobrir e conhecer o perfil do seu consumidor é primordial nesse momento. Dessa forma você poderá ao longo do processo criar estratégias mais efetivas que atenderão às necessidades dos clientes.
Como exemplo, você definiu que seu público-alvo serão homens com idade entre 55 e 70 anos, será que o Instagram é um canal de atendimento relevante? Com essas e outras informações você é capaz de ter a percepção de quais opções serão melhores, tanto em relação a canais de atendimento como de vendas entre outros pontos importantes.
3. Tenha um planejamento
O plano de vendas eleva as possibilidades de aumentar as vendas e sucesso, otimizando os recursos disponíveis, com estratégias a serem aplicadas para conquistar novos clientes.
Dessa forma o plano de vendas deve empregar conceitos baseados em evidências observadas por estudo do mercado, perfil do público-alvo, canais de marketing a serem usados e qual será a abordagem de venda, conseguindo criar um sólido e coerente canal de comunicação que atenda às necessidades dos consumidores e também a eleger decisões mais favoráveis dentro de cenários distintos.
4. A criação da marca
Criar sua marca é uma forma de se diferenciar da concorrência, ela representa a sua empresa. A marca precisa englobar todos valores que a empresa possui e traduzir esse conceito aos seus clientes, transmitindo emoções e sensações.
Ao pensar na criação da sua marca, lembre-se que ela precisa ser simples, profissional e se fixar na memória dos seus clientes. Deve ser original e estar alinhada aos valores da empresa.
5. Defina quais serão seus canais de venda
O mundo da venda eletrônica permite realizar suas vendas nas redes sociais, marketplaces, lojas virtuais e no seu próprio site.
É possível escolher mais de uma forma de venda, combinando-as entre si. Entretanto, ao traçar o perfil de seu público deve-se identificar quais canais de venda são mais relevantes.
6. Identifique sua concorrência
Saiba quem são os seus concorrentes, o que eles vendem e o que fazem, qual o diferencial que eles apresentam para os consumidores, valores que eles empregam, quais canais de venda eles utilizam, sem esquecer de conhecer a forma de atendimento de cada um.
É fundamental saber como o mercado se comporta e funciona de maneira geral.
Assim, você pode usar as redes sociais para estudar a concorrência, como se comunicam e quais são os tipos de público que atendem.
7. Precifique seu serviço ou produto e sua margem de lucro
Ao começar a vender, temos como meta ganhar dinheiro. Para isso é necessário definir de forma correta os preços dos seus produtos ou serviço, mas realizar essa tarefa nem sempre é simples e fácil.
Se você fabrica seu produto é preciso incluir valores do material usado, tempo e mão de obra para a confecção, a parte dos custos adicionais e a margem de lucro.
Muitas pessoas se guiam apenas pelo valor que a concorrência cobra, esquecendo dos custos de suas próprias operações.
8. O atendimento ao consumidor é muito importante
Um bom atendimento ao consumidor, que seja realizado de forma ágil, sem burocracia e que solucione os problemas e dúvidas dos clientes, são pontos chave para que o consumidor se sinta satisfeito e seja fiel a sua marca.
Ao realizar vendas online, tenha em mente os canais de contato empresa x consumidor. Seja via site, WhatsApp, e-mail ou redes sociais, é importante que os consumidores sejam atendidos com presteza e agilidade.
9. Tenha uma logística organizada
Para obter sucesso nas vendas online é necessário ter uma logística organizada. Ofereça opções de entrega, como transportadoras e Correios, para melhor atender seu público.
Melhores prazos e valores de entrega são benéficos não somente para seu consumidor como para sua empresa, pois prazos de entrega muito longos ou valores altos de frete podem causar desistências de compra.
Devemos constantemente pensar sobre as necessidades e desejos dos clientes e considerar o que pode ser feito para melhorar e suprir o que os clientes buscam e fidelizá-los.
Sem comentários