Como jogar Beach Tennis: 9 dicas

Quer aprender como jogar beach tennis seguindo algumas dicas simples? Antes de mais nada, o Beach Tennis é um esporte bastante democrático, simples para aprender e que requer pouco tempo de quadra para que o jogador consiga se divertir.

No entanto, isso não quer dizer que o Beach Tennis não possua uma técnica apurada. Sendo assim, para que o praticante melhore seu nível no esporte é essencial que a técnica esteja correta.

Uma vez que pequenos defeitos nos movimentos podem atrapalhar bastante o jogo. 

Dessa maneira, no Beach Tennis, possuímos uma grande variedade de jogadas: forehand, backhand, smash, lob, drop-shot, saque, gancho e muito mais.

Ou seja, cada um desses golpes possui sua própria técnica.

O que este artigo aborda:

Como jogar Beach Tennis Como jogar Beach Tennis
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como jogar Beach Tennis?

Em suma, você pode melhorar seu jogo seguindo essas dicas:

1. Raquete sempre alta

Primeiramente, saiba que esse é o mantra do Beach Tennis. Uma vez que a sua raquete deve estar sempre alta e levantada. Por isso, você sempre vai ouvir o professor dizer durante as aulas: “Levanta mais a raquete!”. 

Uma vez que o beach tennis fica muito mais simples de jogar quando a raquete está alta, já que assim ela fica possivelmente em posição acima da rede. 

Por fim, a raquete alta colabora na reação de bola, defesa e também no ataque. No início pode ser um pouco desconfortável manter a raquete sempre alta, mas quando você se acostuma é um caminho sem volta.

2. Não finque seus pés na areia

Além disso, o Beach Tennis é um esporte jogado na areia, uma superfície que dificulta muito a locomoção. Por sua vez, a locomoção é uma das coisas mais fundamentais no esporte. 

Assim, é essencial que o praticante aprenda como se mexer de forma rápida e eficiente na areia. Nesse caso, a dica mais importante é não fincar os pés na areia. 

Por exemplo, o praticante precisa estar em constante movimento, saltando de leve na ponta dos pés. Bem como é comum ver pessoas paradas na areia, com os pés fincados e criando raízes na quadra. Porém, isso vai somente atrapalhar a sua locomoção e te deixar lento.

3. Opte pelo acerto seguro

Por fim, é normal ver praticantes de BT que jogam em risco, buscando acelerar a bola, forçando o saque. No entanto, isso causa muitos erros desnecessários. 

Para começar é fundamental que o seu objetivo seja passar a bola para o outro lado da quadra sem errar. Após isso, você irá tentar passar a bola um pouco mais rente a rede, buscando direcionar a bola. Ou seja, colocar a bola onde você desejar, dominar a sensibilidade no drop-shot e também no lob, e assim por diante. 

Dessa maneira, querer queimar etapas e acelerar a bola ou buscar ser muito agressivo antes de ter o controle de bola é a receita para erros e pouca eficácia.

4. Saque

Antes de mais nada, o saque é importante porque é a primeira bola de ataque para o ponto. Sendo assim, em uma dupla na qual os dois sacam mal, provavelmente, terá dificuldades em fazer o serviço, ficando atrás no placar. 

Portanto, esse golpe pode ser realizado de duas maneiras: 

  • como no tênis: com o movimento completo do braço. Assim, o toss (lançamento da bolinha) deve ser mais alto para dar tempo de realizar o movimento completo.
  • ou saindo com a raquete atrás da cabeça e realizando um movimento mais curto e rápido. Aqui, o toss pode ser mais baixo, com o movimento mais rápido pegando a bola em seu ponto mais alto.

5. Forehand (Direita)

Já esse é um dos golpes mais usados para matar o ponto. Dessa maneira, o recomendado para ter uma direita ofensiva no beach tennis é manter a face da raquete virada para a quadra adversária. Uma vez que o movimento fica mais simples e curto conseguindo acelerar mais forte a bola.

6. Backhand (Esquerda)

Temos também a esquerda no beach, que é usada para trabalhar o ponto (controle, curta, lobe) e movimentar seu adversário de uma maneira que ele mande a bola para acelerarmos de direita e ganhar o ponto. 

Sendo assim, para ter uma esquerda boa é preciso deixar a raquete alta e manter os cotovelos sempre apontados para o chão. 

Dessa maneira, o movimento fica mais curto e com isso podemos abaixar a bola para que o adversário suba ela.

7. Dropshot (curta)

Agora temos uma bola muito usada pelos profissionais e pouco utilizada por iniciantes. Em suma, entenda que o objetivo principal da bola curta não é matar o ponto. Mas sim abaixar a bola para que o adversário suba a bola para seja feito o smash ou então uma bola acelerada de direita. 

Para fazer uma curta eficiente é necessário deixar a raquete na nossa frente, apontar a raquete para o adversário e permitir que a bola caia um pouco para fazer um arco e, assim, cair na quadra adversária. 

Caso dê para ler a jogada antes e antecipar a curta, pegando ela mais alta, fica mais simples de fazer a curta porque a raquete já vai ficar na parte superior da rede.

8. Lobe

Uma das bolas mais usadas pelos iniciantes. Uma vez que pode ser uma bola muito boa quando utilizada no momento certo. Entretanto, também pode gerar uma oportunidade para que o adversário ganhe o ponto quando mal executada. 

Sendo assim, um lobe eficiente é aquele no qual a bola vai alta e funda fazendo com que a outra dupla se movimente para trás. Ou seja, sua dupla consegue chegar mais perto da rede, que é o objetivo do beach tennis. 

Dessa maneira, uma dica para conseguir um lobe alto e fundo é poder conduzir a bola o máximo possível.

9. Smash

Por fim, essa é uma bola para ataque. Por exemplo, é muito usada para finalizar o ponto ou para deixar os adversário em uma situação complicada para defender. No entanto, para fazer um bom smash é preciso muito treino.

Além disso, o recomendado é sair para trás, com a raquete armada alta e a corrida lateral, para bater na bola com efeito e potência, terminando o movimento cruzando o seu braço.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como jogar Beach Tennis: 9 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.